Agosto 03, 2020
Nos próximos dias 02 e 12 de agosto, a Ouvindo Passos Cia de Dança apresentará o trabalho inédito Dançadoras de Histórias. A pesquisa mergulha na gestualidade das oralidades negras, por meio de dinâmicas de improvisação inspiradas em narrativas e saberes de Angelina Camilo, integrante das Pretas Bás e co-diretora do Espaço Cultural Adebankê, e de Beth Castro, palhaça, narradora e arte educadora. As sessões de Dançadoras de Histórias ocorrerão por meio de transmissões virtuais ao vivo (lives), na página do grupo no Facebook. O acesso é gratuito.
Este novo projeto da Ouvindo Passos Cia de Dança é um desdobramento da linha de trabalho organizado pela companhia que, atualmente, conta com dois espetáculos: 'Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias' e 'Conhece-te-a-ti-mesmo'. "Nosso desafio é transformar essas histórias em outras. São histórias que dançam, que se cruzam com as nossas experiências de vida, com o nosso modo de dançar e ouvir. Não é uma preocupação de reproduzi-las, mas deixá-las nos conduzir", comenta a pesquisadora e dançarina Paula Salles. A companhia se completa com a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito e com a dançarina Jô Pereira.
Segundo elas, em Dançadoras de Histórias, o público terá acesso às narrativas que servirão de estímulo à criação física (veiculadas nas redes sociais do grupo, na semana anterior ao espetáculo) e, por meio das lives, ao modo como corporificam essas histórias e expressividades negras em dança. "Explorar as manifestações culturais negras, por meio das histórias, tem sido um ponto de interesse da Ouvindo Passos – adentrando no universo das suas gestualidades como possibilidade de esmiuçar o corpo como território de conexões e sentidos", explica Deise.

Serviço
Dançadoras de Histórias
Datas: 02/08 (domingo), às 14h e 12/08 (quarta-feira), às 18h
Plataforma: perfil da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook
Classificação: Livre
Grátis
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php