Novembro 27, 2020
O Noite dos Museus 2020 já tem suas atrações definidas. Realizado pela primeira vez em formato virtual, o evento gratuito contará com mais de 20 apresentações de nomes da cena cultural nacional e gaúcha, reunindo pocket shows que vão do rock ao samba, além de performances especiais de dança. Os espetáculos serão transmitidos de diferentes pontos: das casas dos músicos, das salas de exposições dos museus participantes e também de um estúdio na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, montado especialmente para a noite. A maratona poderá ser acompanhada pelo site www.noitedosmuseus.com.br, o canal do YouTube e as redes sociais do projeto.
Entre as atrações confirmadas estão a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu; o músico Humberto Gessinger, com repertório autoral que reúne desde as composições mais recentes até os sucessos dos tempos em que liderou a banda Engenheiros do Hawaii; o rock alternativo da banda Fantomaticos, o samba e a música popular brasileira da dupla 50 Tons de Pretas, assim como o trabalho das cantautoras Ariele, Gabriela Lery, Rita Zart e Pâmela Amaro.

A grande noite também contará com improvisações e shows de alguns dos principais nomes da cena instrumental do Rio Grande do Sul, como Cristian Sperandir Trio, o duo composto pelo bandonilista Elias Barboza e o acordeonista Matheus Kleber, além da união entre o violinista, compositor e humorista Hique Gomez com o instrumentista Tales Melati. O público também poderá conferir os grooves dançantes e envolventes do Muralha Trio, o surf rock instrumental com trilhas sonoras de filmes interpretadas pelo Reverba Trio, a mistura de rock progressivo, jazz do Sopro Cósmico, um concerto com a Orquestra de Câmara da Ulbra e uma apresentação do grupo Violas ao Sul, formado pelos violeiros Angelo Primon, Mário Tressoldi, Oly Jr. e Valdir Verona.
O evento ainda reserva espaço para o fado e a música portuguesa do grupo Alma Lusitana, para a mistura de folk, country, rock e bluegrass dos guris do Cartas na Rua e para a energia da ancestralidade negra do Grupo de Música e Dança Afro-Sul. Haverá também uma intervenção sonora inédita, que poderá ser acompanhada com audio-descrição, feita pelo músico Carlos Ferreira sob um trecho do filme Um é pouco, dois é bom, de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem brasileiro a ser assinado por um diretor negro, que está completando 50 anos do seu lançamento em 2020. Já a dança estará representada pelo tango do grupo 8 Adelante e pelo concerto cênico Carmen e Os Violões, com a camerata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros apresentando uma parte do espetáculo inspirado na ópera Carmen, de Bizet, e na biografia de Carmen Miranda.
Com mais de seis horas de duração, a transmissão ao vivo também dedicará sua programação para homenagear os 16 centros culturais de Porto Alegre que participam desta quinta edição. Os locais estarão fechados para visitação durante o evento, mas receberão a iluminação temática que já é característica do Noite dos Museus e serão abordados em entrevistas, depoimentos e outros conteúdos originais que trarão curiosidades, histórias e detalhes sobre os acervos desses espaços. São eles a Casa de Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.
Serviço
5ª edição do Noite dos Museus
Dia 5 de dezembro, sábado, a partir das 18h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo site www.noitedosmuseus.com.br, pelo canal do YouTube e pelas páginas do Instagram e do Facebook do evento.
Mostra Mulheres em Cena celebra 10ª edição em São Paulo e amplia seu intercâmbio artÃstico para o México.
Centro de Referência da Dança recebe de 16 a 19 de setembro uma programação gratuita, com direito a espetáculos, oficinas e bate-papos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+mulheres+cena+celebra+10ª+edicao+sao+paulo+amplia+seu+intercambio+artistico+para+mexico.php
Filmes de diferentes regiões do Brasil integram mostra do 30º FAM na Itaú Cultural Play.
Seleção reúne cinco filmes de diferentes gêneros e estados brasileiros, com histórias que abordam diversidade, ancestralidade, migração e relações humanas. A plataforma também apresenta Joaquim, de Marcelo Gomes, como Filme do Mês. A produção revisita a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, antes de se tornar Tiradentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+diferentes+regioes+brasil+integram+mostra+30º+fam+itau+cultural+play.php
Flying Low estreia Em Revoada, espetáculo que reúne break dance, mitologia e a busca por liberdade.
Temporada gratuita no Teatro Galpão do Folias, em São Paulo, inspira os limites da liberdade a partir da ideia do voo coletivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flying+low+estreia+revoada+espetaculo+que+reune+break+dance+mitologia+busca+por+liberdade.php
Programação de setembro para crianças e famÃlia no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, contação de história e espetáculo teatral.
As atividades exploram diferentes formas de expressão cultural, convidando o público de todas as idades a vivenciar experiências ligadas à criação artÃstica, à literatura, à ancestralidade e à cultura alimentar.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+setembro+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+contacao+historia+espetaculo+teatral.php
Técnicas têxteis africanas são tema de oficinas no Sesc Belenzinho.
O projeto Moda: Território Ancestral apresenta práticas tradicionais de estamparia do Benin e de origem iorubá.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tecnicas+texteis+africanas+sao+tema+oficinas+sesc+belenzinho.php
Menu Cultural de setembro apresenta: O que é gastronomia periférica? no Itaú Cultural.
Nova edição da feira gastronômica e artesanal do Itaú Cultural, com nova curadoria da Gastronomia Periférica, reúne produtores, ex-alunos e pequenos negócios em torno de diferentes sabores, saberes e práticas das periferias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+setembro+apresenta+que+gastronomia+periferica+itau+cultural.php
Do Passo ao Baile – Forró promove encontros e dança a dois no Sesc Belenzinho.
Com foco na condução, escuta e improvisação, projeto
https://www.sampaonline.com.br/noticias/passo+baile+–+forro+promove+encontros+danca+dois+sesc+belenzinho.php
O convite ganha sessão gratuita seguida de bate-papo no MIS.
Aclamada comédia dramática da diretora Olivia Wilde, ainda em cartaz nos cinemas, será exibida no Ciclo de Cinema e Psicanálise de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/convite+ganha+sessao+gratuita+seguida+bate+papo+mis.php
Itaú Cultural recebe Rio Rugas, espetáculo de marionete para adultos que une música, teatro visual e dança para refletir sobre envelhecimento.
A montagem da marionetista Juliana Notari, que conta com direção musical e participação ao vivo da cantora mineira Ceumar, acompanha o envelhecimento de uma marionete e toma o fluxo de um rio como metáfora para o tempo, a transformação e a memória. Espetáculo conta ainda com participação especial e provocações cênicas do cantor e compositor Jairo Pereira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+rio+rugas+espetaculo+marionete+para+adultos+que+une+musica+teatro+visual+danca+para+refletir+sobre+envelhecimento.php
Jogos Afrocentrados unem ancestralidade e aprendizado lúdico no Sesc Belenzinho.
Vivência reúne jogos de diferentes paÃses africanos, livros e atividades que aproximam estratégia, memória e conhecimentos sobre o continente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jogos+afrocentrados+unem+ancestralidade+aprendizado+ludico+sesc+belenzinho.php
SEMENTEIRA leva dança e resistência das hortas urbanas aos palcos de São Paulo.
Com concepção e direção artÃstica de Cléia Plácido, o Núcleo Menos 1 InvisÃvel circula por quatro espaços culturais da cidade e também com exposição virtual.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sementeira+leva+danca+resistencia+das+hortas+urbanas+aos+palcos+sao+paulo.php