Reestreia de Quando Ismália Enlouqueceu tem lançamento de livro sobre o grupo As Tias

Agosto 21, 2025

Poetas românticos e parnasianos como Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, entre outros importantes nomes dos movimentos literários dos séculos 19 e 20, são levados ao palco pela Cia As Tias no espetáculo Quando Ismália Enlouqueceu. A reestreia da peça, dia 12 de setembro, no Teatro Paulo Eiró, é seguida por mini temporadas na Biblioteca Mário de Andrade (dia 22/9, 19h), Teatro Flávio Império (dia 27/9, 20h), Centro Cultural da Penha (dia 4/10) e Centro Cultural da Diversidade (dia 1/10). No elenco estão as atrizes Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Joseli Rodrigues e Elaine Rossetto, a montagem tem direção artística de Fernando Cardoso. Alguns poemas tiveram versões musicadas pelo compositor Tato Fischer, que também está no palco, ao piano.

A encenação, construída sob a dramaturgia das poesias brasileiras, possibilita ao público um prazer diferenciado ao da leitura. As atrizes, acompanhadas de um músico, interpretam as poesias de forma lúdica, ora dramatizada, ora cantada, e, por vezes, comicamente. A montagem também resgata parte da memória de uma época de sonhos e anseios ao mesmo tempo em que mostra a significativa diferença daqueles tempos para os dias atuais. O projeto contemplado no 44º Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, conta ainda, com o lançamento do livro As Tias – O Ofício de Quatro Atrizes e um Menestrel, organizado por Marcos Thadeus, que narra e registra a história dos 10 anos da cia e a biografia artística das atrizes e do músico da trupe, fundada por Maria do Carmo Soares e Salete Fracarolli. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente no dia 12/09 antes da sessão e nas outras apresentações. Além da versão impressa, o livro estará disponivel em PDF e em audiolivro, disponibilizados no site de www.astias.com.br.

Sobre o grupo AS TIAS
A Cia Teatral As Tias comemora 10 anos em 2025. A primeira montagem, “Cabaré Literótico Musicado” (2015), com direção de Lígia Pereira, contou com poemas luxuriosos desde os antigos até os mais contemporâneos. Foram três temporadas e diversas sessões. Ganhou o Prêmio Juri no 1º Festival de Teatro de Passos – MG. Em 2018, recebeu o Prêmio Zé Renato e montou “Quando Ismália enlouqueceu”, já com direção de direção de Fernando Cardoso. A estreia aconteceu em janeiro de 2019 na Biblioteca Mário de Andrade e, em seguida no Teatro da Livraria Cultura do Shopping Bourboun, em maio e junho. No início de 2020, em janeiro e fevereiro, a montagem ficou em cartaz no Teatro Itália. Em outubro de 2021, As Tias estreou a montagem “...E o Céo Uniu Dois Corações”, clássico da dramaturgia do circo teatro com direção de Fernando Cardoso ficou em temporada no Teatro Giostri e, em março de 2022, no Teatro Commune. Em 2024, a Cia As Tias foi selecionada no 44º Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, o que viabilizou a continuidade de sua pesquisa dramatúrgica, cumprindo temporadas em diferentes equipamentos culturais da cidade.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística - Fernando Cardoso. Direção e Composição Musical - Tato Fischer. Direção de Produção - Marcos Thadeus. Atrizes - Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Eliane Rossetto, Joseli Rodrigues. Músico -Tato Fischer. Coreografia - Sérgio Galdino. Cenografia - Marcos Thadeus. Figurinos - Claudio Tovar. Iluminação - André Lemes. Produção executiva - Nayara Rocha. Fotos- Sillas H e Vini Pofo. Assessoria de Imprensa - Arteplural.

SERVIÇO:
ENTRADA GRATUITA

Teatro Paulo Eiró (com lançamento do livro) –
Dias 12, 13,14, 19, 20 e 21/09. Sessões- Sexta e sábado 21h - Domingo 19h. Libras em todas essas sessões. Audiodescrição em: 13,14, 19, 20 e 21/09. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro - Tel.: 5546-0449 / 5686-6580. Capacidade: 600 lugares.

Ingressos AQUI

Biblioteca Mário de Andrade - Dia 22/09 às 19 h
R. da Consolação, 94 - República

Teatro Flavio Império - Dia 27/09 às 20 h
R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaiba, São Paulo

Centro Cultural da Penha - Dia 04/10 às 20 h
Largo do Rosário, 20 – Penha

Centro Cultural da DIVERSIDADE - Dia 11/10 às 19 h
R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi

ACESSIBILIDADE
Intérprete de Libras: Em todas as sessões.
Audiodescrição: Nos dias 13,14, 19, 20 e 21/09. Sessões- Sexta e sábado 21h - Domingo 19h.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ARTEPLURAL Comunicação

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php