Projeto Música no Vão volta repaginado em 2020

Agosto 10, 2020

Desde que foi criado pelo Masp, em 2017, o objetivo do projeto Música no Vão é ocupar o espaço com shows gratuitos de artistas e bandas brasileiras. Essa era uma das propostas da própria Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta que projetou o edifício do museu: que esse fosse um lugar de lazer e convivência para população.

Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia de covid-19, o MASP segue estudando estratégias para promover encontros, a distância, entre a arte e o público. Como parte desse processo, o museu decidiu retomar as apresentações musicais, mas no ambiente virtual.

Com patrocínio master da Unilever e de sua marca Rexona e patrocínio da adidas, estão previstas edições ao longo do segundo semestre de 2020. Dançarinos irão promover workshops das 18h às 19h, e os shows serão das 19h às 20h. Ambos ocorrerão no auditório do MASP, sem plateia. As transmissões ao vivo serão feitas pelo perfil do MASP no YouTube.


Crédito: Kelson Barros

A curadoria da programação está a cargo de Artur Santoro, um dos diretores da BATEKOO. A festa, que acontece em cidades como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, é também uma plataforma de entretenimento, cultura e informação que foca a juventude negra e LGBTQ+.

No dia 14, sexta-feira, a dançarina Munique Costa dará um workshop de gumboot às 18h em que alunos poderão experimentar a criação de códigos e diálogos percussivos. O estilo de dança nasceu na África do Sul no século 19, período em que ocorriam as descobertas de minas de ouro e diamante. A batida das botas de borracha no chão pelos mineiros foi criada como linguagem, já que pessoas de diversas etnias viviam confinadas. A cadência das botas e seus movimentos evoluíram, aos poucos, para uma dança.

Em seguida, às 19h, o público poderá conferir o show de MC Tha. Após cinco singles e o EP acústico "Versões", nasceu, em 2019, o "Rito de Passá", primeiro álbum da artista, produzido de forma independente. Nele, ela mistura batidas do funk com batuques da capoeira e da umbanda alinhados a MPB. MC Tha passeia por lembranças íntimas, percebidas tanto nas letras quanto nas experimentações sonoras de Ubunto, Jaloo, Malka, Felipe Cordeiro, DJ Tide e MU540 – estruturadas e produzidas por Pedrowl, diretor musical do álbum.

Serviço
Música no vão
Data: 14/08 (sexta-feira)
Horário: às 18h (workshop de gumboot com Munique Costa) e às 19h (show com MC Tha)
Transmissão ao vivo via YouTube