Projeto Gente Arteira promove oficinas e atividas para o Dia das Crianças

Outubro 03, 2017

Com oficinas principalmente para crianças, o projeto educativo preparou uma programação especial para outubro. Haverá atrações para o público infantil durante todo o mês, com destaque para a semana entre os dias 12 a 15 de outubro, quando o espaço realizará diversas atividades com tecnologia, confecção de brinquedos e interações artístico-educativas. Todas as atividades são gratuitas e têm vagas limitadas.

Os eventos para o público infantil começam no dia 3 de outubro, com a "Oficina de Cerâmica". Em diálogo com a exposição "Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos", os participantes desenvolverão esculturas em argila tendo por modelo as peças feitas em cerâmica pelo notável artista pernambucano. Outra exposição que entra em cartaz em outubro, "(Re)conhecendo a Amazônia Negra", será fonte de inspiração para o "Laboratório de Livros Inventados". Nessa atividade, inspirada nos "livros ilegíveis" do designer e artista italiano Bruno Munari (1907-1998), o intuito é criar um espaço de exploração do livro como objeto artístico, explorando sua materialidade, ou seja, tamanhos, formas, tipos de papel, relação texto e imagem, composição de cores, formas de encadernar, ritmos de leitura.

Em Contação de Histórias em Libras-Português, uma educadora surda narrará história com uso de adereços e objetos cênicos relacionados com a temática, ao mesmo tempo em que um educador bilíngue repassará a história em Português. O tema para a contação de história do mês de outubro é "O lavrador". Também relacionado a libras, as crianças serão convidadas a aprender alguns sinais básicos e participarão da atividade "Cirandinha dos Bichos: Aprendendo Libras Brincando", onde criarão pequenos fantoches de animais e aprenderam seus nomes em libras.

Conhecer a tecnologia de forma lúdica é o objetivo da "Instalação Interativa - Jogo de Quebra-Cabeça com realidade aumentada", na qual os participantes devem montar a imagem do quebra-cabeça utilizando as QR-Tags, aprendendo assim como o computador cria simulacros de imagens através das Tags. Nessa atividade, as crianças entenderão que códigos vistos no dia-a-dia, como em produtos alimentícios, podem ser interpretados pelo computador de diversas maneiras, sendo uma delas o quebra-cabeça que será exposto para interação do público. São essas e muitas outras atividades para as crianças em outubro, além das atividades para adolescentes, adultos, idosos, professores.

Serviço,
Programa Educativo Caixa Gente Arteira
Datas: De 3 a 31 de outubro
Horários diversos, de acordo com a data e a atividade.
Confira a programação completa no site do evento
Mais informações e inscrições: 3321-4400
Entrada gratuita.