Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

PUCRS dá continuidade Série Ato Criativo sobre Vitor Ramil

Novembro 20, 2020

No dia 23 de novembro, segunda-feira, às 21h, a PUCRS Cultura realiza a terceira live da série de conversas com o cantor e compositor Vitor Ramil que revisitam os seus 40 anos dedicados à música. Este terceiro encontro tem como assunto os discos e criações do artista nos anos 2000. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube e conta com a mediação do diretor do Instituto de Cultura, professor Ricardo Barberena.

Os anos 2000

Logo no início dos anos 2000, em 2003, participou como conferencista no seminário Porto Alegre, un autre Brésil, em Genebra na Suíça, onde falou sobre as discussões da estética do frio, que viria a ser lançado como livro pouco tempo depois com edição bilíngue em português e francês. No início de 2004, Ramil começou a compor as canções que fariam parte de seu próximo trabalho. Longes, seu sétimo álbum, foi lançado nesse mesmo ano e trouxe algumas características em comum com o trabalho anterior: foi gravado em Buenos Aires, novamente pelo produtor Pedro Aznar e com a banda formada por argentinos e brasileiros.

Ainda em 2004, foi lançado o livro A estética do frio – Conferência de Genebra, também editado pela Satolep. Em 2005, Ramil retomou o show intitulado Borges da Cunha Vargas Ramil, dedicado exclusivamente à milonga, que tinha sido realizado com sucesso em 1999. Desta vez, para acompanhá-lo, chamou o violonista argentino Carlos Moscardini, que viria a ser seu parceiro no disco Délibáb.

Satolep sambatown, lançado em 2007, é um disco assinado em parceria com o percussionista carioca Marcos Suzano, que poucos anos antes havia feito uma temporada de shows com Ramil no Rio de Janeiro e havia participado da gravação de Longes. O disco, fruto desta parceria, foi gravado no Rio de Janeiro e editado pelo selo MPB Discos com distribuição pela Universal, o que também ajuda a explicar seu maior alcance. O trabalho conta ainda com uma parceria e a participação do músico e compositor uruguaio Jorge Drexler e novamente, traz três regravações de canções lançadas em discos anteriores.

O ano de 2008 foi marcado por fatos importantes na carreira de Ramil: viagem à Colômbia para cantar e falar sobre a estética do frio; lançamento do livro Satolep, que vinha sendo escrito há oito anos, e participação, como escritor, na FLIP; o livro Satolep foi ainda um dos finalistas do Prêmio Jabuti; recebeu o Prêmio Tim de Música (posteriormente transformado em Prêmio da Música Brasileira) como melhor cantor pelo voto popular por Satolep sambatown.


Crédito: Ana Ruth Miranda

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).

Outras notícias

Flaira Ferro faz show ao vivo no Palco Virtual com o disco Virada no Jiraya.
Os ingressos, sempre gratuitos, estão disponíveis pela plataforma Sympla.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flaira+ferro+faz+show+ao+vivo+no+palco+virtual+com+o+disco+virada+no+jiraya.php

Ingrid Silva é a nova entrevistada na série Um Certo Alguém.
A entrevista será disponibilizada no dia 26 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ingrid+silva+e+a+nova+entrevistada+na+serie+um+certo+alguem.php

Nova série do Itaú Cultural coloca em primeiro plano profissionais que atuam nos bastidores da arte
A série estreia em 26 de novembro, às 15h, no site da instituição e se estende durante todo o mês de dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+serie+do+itau+cultural+coloca+em+primeiro+plano+profissionais+que+atuam+nos+bastidores+da+arte.php

Mostra "Infinito Vão: 90 anos de Arquitetura Brasileira" estreia no Sesc 24 de Maio
O público poderá visitar a exposição gratuitamente, de 25 de novembro de 2020 a 27 de junho de 2012, mediante agendamento prévio feito no site da unidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+infinito+vao+90+anos+de+arquitetura+brasileira+estreia+no+sesc+24+de+maio.php

Teatro Vivo em Casa apresenta novos espetáculos em 4ª temporada.
Esta é a última fase do projeto em 2020
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+vivo+em+casa+apresenta+novos+espetaculos+em+4+temporada.php

Mostra de Dança da Fundação das Artes acontece em formato online.
O evento ocorre de 26 de novembro a 4 de dezembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+de+danea+da+fundaeao+das+artes+acontece+em+formato+online.php

Ópera O Guarani está na série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos
Exibição comemora 150 anos da obra de Carlos Gomes. A transmissão gratuita ocorrerá na plataforma #CulturaEmCasa, no dia 27 de novembro, sexta-feira, às 21h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/opera+o+guarani+esta+na+serie+teatro+sergio+cardoso+40+anos.php

Deborah Finocchiaro ministra oficina virtual e gratuita sobre produção teatral.
A oficina ocorre nesta quinta-feira, dia 26 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/deborah+finocchiaro+ministra+oficina+virtual+e+gratuita+sobre+produeao+teatral.php

Nova temporada de Expedição Brasiliana e estreia do Especial IC para Crianças inovam a grade online do Itaú Cultural
A programação vai de 27 de novembro a 2 de dezembro e pode ser acessada no site da instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+temporada+de+expedieao+brasiliana+e+estreia+do+especial+ic+para+crianeas+inovam+a+grade+online+do+itau+cultural.php