Ramadã, o Mês Sagrado dos Muçulmanos, na Mesquita Brasil

Maio 29, 2019

A Mesquita Brasil, a mais antiga da América Latina, está em intensa atividade para a celebração do Ramadã – mês do jejum – que começou em 06 de maio. Uma das mais importantes datas do calendário islâmico, a prática determina que os muçulmanos jejuem da alvorada até o pôr do sol como exercício para aproximação de Deus.

Todos os anos durante o período os fiéis devem se abster de comida, bebida e relações sexuais no intuito de cultivar os ensinamentos pregados pelo Sagrado Alcorão. Quarto pilar do Islam, o Ramadã preconiza a prática do jejum durante 30 dias como um exercício para a aproximação de Deus, já que unifica emoções e sentimentos de pobres e ricos. Tal experiência é ainda uma forma de levar à compreensão do sofrimento dos menos afortunados.

Baseado no calendário lunar, o Ramadã também é tido como forma de purificação espiritual, já que demonstra a abrangência e a tolerância da religião para com todos os povos e crenças.

A prática do jejum

A realização do jejum recai sobre todos os muçulmanos, exceto crianças, doentes, idosos, fiéis em longas viagens. Mulheres que estejam no ciclo menstrual, gravidez, ou em dieta pós-parto também estão isentos da prática.

Porém, na impossibilidade da realização da prática os fiéis devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Ao término do período há a Festa do Desjejum (Eid al Fitr), onde as pessoas oram e aproveitam para praticar o perdão e se confraternizar, reafirmando os ensinamentos seguidos, entre eles o Amor e a Paz entre os homens.

O Islam e os muçulmanos

O Islam, palavra que em árabe significa submissão voluntária a Deus e, em sentido literal Paz, pode ser entendido como total submissão a vontade de Deus. É uma religião e um completo sistema de vida.
É tido também como a verdade revelada por Deus ao Profeta Mohammad (que a paz e a benção de Deus estejam com Ele) e regida pelo Alcorão – livro sagrado, que contém a mensagem do Criador à humanidade, o relacionamento de Deus com os homens e assuntos como a criação de uma sociedade mais justa e a correta conduta humana.

Já o mulçumano é todo aquele que segue o Islam e crê em um Deus único e absoluto acima de tudo e em seu mensageiro o Profeta Mohammad (que a paz e a benção de Deus estejam com Ele), nos anjos e nos profetas respeitando os cinco pilares do Islamismo: a crença em Deus único; na Oração; Zakat – Tributo; Jejum – Ramadã; e Hajj – peregrinação à cidade sagrada de Meca.

Islam no Brasil

O Islam é a religião que mais cresce no mundo; atualmente, mais de um quinto da população mundial segue os preceitos ensinados por Mohammad (que a paz e a benção de Deus estejam com Ele), que inclui um completo sistema de vida. No Brasil está presente desde o descobrimento, com a expansão da comunidade a partir do final do século19 com a chegada dos imigrantes árabes.

Programação especial

Durante o mês sagrado a Mesquita Brasil contará com as orações de Isha (noite), bem como o “Taraweeh” (orações, leitura do Alcorão, palestras, conselhos e orientações). Além disso, todos os dias será servida gratuitamente a quebra do jejum “Iftar” após o pôr do sol nas dependências da Sede Social da Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM).

Mesquita Brasil

A Mesquita Brasil foi a primeira mesquita construída em toda América Latina, com início das obras em 1929. Uma das mais importantes propagadoras do Islam no país é mantida pela Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM), entidade referência em ações de cunho social.

Serviço

MÊS SAGRADO DO RAMADÃ NA MESQUITA BRASIL
Orações diárias
Iftar – Quebra do jejum (gratuito) diariamente após o pôr do sol nos salões da SBM
Rua Barão de Jaguara, 632 (esquina com Av. do Estado) – Cambuci
São Paulo / SP