Renomada Jazz at Lincoln Center Orchestra realiza série de atividades

Junho 19, 2019

O recém-inaugurado Sesc Guarulhos será a única unidade do Sesc fora da capital paulista a contar com a presença de uma das principais bandas de jazz do mundo, liderada pelo lendário trompetista e compositor Wynton Marsalis: a Jazz at Lincoln Center Orchestra. Entre os dias 25 e 28 de junho, o músico, ao lado de seu grupo, realizará uma série de atividades na unidade, incluindo concerto especial e ensaio aberto.

Criada há 30 anos e formada por alguns dos melhores jazzistas da atualidade, todos com trabalhos reconhecidos como solistas e professores, a Jazz at Lincoln Center Orchestra (JLCO) retorna a São Paulo após quatro anos desde a sua última passagem no estado. A série de atividades que o grupo realizará no Sesc Guarulhos será voltada a interessados em geral, além de estudantes de música, profissionais, e interessados em geral.

Dois Concertos - Os concertos serão divididos em repertórios distintos. Em Vozes Visionárias: Mestres do Jazz, a big band recebe os músicos brasileiros Ari Colares (percussão) e Nailor Proveta (saxofone e clarinete) para interpretar obras fundamentais de grandes compositores do jazz, incluindo o brasileiro Moacir Santos (1926-2006). A apresentação ocorre no dia 25 de junho, terça-feira, às 20h, no Teatro da Unidade.

Já no dia 26, quarta-feira, a unidade recebe o Concerto Comentado: O que é Jazz?. Neste, a JLCO desvendará as bases do jazz com foco na formação de plateias.

Workshops - Entre as diversas ações educativas que oferece nas turnês internacionais, a JLCO traz a São Paulo workshops de trompete, trombone, saxofone, sessão rítmica, composição e arranjos. Os integrantes da Orquestra compartilharão questões sobre técnica, interpretação e prática de conjunto, com foco nos músicos de nível avançado. As atividades ocorrem durante duas datas consecutivas, nos dias 27 e 28 no Sesc Guarulhos.

Ensaio Aberto – No dia 26 de junho, quarta-feira, às 12h30, a JLCO realizará ainda um ensaio aberto com entrada gratuita, em que o público poderá conhecer de perto seus processos de trabalho.

Programação:

Concertos

Dia 25 de junho, terça-feira, às 20h

Vozes Visionárias: Mestres do Jazz - com Ari Colares e Nailor Proveta

Dirigida por Wynton Marsalis, a Jazz at Lincoln Center Orchestra (JLCO) apresenta obras-primas de lendas como Duke Ellington, Count Basie, Dave Brubeck, Thelonious Monk, Mary Lou Williams, Charles Mingus, Dizzy Gillespie e Benny Goodman, além de um dos compositores e músicos mais prolíficos do Brasil, Moacir Santos. Neste concerto, a orquestra conta com as participações de Ari Colares (percussão) e Nailor Proveta (saxofone e clarinete).

Ingresso: R$ 40,00

Dia 26 de junho, quarta-feira, às 10h

Concerto Comentado - O que é Jazz?

Conduzido por Wynton Marsalis, este concerto comentado usa a informalidade e o humor para apresentar o balanço, a improvisação e o sentimento do jazz. A atividade, inspirada nos Concertos para a Juventude do maestro estadunidense Leonard Bernstein, tem como objetivo despertar a curiosidade do público e aproximá-lo do universo do jazz. Haverá tradução consecutiva.

Ingressos: R$ 20,00

Ensaio Aberto

Dia 26 de junho, quarta-feira, às 12h30

Ensaio Aberto JLCO e Wynton Marsalis: Obras Originais

A orquestra liderada pelo trompetista Wynton Marsalis abre os seus ensaios. A plateia terá a oportunidade de conhecer ao vivo o processo de trabalho da Jazz at Lincoln Center Orchestra (JLCO) e presenciar as orientações do maestro e a construção da sonoridade do grupo. Aberto a perguntas do público. Haverá tradução consecutiva.

Ingressos: Grátis

SERVIÇO:

Local: Sesc Guarulhos
Dias:25 e 28 de junho