Rádio Batuta celebra 10 anos com curso online gratuito ministrado por Romulo Fróes

Agosto 31, 2020

No dia 31 de agosto, a Batuta, rádio de internet do Instituto Moreira Salles, completou dez anos. Para celebrar, a rádio lançou um curso online gratuito, com quatro vídeos, ministrado pelo cantor e compositor Romulo Fróes. Todas as aulas gravadas já estão disponíveis no canal do YouTube da Batuta.

Intitulado "A música popular brasileira no século 21", o curso parte das origens do disco no país para chegar à produção atual, em que todo artista pode gravar seu próprio trabalho. Fróes apresentará tanto reflexões teóricas quanto conhecimentos práticos, baseados em sua experiência como produtor musical em discos recentes de nomes como Elza Soares e Jards Macalé, entre outros.

No dia 22 setembro, às 19h, Fróes também participa de uma live, na qual responderá perguntas do público sobre os temas do curso. A conversa, que contará com a presença de Juliano Gentile, curador de música do IMS Paulista, será transmitida ao vivo no Facebook da Batuta.

Lançada pelo Instituto Moreira Salles em 2010, a Batuta é uma rádio de referência sobre música brasileira. Sua programação — composta por documentários, séries, especiais e podcasts — destaca conteúdos que não são mais tão abordados em rádios comerciais.

Um dos seus objetivos é divulgar o acervo de música do IMS, que tem sob sua guarda coleções de nomes como Pixinguinha, Baden Powell e José Ramos Tinhorão, além de um extenso conjunto de discos de 78 rotações por minuto, um dos maiores do país.

Entre os documentários já produzidos pelo Batuta, estão os dedicados a nomes fundamentais da música brasileira como: Noel Rosa, João Gilberto, Jorge Ben Jor, Aracy de Almeida e Jacob do Bandolim. Em todos, especialistas e colegas de profissão comentam a carreira e a obra dos artistas.

Outro destaque desses 10 anos é a série Pixinguinha na Pauta, transmitida ao longo de 2016. Em 14 programas, a série percorre em detalhes a vida e obra do grande compositor, relembrando arranjos históricos e entrevistando convidados. Outro especial marcante é Nu com a minha música, no qual Caetano Veloso explica ao poeta Eucanaã Ferraz o que há por trás de 54 composições suas. Há também, no repertório da rádio, playlists como a que celebra os aniversários de Chico Buarque.

A rádio apresenta ainda programas, como os da série Ontem e sempre, baseados nos materiais disponíveis no site Discografia Brasileira. Lançado pelo IMS recentemente, o site conta mais de 65 mil registros de fonogramas e 46 mil áudios de discos em 78 rpm, presentes no acervo do Instituto.

A Batuta também produz o programa semanal Playlist do Zuza, no qual o pesquisador e crítico Zuza Homem de Mello comenta obras de artistas brasileiros consagrados e contemporâneos. O programa é transmitido também pela Rádio USP, de São Paulo, e pela Rádio MEC FM, do Rio de Janeiro. Atualmente, as gravações estão temporariamente suspensas devido à pandemia do coronavírus.

Ao longo desses dez anos, a Batuta ampliou seu leque de interesses. Há, por exemplo, o programa Prelúdios, de Arthur Dapieve, dedicado à música clássica, além de documentários sobre grandes nomes do jazz, como Cole Porter e George Gershwin, realizados por João Máximo. No ano passado, também lançou o podcast Sertões: histórias de Canudos, que entrou nas listas dos melhores podcasts brasileiros de 2019 do Spotify e da Apple.

Ainda em 2020, a Batuta lançará um novo site. A plataforma contará com conteúdos inéditos, como o projeto Gira-disco, de Biancamaria Binazzi, totalmente dedicado às gravações em 78 rpm, além de outros destaques.

Serviço

Curso online A Música Popular Brasileira No Século 21, com Romulo Fróes
4 aulas em vídeos
Todos os vídeos estão disponíveis gratuitamente no canal de YouTube da Rádio Batuta

Live com Romulo Fróes e Juliano Gentile
22 de setembro, às 19h
Transmissão ao vivo no Facebook da Rádio Batuta

Programa completo do curso

AULA 1 | A evolução dos meios de gravação e difusão musicais| O início da indústria fonográfica, a invenção do rádio e a chamada Época de Ouro da música brasileira; a chegada da televisão ao Brasil e a consolidação da indústria cultural; a internet e a reformulação da indústria musical.

AULA 2 | O artista-operário | A crise da indústria fonográfica e a formação de um novo mercado independente; o estúdio de gravação como ferramenta de criação.

AULA 3 | Música em rede | A consolidação de um mercado independente de fomento e difusão; os núcleos criativos e a produção colaborativa em rede.

AULA 4 | Representatividade e as novas configurações | A nova geração em diálogo com os cânones da MPB; a ascensão do streaming e a retomada do crescimento da indústria fonográfica; o YouTube como plataforma de música e as tecnologias criativas na música periférica; o discurso musical transformado pelas redes sociais.

Sobre Romulo Fróes

Romulo Fróes já lançou oito discos solos, além de outros três com o grupo Passo Torto e um ao lado do cantor e compositor César Lacerda. Já produziu discos de artistas como Elza Soares, Jards Macalé e Rodrigo Campos e suas composições já foram gravadas por Ná Ozzetti, Juçara Marçal, entre outras.

Batuta nas redes sociais

radiobatuta.com.br
facebook.com/radiobatuta
youtube.com/channel/UC8t9BbUhOEd9PP26g1TzIBA
twitter.com/radiobatuta

IMS nas redes sociais

ims.com.br
twitter.com/imoreirasalles
instagram.com/imoreirasalles
facebook.com/InstitutoMoreiraSalles
youtube.com/user/imoreirasalles