Projeto OSESP MASP será online e gratuito pela primeira vez

Julho 30, 2020

Duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, o MASP e a OSESP retomam, no próximo dia 5 de agosto, a série de concertos OSESP MASP. Desde 2015, o evento combina arte e música no palco do MASP Auditório.

Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as apresentações foram reformuladas. Todos os concertos ocorrerão no Auditório do MASP, sem plateia, e serão transmitidos ao vivo pelas páginas do museu no Facebook e no YouTube. Os vídeos ficarão disponíveis nas redes sociais do MASP posteriormente, por tempo ilimitado.

O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre a arte e a música, estabelecendo similaridades estéticas e históricas entre ambas. Por isso, cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz conexões entre obras do acervo do MASP e as composições musicais.

Na apresentação de estreia, dia 5 de agosto, às 20h, a programação começa com uma fala de Sérgio Molina, compositor, coordenador-geral de música na Faculdade Santa Marcelina e autor do livro "Música de Montagem". Ele relaciona a obra "Composição (Figura só)", 1930, de Tarsila do Amaral, com o repertório de Ernst von Dohnanyi, Heitor Villa-Lobos e Benjamin Britten.

As composições serão executadas pelo Quarteto Chromos, com Joel Gisiger no oboé, Matthew Thorpe no violino, Ederson Fernandes na viola e Jin Joo Doh no violoncelo.

Serviço

OSESP MASP
Dia 5 de agosto, às 20h
Onde: Facebook e YouTube

Programa

DOHNANY Serenade para Trio, Opus 10 (22')

VILLA-LOBOS Quarteto nº 1, adaptação com oboé (8')
1-Cantinela
2-Brincadeira
6-Saltando como um Saci

BRITTEN Fantasia para quarteto com oboé (13')

Quarteto Chromos

Joel Gisiger, oboé
Matthew Thorpe, violino
Ederson Fernandes, viola
Jin Joo Doh, violoncelo

Palestrante

Sérgio Molina, compositor, coordenador-geral de música na Faculdade Santa Marcelina e autor do livro "Música de Montagem"

Obra comentada

Tarsila do Amaral
Composição (Figura só), 1930
Comodato MASP Ronaldo Cezar Coelho
Foto: Eduardo Ortega