Refugiados palestinos trazem suas tradições para o Sesc Vila Mariana

Outubro 28, 2016

No sábado, 5 de novembro, o Sesc Vila Mariana receberá mais uma edição do projeto Refúgios Culturais, que promove uma troca de experiências entre refugiados de diversos quadrantes do globo e o público da Unidade. Nesta edição, os convidados são refugiados da Palestina e demonstrarão o processo de preparo do café árabe, organizarão uma roda de dabke e participarão de um sarau dedicado a autores árabes e palestinos.

O projeto Refúgios Culturais promove a troca de experiências e atividades culturais sobre os refugiados no Brasil. A atividade conta com três diferentes intervenções dentro do contexto de diversidade cultural e do acolhimento dos povos imigrantes que chegam em São Paulo. Esta edição tratará da Palestina, região cujo povo reivindica o reconhecimento de um país. A população palestina está dispersa pelos países árabes em campos de refugiados ou situados nos territórios de Gaza e Cisjordânia. Haverá intervenções de música e dança árabe, um sarau com poemas palestinos e uma vivência sobre o café árabe.

Na demonstração do preparo do café árabe, serão utilizados utensílios e ingredientes a partir da troca de experiências com um refugiado palestino. O café é símbolo de receptividade entre os árabes e a cerimônia de preparar e servir o café faz parte da hospitalidade árabe, sinal de que a visita é bem-vinda e honrada por seu anfitrião. Serão apresentados os utensílios e ingredientes do café árabe.

Também acontecerá uma atividade com percussão árabe e uma aula básica de dabke (dança tradicional em roda para homens e mulheres), que é dançada em grupo com as pessoas de mãos dadas formando uma roda ou uma meia-lua. Há poucos movimentos de braços e ou de quadril, ficando a movimentação praticamente limitada aos pés, que realizam uma variedade de batidas e passos no chão. A música é alegre e quase sempre acompanhada de derbak para se apresentar em festas.

A tarde conta, ainda, com um sarau de poemas de autores árabes e palestinos, que serão lidos em árabe e em português pelo palestino Amjad Melhem e por um mediador brasileiro. Estarão presentes temas da cultura palestina.

Serviço
Refúgios Culturais - Palestina
Data e horário: 5 de novembro, sábado, às 17h
Local: Praça de Eventos
Duração: 120 minutos
Livre
Grátis
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo - SP
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br