Renata Pizi ministra workshop online sobre criação de espetáculos musicais infantojuvenis

Abril 25, 2025

No dia 29 de abril, terça-feira, a cantora, violonista e compositora Renata Pizi ministra o workshop online Processo Criativo para Espetáculos Musicais Infantojuvenis com transmissão pela página @verdeperto_musical no Instagram, às 14h. A criadora parte da experiência na montagem de VerDe Perto, o Musical Ecológico, concebido e dirigido por ela para o público infanto-juvenil, com participação do violonista Paulo Ribeiro, também integrante do elenco do espetáculo.

A atividade é indicada para artistas, educadores, estudantes e interessados em processos criativos. Renata e Paulo abordam os seguintes temas: como nasce um espetáculo musical voltado para crianças e adolescentes? Como transformar ideias em cenas, músicas e personagens que encantam e emocionam um público tão sensível e criativo.

Paulo Ribeiro e Renata Pizi
Crédito: Eugênio Goulart

De forma dinâmica, a autora e o músico compartilham os bastidores do processo criativo na elaboração do musical VerDe Perto, o Musical Ecológico. Em 45 minutos de troca intensa, os participantes serão conduzidos a compreender a função da música na narrativa e na criação de personagens simbólicos, bem como a importância da escuta ativa com as crianças. “Creio que esta seja uma oportunidade para os interessados entenderem como o teatro musical pode ser uma ferramenta poderosa de expressão, diálogo e encantamento com as novas gerações”, declara Renata Pizi.

Esta atividade integra como contrapartida o projeto VerDe Perto, o Musical Ecológico, aprovado no Edital Nº 20/2023 da Lei Paulo Gustavo SP - Difusão Cultural.

Renata Pizi lançou o CD, Feito Brasileiro, com canções de nomes como Jean Garfunkel, Guilherme Rondon e participação de Roberto Menescal. Como compositora, ganhou o Prêmio Musique do Estadão com “Qual a Cor do Amor?“ (letra inédita de Cazuza). Como intérprete, ficou em primeiro lugar na FAMPOP 2011 com “Logo Eu” (Sonekka e Zé Edu) e em segundo lugar, em 2015, com “Boleiros” (Vlado Lima); foi finalista do FENAC com “A Voz que Me Diz” (Renata Pizi). Estudou teoria musical com Paulinho Nogueira e técnica vocal com Maria Alvin. Apresentou-se em lugares como Estocolmo, Helsinque e Malta. Criou os espetáculos VerDe Perto, o Musical Ecológico, com canções autorais, e Ziriguidum de Cada Um, que traz à tona obras de importantes sambista.

O gaúcho Paulo Ribeiro, radicado em São Paulo, formou-se em violão popular pela Universidade Livre de Música (ULM). Músico versátil e de técnica apurada, atuante na cena paulistana em gravações e performances ao vivo, ao lado de nomes Anaí Rosa, Carla Matsumoto, Cleber Silveira, Paula Souto, Tata Godoy, Thadeu Romano, Bruna Moraes, Deni Domenico, Lenine Guarani, Naíma, Rene Nunes e outros.

Serviço

Workshop: Processo Criativo para Espetáculos Musicais Infantojuvenis
Ministrante: Renata Pizi | Convidado: Paulo Ribeiro
Dia 29 de abril de 2025. Terça, às 14h
Onde: @verdeperto_musical - www.instagram.com/verdeperto_musical/
Gratuito. Duração: 45 minutos. Classificação: Livre.
Público-alvo: artistas, educadores, estudantes e interessados em processos riativos.
Não é necessário conhecimento prévio.

Fonte: VERBENA Assessoria

Outras notícias

Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes países e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propuoe+uma+viagem+gastronuemica+pelos+sabores+copa+mundo.php

Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php

Em julho, espaço ºAndar, na Santa Cecília, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php

CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho às quintas, sextas e sábados às 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php

Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famílias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php

Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php