Julho 14, 2020
Remodelado para ambiente digital por conta do isolamento social, o Descobrindo o Teatro, projeto social do Teatro Alfa, está com inscrições abertas para sua segunda edição digital. As aulas acontecem ao vivo através do aplicativo Zoom, entre os dias 21 de julho e 5 de agosto, às 18 horas, com acessibilidade em libras.
São oferecidas 60 vagas. Realizado há quase 20 anos nas dependências do teatro, o projeto, que atende jovens de ONGs e da rede pública de ensino da cidade de São Paulo, encontrou agora, durante a pandemia, uma solução para capacitar os mestres. Essa edição, portanto, é temporariamente direcionada a professores, que podem fazer inscrições pelo link. A intenção é instrumentalizá-los para que estejam capacitados a compartilhar os conhecimentos com os estudantes nos próximos módulos.
Com coordenação de Eloisa Elena (da Cia Barracão Cultural), as aulas virtuais do Descobrindo o Teatro são ministradas por ela mesma ao lado de Anie Welter e Renato Hofer, e contam com a participação dos profissionais da equipe técnica do Teatro Alfa, vencedora do Prêmio APCA 2016. Cada um em sua área, eles falam sobre os elementos de uma montagem teatral - Som (Haroldo Constanzo), Iluminação (Claudio Gutierrez) e Espaço Cênico/Cenografia (Luiz Henrique). A proposta é oferecer aos participantes uma vivência global de um processo de criação e produção artística, através do conhecimento das etapas de realização de um espetáculo e as funções dos diversos profissionais que atuam numa sala de espetáculos.
Nos 15 dias de encontros virtuais, os conteúdos serão divididos em 10 atividades, com tarefas disponibilizadas através de links com conteúdos gravados para ilustrar. Conceitos sobre Iluminação, Figurino, Trilha Sonora e Criação de Cenas também integram o conteúdo do projeto, que agora capacita os professores a estimularem os alunos (em casa ou na classe) a criar uma cena teatral, a partir dos recursos disponíveis nos seus espaços de quarentena. Também está no currículo a sessão (gravada) do divertido espetáculo Caixa Mágica, sobre a história do Teatro, da Grécia antiga aos tempos atuais.
Todas as atividades do curso foram adaptadas para que os conteúdos possam ser compartilhados por meio de aulas à distância. Os participantes serão estimulados a criar sua própria cena teatral a partir dos recursos disponíveis nos seus espaços de quarentena. Foi preciso reinventar as aulas neste tempo de pandemia. A primeira turma da versão digital, realizada em junho, contou com 40 participantes, todos professores da rede pública de educação.
O projeto Descobrindo o Teatro é uma iniciativa do Instituto Alfa de Cultura que visa democratizar o acesso ao teatro aproximando os jovens das artes cênicas e profissões ligadas ao teatro. Os jovens atendidos pertencem a famílias de baixa renda, estudam em escolas públicas ou fazem parte de ONGs que utilizam a arte como instrumento de inserção social. Com 10 módulos anuais e cerca de 7.000 jovens atendidos desde 2003, o projeto amplia, a cada ano, as atividades oferecidas aos participantes. Cada módulo consiste em quatro oficinas, em que os jovens podem vivenciar o processo de montagem e os elementos que integram a realização de um espetáculo. Além disso, eles assistem ao espetáculo Caixa Mágica, que mostra a evolução da técnica teatral através dos tempos, e um espetáculo de dança, música ou teatro, em cartaz na programação do Teatro Alfa naquele período.
Serviço
2º Módulo: De 21 de julho a 5 de agosto
Para: Professores da Rede Pública
Aulas ao vivo às 18h, com acessibilidade em libras
Atividades online
Inscrições: https://bit.ly/3gAJfqH
Mais informações: http://www.teatroalfa.com.br/descobrindo-o-teatro-online/
Ficha Técnica
Realização: Instituto Alfa de Cultura. Coordenação: Eloisa Elena (Barracão Cultural). Educadores e elaboração de conteúdos: Anie Welter, Eloisa Elena e Renato Hofer.
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php