Repertório de Beto Guedes é homenageado no Sesc Pompeia

Janeiro 02, 2018

O músico Beto Guedes, consagrado na música brasileira pelo Clube da Esquina, é homenageado no Teatro do Sesc Pompeia com o show "O Sal da Terra", que conta com direção artística e arranjos do maestro (e parceiro de Beto) Wagner Tiso. As canções são interpretadas por Vânia Bastos e Sérgio Santos na série de dois shows que ocorrem nos dias 6 e 7 de janeiro.

Além de Wagner, que assume o piano, sobe ao palco uma banda de músicos consagrados, como Luiz Alves (baixo elétrico), Rafael Barata (bateria) e Beto Lopes (guitarra). Tavinho Moura, que também fez parte do Clube da Esquina, faz uma participação especial, interpretando as canções dele que ficaram imortais na voz de Beto, como 'Tesouro da Juventude' e 'Cruzada', além de uma composição de Godofredo Guedes, pai de Beto, chamada 'Cantar'.

Com o grupo mineiro, que se destacou na década de 1960, Beto assumiu vocais, contrabaixo, violão, guitarra e percussão, lançando-se, depois, como artista solo no mercado fonográfico. Suas influências vieram do pai, Godofredo Guedes (respeitado músico seresteiro de Montes Claros – MG), que o incentivou a aprender a tocar violão com 12 anos.

Na adolescência, era fascinado pelos Beatles, fator que influenciou fortemente sua formação artística. O artista teve duas bandas que homenageavam os sucessos dos Garotos de Liverpool: The Beavers, ao lado de Marcio Aquino, Lô e Yé Borges, e Os Brucutus, com Haroldo Tourinho Filho, Hélio Guedes e Ricardo Milo. Anos mais tarde, em 1980, compôs 'Canção do Novo Mundo', com Fernando Brant, em que expressa sua tristeza e indignação pela morte de John Lennon.

As músicas de Beto são marcadas por sua voz emocionada e romântica, requinte harmônico (embora se possa observar um certo descompromisso formal), arranjos apurados e pela riqueza do lirismo presente em suas letras e melodias. Beto também é reconhecido por ser empenhado em seu processo de criação, já que seus discos sempre demoraram, em média, dois anos para ficarem prontos.

Sua participação no Clube da Esquina é marcada pela sofisticação de melodias e de ritmos. Solo, Beto deixou um legado para música mineira por ser o pioneiro na introdução de instrumentos andinos nas composições (o que garantiu à sua obra um toque "latino-americano") e pelas inversões dos baixos nos acordes.

Serviço
O Sal da Terra – Homenagem a Beto Guedes
Data: 06 e 07 de janeiro
Horário: Sábado, às 21h; Domingo, às 18h
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 - Pompeia
Local: Teatro
Valor: R$ 30,00
Classificação indicativa: 12 anos.