Projeto Seguindo a Canção, parceria de conteúdo entre Casa Natura Musical e Faculdade Descomplica, recebe conversa entre Zélia Duncan e Liniker

Setembro 04, 2020

A Casa Natura Musical e o Descomplica se uniram em uma parceria de conteúdo inédita que celebra grandes artistas, grandes canções e o poder transformador da música em episódios mensais. Após a primeira edição, com MC Tha e Leci Brandão, o projeto continua dia 13 de setembro, domingo, às 20h, com a veiculação no Youtube da Faculdade Descomplica de um bate-papo entre Zélia Duncan e Liniker mediado pela professora da Faculdade Descomplica Amara Moira.

O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, mas a ideia é que as trocas musicais e de histórias inspiradoras aconteçam de maneira fluida e guiem a audiência por uma viagem pela cultura, pelo contexto político de outras épocas e pelas mais diferentes regiões e realidades sociais.

O verso que norteia a conversa entre Zélia e Liniker é "Mas esse ano eu não morro", extraído da canção Sujeito de Sorte (1976), de Belchior, e revisitada por Emicida em 2019 na música AmarElo, que tem ainda participação de Majur e Pabllo Vittar. As artistas conversam sobre como a música é uma ferramenta de luta e representatividade para a comunidade LGBTQ+, responsável por levantar questões centrais desses debates antes mesmo da consolidação do movimento no país.

O cantor Johnny Hooker também é lembrado durante a conversa, especialmente pela música Flutua – que canta em parceria com Liniker – cujo refrão traz o verso "Ninguém vai poder querer nos dizer como amar", utilizado amplamente pela comunidade LGBTQ+ na luta por direitos iguais.

"Nesta primeira temporada do Seguindo a Canção, trouxemos o diálogo entre artistas de diferentes gerações e gêneros musicais, que têm em comum a busca por igualdade e diversidade em seus discursos e através de suas obras", conta Michelly Mury, responsável pela curadoria do projeto.

No encontro online, as artistas mesclam músicas recentes com clássicos de suas carreiras, como Sentidos (Zélia Duncan) e Zero (Liniker), além de conversarem sobre a decisão de se tornarem artistas e os principais desafios vividos até hoje – com destaque para o momento de transição de Zélia Cristina para Zélia Duncan e também a carreira solo de Liniker, sem os Caramelows.

Amara Moira, doutora em literatura, escritora e professora transexual, conta suas sensações ao receber relatos de alunos sobre a importância dela em suas vidas e abre espaço para que Zélia e Liniker contem sobre como encaram o impacto que provocam na vida de seus fãs.

Sobre o projeto

A Faculdade Descomplica e a Casa Natura Musical se uniram na criação desse projeto autoral por acreditarem que a educação e a cultura, por meio da música, são importantes aliadas para a transformação da sociedade.Através dessa co-realização, a Faculdade Descomplica, primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de ensino superior com cursos 100% online, defende a música como um veículo para ampliar o repertório de seus alunos e acredita que educação e cultura podem transformar a vida de pessoas de todas as classes sociais, auxiliando inclusive na entrada no mercado de trabalho e que portanto, é essencial que esse conhecimento seja acessível.

A Casa Natura Musical reforça sua atuação como um equipamento cultural que preza por uma programação plural e acredita no poder da geração de conteúdos que informem e entretenham.

Sobre o Descomplica

Fundado em 2011, o Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, primeira EdTech brasileira a ingressar no ensino superior, oferece cursos online preparatórios para o Enem e para vestibulares, concursos públicos, reforço escolar e mercado de regulados - graduação e pós-graduação. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, o Descomplica possui 300 mil alunos pagantes por ano e é responsável pela educação de 80% do público que se prepara para o Enem de forma online. Com o lançamento da Faculdade Descomplica em 2020, a EdTech investirá R$ 55M no setup inicial durante os três primeiros anos de atuação da instituição, que atingiu nota máxima no MEC (5) - conquista que somente 6% das mais de 2.500 instituições de ensino brasileiras possuem.

Casa Natura Musical

Inaugurada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, em Maio de 2017, a Casa Natura Musical já recebeu mais de 400 shows e 200 artistas em seu palco e, mesmo durante o período de isolamento social provocado pela crise do novo coronavírus, segue usando suas redes para dar voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas por meio de uma programação pulsante e plural. Assim, seja online ou off-line, a empresa vem se preocupando cada vez mais com a renovação da música brasileira bem como com a preservação de sua memória e atuando não só como uma casa de shows, mas como um equipamento cultural que promove diálogos e reflexões com o público em busca de um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos diversos em seus canais de comunicação.