Agosto 21, 2025
Poetas românticos e parnasianos como Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, entre outros importantes nomes dos movimentos literários dos séculos 19 e 20, são levados ao palco pela Cia As Tias no espetáculo Quando Ismália Enlouqueceu. A reestreia da peça, dia 12 de setembro, no Teatro Paulo Eiró, é seguida por mini temporadas na Biblioteca Mário de Andrade (dia 22/9, 19h), Teatro Flávio Império (dia 27/9, 20h), Centro Cultural da Penha (dia 4/10) e Centro Cultural da Diversidade (dia 1/10). No elenco estão as atrizes Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Joseli Rodrigues e Elaine Rossetto, a montagem tem direção artística de Fernando Cardoso. Alguns poemas tiveram versões musicadas pelo compositor Tato Fischer, que também está no palco, ao piano.
A encenação, construída sob a dramaturgia das poesias brasileiras, possibilita ao público um prazer diferenciado ao da leitura. As atrizes, acompanhadas de um músico, interpretam as poesias de forma lúdica, ora dramatizada, ora cantada, e, por vezes, comicamente. A montagem também resgata parte da memória de uma época de sonhos e anseios ao mesmo tempo em que mostra a significativa diferença daqueles tempos para os dias atuais. O projeto contemplado no 44º Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, conta ainda, com o lançamento do livro As Tias – O Ofício de Quatro Atrizes e um Menestrel, organizado por Marcos Thadeus, que narra e registra a história dos 10 anos da cia e a biografia artística das atrizes e do músico da trupe, fundada por Maria do Carmo Soares e Salete Fracarolli. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente no dia 12/09 antes da sessão e nas outras apresentações. Além da versão impressa, o livro estará disponivel em PDF e em audiolivro, disponibilizados no site de www.astias.com.br.

Sobre o grupo AS TIAS
A Cia Teatral As Tias comemora 10 anos em 2025. A primeira montagem, “Cabaré Literótico Musicado” (2015), com direção de Lígia Pereira, contou com poemas luxuriosos desde os antigos até os mais contemporâneos. Foram três temporadas e diversas sessões. Ganhou o Prêmio Juri no 1º Festival de Teatro de Passos – MG. Em 2018, recebeu o Prêmio Zé Renato e montou “Quando Ismália enlouqueceu”, já com direção de direção de Fernando Cardoso. A estreia aconteceu em janeiro de 2019 na Biblioteca Mário de Andrade e, em seguida no Teatro da Livraria Cultura do Shopping Bourboun, em maio e junho. No início de 2020, em janeiro e fevereiro, a montagem ficou em cartaz no Teatro Itália. Em outubro de 2021, As Tias estreou a montagem “...E o Céo Uniu Dois Corações”, clássico da dramaturgia do circo teatro com direção de Fernando Cardoso ficou em temporada no Teatro Giostri e, em março de 2022, no Teatro Commune. Em 2024, a Cia As Tias foi selecionada no 44º Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, o que viabilizou a continuidade de sua pesquisa dramatúrgica, cumprindo temporadas em diferentes equipamentos culturais da cidade.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística - Fernando Cardoso. Direção e Composição Musical - Tato Fischer. Direção de Produção - Marcos Thadeus. Atrizes - Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Eliane Rossetto, Joseli Rodrigues. Músico -Tato Fischer. Coreografia - Sérgio Galdino. Cenografia - Marcos Thadeus. Figurinos - Claudio Tovar. Iluminação - André Lemes. Produção executiva - Nayara Rocha. Fotos- Sillas H e Vini Pofo. Assessoria de Imprensa - Arteplural.
SERVIÇO:
ENTRADA GRATUITA
Teatro Paulo Eiró (com lançamento do livro) –
Dias 12, 13,14, 19, 20 e 21/09. Sessões- Sexta e sábado 21h - Domingo 19h. Libras em todas essas sessões. Audiodescrição em: 13,14, 19, 20 e 21/09. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro - Tel.: 5546-0449 / 5686-6580. Capacidade: 600 lugares.
Ingressos AQUI
Biblioteca Mário de Andrade - Dia 22/09 às 19 h
R. da Consolação, 94 - República
Teatro Flavio Império - Dia 27/09 às 20 h
R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaiba, São Paulo
Centro Cultural da Penha - Dia 04/10 às 20 h
Largo do Rosário, 20 – Penha
Centro Cultural da DIVERSIDADE - Dia 11/10 às 19 h
R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi
ACESSIBILIDADE
Intérprete de Libras: Em todas as sessões.
Audiodescrição: Nos dias 13,14, 19, 20 e 21/09. Sessões- Sexta e sábado 21h - Domingo 19h.
Fonte: Assessoria de Imprensa - ARTEPLURAL Comunicação
Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes paÃses e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propuoe+uma+viagem+gastronuemica+pelos+sabores+copa+mundo.php
Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php
Em julho, espaço ºAndar, na Santa CecÃlia, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php
CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crÃtica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho à s quintas, sextas e sábados à s 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php
Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famÃlias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php
Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php