Realidade virtual e cinema são temas de projeto no Sesc Belenzinho

Maio 22, 2017

De 17 de maio a 13 de junho, o Sesc Belenzinho realiza o projeto Desdobrando Imagens, que reúne palestras, bate-papo, mostra de vídeos, cursos e oficinas ligados ao uso de realidade virtual e imersão nas práticas cinematográficas.

O projeto é uma programação derivada da 7ª Conferência Besides the Screen, que ocorre na Universidade Federal do Espírito Santo, entre 31 de maio e 2 de junho. A recente popularização de displays imersivos reacendeu o interesse pelo tema da realidade virtual, uma tecnologia porvir. Esse movimento foi acompanhado pela explosão de outras formas de captura e exibição de imagens volumétricas, como o escaneamento 3D e o vídeo 360º. O modo como são aplicados em campos que vão desde as redes sociais até a preservação de patrimônio e a medicina protética indica seu amplo impacto.

Programação

Cursos e oficinas
Grátis
Local: Espaço de Tecnologia e Artes.

Pintura em Realidade Virtual
Utilizando a tecnologia do óculos de realidade virtual (VR) e os programas Tilt Brush e Quill, os participantes irão imergir em uma vivência em que poderão desenvolver experiências em técnicas de pintura e desenho 3D.
Dia 17/5, quarta, das 17h30 às 22h

Estereoscopia: uma introdução prática e teórica
Introdução à história e aos conceitos básicos das técnicas de produção de imagens estereoscópicas.
Dias 23 e 25/5, terça e quinta, das 14h30 às 17h30

Áudio no cinema: Imersão sonora tridimensional
Dirigida a técnicos de áudio, sound designers e apreciadores de cinema e realidade virtual, o curso apresenta formatos, técnicas e usabilidade do áudio para levar a audiência para dentro da obra através de uma imersão sonora tridimensional.
De 24/5 a 7/6, quartas, das 19h às 22h

Realidade Virtual: Criação de Ambientes 360°
Apresentação das possibilidades, softwares e aplicativos, equipamentos e conteúdos criados para Realidade Virtual. O participante pode criar um ambiente 360° em 3D no software livre Blender e visualizá-lo com os óculos Google Cardboard.
De 30/5 a 13/6, terças e quintas, das 10h às 12h

Realidade Virtual para a Web
As tecnologias que permitem a criação de cenários em realidade virtual na Internet, para visualização com óculos como o Google Cardboard, são baseadas em JavaScript, sendo mais acessíveis do que as ferramentas utilizadas na criação de jogos e aplicativos com gráficos tridimensionais.
De 30/5 a 8/6, terças e quintas, das 19h às 22h

Montando o seu Google Cardboard
O público aprende a montar os seus próprios óculos feitos de papelão e experimentar essa interface com os aplicativos celulares.
Dia 3/6, sábado, das 14h30 às 16h30

Vivência

Experiências Animadas: Realidade Virtual e Aumentada
Vivência com personagens virtuais no ambiente físico e imersão em ambientes digitais com a utilização de óculos especiais. O participante poderá interagir com objetos, personagens e animações através de diferentes técnicas e dispositivos
Grátis - Sem retirada de ingressos.
Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 14h30 às 16h30
Dia 4/6, domingo, das 14h30 às 16h30

Bate-papo/palestra

Experiências Brasileiras em Cinema Volumétrico
Artistas brasileiros falam do uso de tecnologias de vídeo 360º, realidade virtual e projeção volumétrica nos seus trabalhos. Como essas novas tecnologias conversam com campos já consolidados como o documentário, a projeção urbana e o cinema de artista?
Sala de Espetáculo I. Livre.
Dia 3/6, sábado, das 19h às 20h

Realidade virtual como trajetória: observações e provocações
A realidade virtual parece ter chegado ao mainstream repentinamente, com uma voracidade raramente vista, especialmente no Vale do Silício e em Hollywood. A arte e a ciência dos ambientes imersivos mediados possuem uma longa e rica história, da qual a realidade virtual pode ser vista como um auge revolucionário. O estado atual da realidade virtual abre espaço para que a comunidade criativa, que por tanto tempo esteve envolvida no seu desenvolvimento, tenha um impacto excepcional. Michael Naimark vai apresentar alguns de seus trabalhos e abordar alguns pontos de interesse contemporâneos tais como presença e abstração, produtores e participantes, entusiasmo e criticidade, e globalização e hegemonia.
Dia 4/6, domingo, das 14h30 às 15h15
Sala de Espetáculo I. Livre. Grátis.

Fotografia não-humana: desdobrando o "nosso" mundo
Joanna Zylinska irá argumentar que mesmo as imagens que são produzidas pelo humano – sejam artistas ou amadores – envolvem um elemento não-humano, mecânico. Elas implicam a execução de algoritmos técnicos e culturais que dão forma tanto aos nossos aparelhos de produção de imagem quanto às nossas práticas de visualização. Ao mesmo tempo, a produção de imagens se encontra cada vez mais mobilizada para a documentação da precariedade do habitat humano. Por meio da publicidade, de pôsteres de campanha e do Instagram, vemos como ela nos auxilia a imaginar uma vida e um mundo melhores.
Dia 4/6, domingo, das 15h15 às 16h
Sala de Espetáculo I. Livre.

Filmando a terceira dimensão
Nessa palestra, será abordado o processo de produção de alguns de seus projetos em realidade virtual, que vieram a ser exibidos em festivais de cinema como Sundance e TriBeCa.
Dia 4/6, domingo, das 16h às 16h45
Sala de Espetáculo I. Livre.

Mostra de Vídeos 360°

Uma seleção de trabalhos em vídeo imersivo utilizando visores especiais. A programação inclui o lançamento mundial do documentário Fogo na Floresta, de Tadeu Jungle, reportagens imersivas realizadas pela Vice Brasil e um vídeo experimental da artista alemã Claire Hentschker.
Espaço de Tecnologia e Artes.
Grátis - Sem retirada de ingressos.
Dias 3/6 Sábado, das 18h às 21h.
Dia 4/6, domingo, das 13h às 19h

Vice Brasil 360°

Por dentro da Torcida do Palmeiras (Brasil, 2016, 3'40")
Por dentro da Vila Mimosa (Brasil, 2016, 2'34")
Por dentro do ato Fora Temer (Brasil, 2016, 3'18")
Por dentro da Festa de Santa Bárbara (Brasil, 2016, 4'00")
Por dentro da Batalha de Santa Cruz (Brasil, 2016, 5'20")
Catacombs II, (EUA, 2017, 8’)

Serviço

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho