Renato Borghi é destaque em programação cênica no site do Itaú Cultural

Julho 02, 2020

O teatro de Renato Borghi marca presença neste final de semana na programação online que o Itaú Cultural realiza em seu site https://www.itaucultural.org.br/. De sexta-feira a terça-feira, dias 3 a 7 de julho, protagoniza o espetáculo das sessões noturnas do Palco Virtual. O ator apresenta Fim de Jogo, peça de Samuel Beckett sobre uma situação de isolamento, agora encenada em cinco capítulos gravados.

No sábado, 4, a partir das 14h, ele é a personalidade entrevistada no primeiro episódio da terceira temporada do programa semanal Camarim em Cena, que até o final do mês exibirá, ainda, os encontros realizados com o bailarino japonês Tadashi Endo, principal nome mundial do Butoh, o diretor, professor e ator Antonio Januzelli (Janô), nome importante da formação teatral contemporânea em São Paulo, e a cantora Angela RoRo.

A partir das 21h, da sexta-feira, 3, a programação adulta do Palco Virtual, traz Borghi e Elcio Nogueira Seixas em Fim de Jogo, peça do dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett (1906-1989), reformulada para o período atual. Na nova montagem, o ator registrou o espetáculo em vídeo para ser exibido sequencialmente em cinco episódios no site do Itaú Cultural até o dia 7. Novamente sob direção de Isabel Teixeira, ele interpreta o cego e paralítico Hamm, que vive isolado ao lado de Clov, personagem de Seixas, atingido por uma enfermidade que o impede de sentar-se. Eles dividem, ainda, o espaço com os mutilados Nagg e Nell, pais de Hamm e simbolicamente representados por fotografias de Adriano e Maria de Castro Borghi, pai e mãe de Renato. Os quatro refugiados dividem um abrigo em uma terra devastada sem terem pistas sobre que espécie de apocalipse criou esta desolação. Eles se questionam se seria um vírus, aberrações sociais, a queimada de florestas ou a automação do emprego, entre outras teorias. A peça começa quando o jogo se aproxima do fim.

Depois do Palco, Renato Borghi estrela no sábado, 4, o primeiro episódio da terceira temporada da série Camarim em Cena, que entra no ar no site do Itaú Cultural, a partir das 14h. Em conversa com o crítico teatral Valmir Santos, o ator, atualmente com 83 anos, aborda momentos de sua atuação no universo dos palcos e coxias, desde o final da década de 1950, quando fundou, ao lado de José Celso Martinez Corrêa, o Teatro Oficina, até hoje.

A vastíssima trajetória de Borghi também percorre o cinema e a televisão, mas é no teatro que ela foi essencialmente consolidada. No Teatro Oficina, realizou trabalhos a partir da década de 1950, que se tornaram referência para as novas gerações, como o Rei da Vela (1967). Nos anos de 1970, fundou o Teatro Vivo com Esther Góes, no qual produziram peças de forte impacto como O que Mantém um Homem Vivo, de Bertold Brecht. Na década seguinte, lançou-se como dramaturgo e escreveu sucessos como Lobo de Ray Ban. Fundou, em 1993, o Teatro Promíscuo, com o ator Élcio Nogueira Seixas, sempre com novidades dentro e fora dos palcos.

Serviço
Palco Virtual
De 3 a 7 de julho (sexta-feira a terça-feira)
No site do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/

Camarim em Cena com Renato Borghi
Mediação: Valmir Santos
Dia 4 de julho (sábado), a partir das 14h
No site do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/