Projeto Um Minuto Pela Dança, do SESC Belenzinho, reúne solos do Coletivo Calcâneos

Julho 27, 2020

Entre os dias 28 de julho e 21 de agosto, terças e sextas, às 18h, o SESC Belenzinho publica nos Stories de seu perfil no Instagram @sescbelenzinho os episódios da série Um Minuto Pela Dança, criada para as plataformas digitais da unidade durante o período de quarentena.



Para protagonizá-la, o Coletivo Calcâneos, da Zona Leste de São Paulo, foi convidado para desenvolver o que se tornaram os oito solos de um minuto, denominados "Uma dança para assuntos mal resolvidos". Eles partem da ressignificação de uma obra prévia do grupo, construída a partir dos atravessamentos agressivos que permeiam os corpos vulneráveis periféricos.

As coreografias, norteadas pela noção de “incômodo”, traduzem uma tentativa de expurgar a exaustão emocional e buscar a tranquilidade na existência, entendendo o momento de isolamento social e sabendo que os corpos que mais sofrem com essa pandemia são os corpos periféricos, em meio a estatísticas alarmantes e o medo constante. Dessa forma, é uma dança que evidencia as dores do ser periférico, manifestando em movimento as diversas facetas de sua vulnerabilidade social, do preconceito e das relações e reverberações entre opressor e oprimido.

Sobre o Coletivo Calcâneos

O coletivo reúne jovens artistas que nasceram e cresceram na Zona Leste de São Paulo. A localização também é ponto de partida de sua pesquisa, que se debruça sobre a forma de existência dos seres humanos periféricos, bem como a compreensão sobre quem são e como atuam. Ativo desde 2012, surge a partir da construção de um olhar sobre a comunicação que a dança pode proporcionar, difundindo-se por diversas linguagens artísticas e culturais e unindo ao que os integrantes do coletivo estavam experienciando, proporcionando uma discussão sobre as artes cênicas contemporâneas.

Ficha Técnica

Direção Artística: Victor Almeida
Núcleo de Direção Geral: Joelma Souza, Victor Almeida e Vinicius Longuinho
Pesquisadores corporais: Ana Whitte, Barbara Oliveira, Joelma Souza, Lucas Pardin, Thainá Souza, Richard Pessoa, Victor Almeida e Vinicius Longuinho
Intérpretes: Ana Whitte, Bárbara Oliveira, Joelma Souza, Lucas Pardin, Thainá Souza e Victor Almeida
Trilha Sonora: Alex Barbosa e Fefê Camilo
Edição: Felipe Pardini
Produção: Vanessa Soares e Tonny Tonny

SESC na Quarentena

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

SESC Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Serviço

Um Minuto Pela Dança: Uma Dança Para Assuntos Mal Resolvidos
Série com oito vídeos de um minuto
De 28 de julho a 21 de agosto de 2020
Terças e Sextas, às 18h
(O conteúdo permanecerá disponível após a estreia)
Plataforma: @sescbelenzinho no Instagram
Grátis
Livre para todos os públicos

SESC Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP)
www.sescsp.org.br/belenzinho

SESC Belenzinho nas redes
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube