Novembro 20, 2020
No dia 23 de novembro, segunda-feira, às 21h, a PUCRS Cultura realiza a terceira live da série de conversas com o cantor e compositor Vitor Ramil que revisitam os seus 40 anos dedicados à música. Este terceiro encontro tem como assunto os discos e criações do artista nos anos 2000. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube e conta com a mediação do diretor do Instituto de Cultura, professor Ricardo Barberena.
Os anos 2000
Logo no início dos anos 2000, em 2003, participou como conferencista no seminário Porto Alegre, un autre Brésil, em Genebra na Suíça, onde falou sobre as discussões da estética do frio, que viria a ser lançado como livro pouco tempo depois com edição bilíngue em português e francês. No início de 2004, Ramil começou a compor as canções que fariam parte de seu próximo trabalho. Longes, seu sétimo álbum, foi lançado nesse mesmo ano e trouxe algumas características em comum com o trabalho anterior: foi gravado em Buenos Aires, novamente pelo produtor Pedro Aznar e com a banda formada por argentinos e brasileiros.
Ainda em 2004, foi lançado o livro A estética do frio – Conferência de Genebra, também editado pela Satolep. Em 2005, Ramil retomou o show intitulado Borges da Cunha Vargas Ramil, dedicado exclusivamente à milonga, que tinha sido realizado com sucesso em 1999. Desta vez, para acompanhá-lo, chamou o violonista argentino Carlos Moscardini, que viria a ser seu parceiro no disco Délibáb.
Satolep sambatown, lançado em 2007, é um disco assinado em parceria com o percussionista carioca Marcos Suzano, que poucos anos antes havia feito uma temporada de shows com Ramil no Rio de Janeiro e havia participado da gravação de Longes. O disco, fruto desta parceria, foi gravado no Rio de Janeiro e editado pelo selo MPB Discos com distribuição pela Universal, o que também ajuda a explicar seu maior alcance. O trabalho conta ainda com uma parceria e a participação do músico e compositor uruguaio Jorge Drexler e novamente, traz três regravações de canções lançadas em discos anteriores.
O ano de 2008 foi marcado por fatos importantes na carreira de Ramil: viagem à Colômbia para cantar e falar sobre a estética do frio; lançamento do livro Satolep, que vinha sendo escrito há oito anos, e participação, como escritor, na FLIP; o livro Satolep foi ainda um dos finalistas do Prêmio Jabuti; recebeu o Prêmio Tim de Música (posteriormente transformado em Prêmio da Música Brasileira) como melhor cantor pelo voto popular por Satolep sambatown.

Sobre o mediador
Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).
Exposição "Demonstra: pela poética def" estreia no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo.
Em cartaz a partir de 9 de dezembro, a mostra reúne obras que emergem das vivências de artistas com deficiência e afirmam o corpo como campo de invenção estética, política e sensorial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+demonstra+pela+poetica+def+estreia+centro+cultural+fiesp+sao+paulo.php
Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão terá apresentações gratuitas de espetáculos do Bando Golíardis.
O grupo apresenta os espetáculos circenses "O Incrível Número Final" e o "Rei na Rua".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+cultura+vila+guilherme+casarao+tera+apresentacoes+gratuitas+espetaculos+bando+goliardis.php
Mixtura Festival ocupa a Cinemateca Brasileira nos dias 29 e 30 de novembro.
Com entrada gratuita o evento chega a sua 3ª edição e reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mixtura+festival+ocupa+cinemateca+brasileira+nos+dias+novembro.php
Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php
MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php
Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php
No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php
Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php