Projeto “Sonhos em Tempos de Guerra” realiza uma série de ações virtuais nos meses de julho e agosto

Julho 17, 2020

Em julho e agosto, a República Ativa de Teatro realiza o projeto Sonhos em Tempos de Guerra, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. As ações, que envolvem exibições de espetáculos, debates e o lançamento de um documentário, ocorrerão gratuitamente na página do Facebook da companhia.

Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do Covid-19, o grupo transferiu algumas ações do projeto para o ambiente virtual, o que possibilitou difundir as ideias e discussões propostas com segurança e responsabilidade.

A partir da temática do espetáculo “O Inimigo”, a República Ativa de Teatro criou e desenvolveu o projeto “Sonhos em tempos de Guerra”. Trata-se do aprofundamento da pesquisa da companhia que aborda questões relevantes e delicadas para crianças e jovens, e que resulta na construção de outros cinco espetáculos teatrais, com linguagens e abordagens distintas e participação de diversos outros artistas. O projeto propõe debater poeticamente a relação da criança com os conflitos do cotidiano.

A companhia traz à tona esses questionamentos, se propondo a pensar, discutir e direcionar o olhar para a formação de nossas crianças que cresce em meio a uma sociedade tomada por diversos conflitos, apresentando ao público essas problemáticas com responsabilidade e poesia. Os resultados desse processo de pesquisa poética foram apresentados no ano de 2019 em diferentes Teatros Públicos Municipais e, agora, com o distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19, iremos apresentar nesse formato de “Mostra Virtual”.

Programação:

18/07 (Sábado)
às 16h - Espetáculo ao vivo “A Cidade de Dentro”
às 16h45 - Debate sobre o processo criativo de “A Cidade de Dentro”, com elenco e a diretora Eliana Monteiro.

19/07 (Domingo)
às 16h - Espetáculo ao vivo “A Cidade de Dentro”

21/07 (Terça-feira)
às 19h - Debate “A Tecnologia em cena: Recurso ou Linguagem?”, com Camila Ivo e Sidnei Caria (Cia. Maracujá Laboratório de Artes) e Prof Dr. Otavio Donasci (artista multimídia).

23/07 (Quinta-feira)
às 19h - Debate “Teatro para a primeira infância”, com Sandra Vargas (Grupo Sobrevento) e Paula Zurawski (Cia. Furunfunfum).

25/07 (Sábado)
às 16h - Espetáculo ao vivo “Invocadxs”
às 17h - Debate sobre o processo criativo de “Invocadxs”, com elenco e o diretor Marcelo Soler.

26/07 (Domingo)
às 16h - Espetáculo ao vivo “Invocadxs”

28/07 (Terça-feira)
às 19h - Debate “Espaços Não-Convencionais no Teatro Infantil”, com Iarlei Rangel (Grupo Esparrama) e Francisco Wagner (Teatro da Travessia).

30/07 (Quinta-feira)
às 19h - Debate “A criança e a pluralidade”, com Gian Pavanello (Professor) e Mariá Guedes (Atriz).

01/08 (Sábado)
às 16h - Leitura Dramática de “O Incrível Caso do Menino de Vestido”
às 16h45 - Debate sobre o processo criativo “O Incrível Caso do Menino de Vestido”, com elenco e o diretor Fernando Neves.

02/08 (Domingo)
às 16h - Lançamento do Documentário “Nossa Cruzada”

04/08 (Terça-feira)
às 19h - Debate “O Crítico e o Artista”, com Bia Rosenberg (Jurada do Prêmio FEMSA) e Mônica Rodrigues (Folha de SP).

06/08 (Quinta-feira)
às 19h - Debate “A criança em um ambiente de disputa”, com Renata Americano (Pedagoga) e Simone Ottoni (Psicóloga).

Sobre a companhia

A República Ativa de Teatro desenvolve desde 2006 uma sólida pesquisa dentro do universo teatral para crianças, intitulada “O Real Imaginário”. Com um premiado repertório de espetáculos, contações de histórias e oficinas, a Cia. continua atuante, experimentando e reafirmando escolhas em prol de um teatro infantil artisticamente relevante.

Recentemente, a Cia foi contemplada pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, com o projeto “Sonhos em Tempos de Guerra”, que conta com a participação de diversos artistas e coletivos para a criação, desenvolvimento e reflexão da criança dentro das pequenas guerras cotidianas. O projeto está em desenvolvimento desde setembro de 2018, e já realizou 4 temporadas em teatros públicos da cidade: "O Inimigo" (Teatro Décio de Almeida Prado), "A Sombra do Vale" (Teatro João Caetano), "Invocadxs" (Teatro Alfredo Mesquita) e “A Cidade de Dentro” (Teatro Alfredo Mesquita).