Subprefeitura de Pinheiros investe na recuperação de praças
Agosto 13, 2007

A Subprefeitura de Pinheiros concluiu no início de agosto as obras de reforma em mais uma praça da região. Desta vez, a revitalização ocorreu na praça Haroldo Valadão, que possui 1,2 mil metros quadrados e está localizada na rua Filinto de Almeida, próxima do Fórum de Pinheiros. O local ganhou novo playground e cercado de madeira, além de lixeiras e cem metros quadrados de passeio refeito em concreto.

Em 2006 essa praça marcou o início do Projeto Vila Viva, parceria da subprefeitura com o site Vila Madá e o Instituto de Botânica da USP. O projeto tem como objetivo mostrar a biodiversidade presente nas árvores plantadas em calçadas, praças e canteiros do bairro, com a colocação de placas que indicam o nome popular e científico e a origem de cada árvore. Já foram instaladas quase seiscentas placas em árvores de toda a Vila Madalena.

Desde 2005, a Subprefeitura de Pinheiros vem dando importância especial às áreas verdes da região. Está pronto o projeto da praça Victor Civita, a ser executado pela Prefeitura em parceria com a Editora Abril. Em julho do próximo ano, quando estiver pronta, vai oferecer à população da região 13,6 mil metros quadrados de verde em uma área onde antes funcionava um incinerador de lixo.

O Parque do Povo, área de 112 mil metros quadrados que estava invadida há mais de 30 anos, foi recuperado, está em reforma e será devolvido à população. No fim do ano passado, foi inaugurada a praça Raul Cortez, no Itaim Bibi, com 1,4 mil metros quadrados e acessibilidade para deficientes.

A subprefeitura também reformou doze praças na região, dentre elas a Benedito Calixto e a praça Comendador Manoel de Mello Pimenta, cuja área de lazer foi totalmente revitalizada e ganhou sete bancos. Também foram reformadas as praças Antonio Nunes de Siqueira, Jacinto Prado, Mário de Alencar, Senador Lineu Prestes, Vicentina de Carvalho, Edgar Hermelino Leite, Aprendiz das Letras e as ruas Harmonia e Hélio Pelegrino. Na rua William Kelvin, que estava invadida e foi liberada, uma nova praça será implantada.

Uma ação importante para a manutenção das áreas verdes da região são os termos de cooperação que a Subprefeitura vem assinando com diversos parceiros, sejam da iniciativa privada, sejam da comunidade (associações de moradores e pessoas físicas). Mais de 150 áreas verdes já estão adotadas em toda a região e a busca por novos parceiros continua. Os interessados podem procurar a subprefeitura ou ligar para 3095-9533.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Site Prefeitura da Cidade de São Paulo

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo