Questões raciais e de gênero compõem atividades das Fábricas de Cultura

Fevereiro 05, 2020

Diferentes tipos de opressões dão o tom dos debates a serem realizados nas Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.

A Fábrica de Cultura Diadema apresenta o documentário "Eu pareço suspeito?" (2018), dirigido por Thiago Fernandes, editor, fotógrafo e co-fundador da produtora Toco Filmes, a qual se volta para as periferias de São Paulo e sua região metropolitana. Do extremo sul de São Paulo, o diretor inverte a lente para entender os motivos de estereótipos relacionados à cor da pele e como eles refletem no número de enquadros, prisões e mortes sofridos pela população negra. A exibição do documentário sobre o genocídio da população negra, pobre e periférica, seguida de um bate-papo com Fernandes, ocorre no dia 6 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 19h.

No dia 11/02, terça, às 10h, é a vez da roda de conversa Toda palavra pode ser usada?. Realizada pela equipe da biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã. O objetivo é promover a explicação de algumas palavras e expressões faladas que remetem ao racismo, machismo, misoginia (ódio às mulheres), colonialismo, opressões e que por vezes falamos e não sabemos a sua origem. Conteúdos da Geledés – Instituto da Mulher Negra e a música "Ah", de Luiz Tatit, são alguns dos materiais de apoio para a análise de frases ou palavras que contemplam estes questionamentos e que serão debatidos entre os participantes, além dos contextos onde tais termos são aplicados, porque são ofensivos a determinados grupos e as suas construções históricas.

Já a biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza o debate e a instalação Você pode ser o que quiser: "o céu é o limite e você truta é imbatível" no dia 12/02, quarta, com início às 14h30. Mesmo diante de dados como do Mapa de Desigualdade 2019, da Rede Nossa São Paulo, e o levantamento "Viver em São Paulo 2019 – Relações Raciais", também da Rede Nossa São Paulo e em parceria com o Ibope Inteligência, novas narrativas e perspectivas resistem. Percebendo a falta de representatividade pelos territórios, a atividade busca apresentar o protagonismo de personalidades negras e iniciar, com os participantes, um mapeamento de pessoas que são referências em suas comunidades.

Em 18/02, terça, a partir das 10h, a Fábrica de Cultura Jaçanã recebe a escritora e artista multimídia Thata Alves. Também precursora do Sarau da Ponte Pra Cá e integrante do coletivo Sarau das Pretas, ela vai apresentar o bate-papo Thata Troca, por onde propõe um diálogo sobre as questões raciais, traz como pauta as formas de falar sobre o racismo, educando e fazendo refletir com poemas sobre o tema. Uma das bases para essa atividade é o livro autoral da artista, TROCA (2016), publicado de forma independente pelo selo Academia Periférica de Letras.

Toda a programação descrita acima é gratuita e não precisa de inscrição. Basta chegar com até 30 minutos de antecedência. A seguir, as datas, os horários e números de vagas.

SERVIÇO:

Fábrica de Cultura Diadema - Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro - Diadema/SP. (11) 4061-3180

Cinema: documentário "Eu pareço suspeito?"
Dias: Quinta (06, às 19h
Faixa Etária: livre
Vagas: aberto ao público e sem limite de vagas

Coprodução: SPCine e Secretaria Municipal de Cultura

Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo/ SP; Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 - - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo/ SP. (11) 2249-8010

Roda de conversa: Toda palavra pode ser usada?
Dia: Terça (11), às 10h
Faixa etária: a partir dos 10 anos
Vagas: 20

Biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia - Av. General Penha Brasil, 2508 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP. (11) 3859-2300

Você pode ser o que quiser: "o céu é o limite e você truta é imbatível"
Dia:Quarta (12), das 14h30 às 16h30
Faixa etária: livre
Vaga: sem limite de vagas

Fábrica de Cultura Jaçanã | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo/ SP; Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 - - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo/ SP. (11) 2249-8010

Bate-papo: Thata Troca
Dia:Terça (18), das 10h às 12h
Faixa etária: livre
Sem limites de vagas