Projeto Residência e diálogos entre artistas propõe aproximar o público do processo artístico através de ateliê aberto para rua

Novembro 28, 2018

O projeto Residência e diálogos entre artistas, com as artistas visuais paulistanas Luiza Gottschalk, Cleo Dobberthin e Ana Mazzei, acontece desde outubro de 2018, em encontros semanais, no espaço BREU, na Barra Funda, em São Paulo. Resultado de um work in progress (trabalho em andamento) do trio, uma série de eventos gratuitos - que se desdobram em exposição, oficina, almoço, conversa com adolescentes e uma publicação - ocorrem entre novembro e dezembro de 2018. O projeto é idealizado pelas artistas Luiza, Cléo e pela produtora cultural Daniela Machado e é fomentando pelo ProAC ICMS da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Vitrine é uma instalação produzida pelo projeto, no espaço BREU, para que os transeuntes da rua Barra Funda possam acompanhar o processo de criação das artistas, como um ateliê aberto para a rua. Já Exercício Bailado é uma mostra da artista visual Ana Mazzei, que veio a convite do projeto "Residência e diálogos entre artistas", com instalações e objetos inéditos dela e que acontece de 18 de novembro a 2 de dezembro de 2018 com instalações na rua Barra Funda (entre as ruas Lopes de Oliveira e Albuquerque Lins) e na loja Moda Livre/ brechó Tropicalé (da Dona Dalva), também na Barra Funda.
Também acontecerá, no Espaço BREU, no dia 2 de dezembro de 2018, domingo, uma oficina com adolescentes da rede pública de ensino (de 14 a 17 anos), das 09h às 13h. Os interessados devem estar matriculados no sistema público de ensino. Para participar, é preciso enviar nome, idade, endereço, escola em que estuda, ano letivo e nome do responsável para oficinaprojeto26520@gmail.com. Além disso, haverá um almoço gratuito, para apenas 25 inscritos, e conversa com os artistas visuais Ana Mazzei e Bruno Mendonça, a partir das 14h, e o lançamento da publicação de um diário visual, que será, depois, distribuído gratuitamente em bibliotecas públicas da cidade.
O espaço BREU é um ateliê expandido, espaço de experimentação de seis artistas que buscam ampliar suas atividades para além de suas produções individuais. Ocupa um galpão, na Barra Funda, dividido em dois andares. No primeiro, um vão livre se coloca como área comum para implementação de projetos diversos, como exposições, performances, oficinas, cursos, grupos de estudos etc. Uma lacuna a ser preenchida, experimentada, para abarcar diversos formatos e ideias e instaurar um lugar de troca. Já no segundo andar, se situam os ateliês dos artistas que gerem o espaço e mais três ateliês temporários. Uma estrutura voltada para a criação de cada um. Mediante essas duas áreas de atuação, o BREU visa promover a rotatividade de projetos e artistas que tragam novas relações e diálogos para o espaço, além de buscar uma conexão com a rede daqueles que pensam e produzem arte e cultura dentro e fora das instituições já estabelecidas.

Serviço:
Data: 2 de dezembro de 2018, domingo
9h às 13h - oficina
14h - almoço/conversa
15h - lançamento publicação
Espaço BREU
Local: Rua Barra Funda, 444 - Barra Funda (estação Metrô Marechal Deodoro - linha vermelha)
Tel: 11 3663-6899
Ingresso: grátis

inscrições para o almoço: a partir das 13h (lotação 25 pessoas)
inscrições para estudantes: oficinaprojeto26520@gmail.com

Fonte: marmirolicomunicacao@gmail.com