Projeto de dança investiga gestualidade das oralidades negras

Agosto 03, 2020

Nos próximos dias 02 e 12 de agosto, a Ouvindo Passos Cia de Dança apresentará o trabalho inédito Dançadoras de Histórias. A pesquisa mergulha na gestualidade das oralidades negras, por meio de dinâmicas de improvisação inspiradas em narrativas e saberes de Angelina Camilo, integrante das Pretas Bás e co-diretora do Espaço Cultural Adebankê, e de Beth Castro, palhaça, narradora e arte educadora. As sessões de Dançadoras de Histórias ocorrerão por meio de transmissões virtuais ao vivo (lives), na página do grupo no Facebook. O acesso é gratuito.

Este novo projeto da Ouvindo Passos Cia de Dança é um desdobramento da linha de trabalho organizado pela companhia que, atualmente, conta com dois espetáculos: 'Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias' e 'Conhece-te-a-ti-mesmo'. "Nosso desafio é transformar essas histórias em outras. São histórias que dançam, que se cruzam com as nossas experiências de vida, com o nosso modo de dançar e ouvir. Não é uma preocupação de reproduzi-las, mas deixá-las nos conduzir", comenta a pesquisadora e dançarina Paula Salles. A companhia se completa com a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito e com a dançarina Jô Pereira.

Segundo elas, em Dançadoras de Histórias, o público terá acesso às narrativas que servirão de estímulo à criação física (veiculadas nas redes sociais do grupo, na semana anterior ao espetáculo) e, por meio das lives, ao modo como corporificam essas histórias e expressividades negras em dança. "Explorar as manifestações culturais negras, por meio das histórias, tem sido um ponto de interesse da Ouvindo Passos – adentrando no universo das suas gestualidades como possibilidade de esmiuçar o corpo como território de conexões e sentidos", explica Deise.


Crédito: Dalila D Cruz

Serviço
Dançadoras de Histórias
Datas: 02/08 (domingo), às 14h e 12/08 (quarta-feira), às 18h
Plataforma: perfil da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook
Classificação: Livre
Grátis

Outras notícias

Cia Ballet Paraisópolis apresenta três coreografias inéditas.
Novo programa da companhia apresenta coreografias de Thiago Bordin, com sua vasta experiência internacional, e Christian Casarin. Sessões gratuitas acontecem no Teatro Ítalo Brasileiro, Estação Motiva Cultural e Centro Cultural Olido.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+ballet+paraisopolis+apresenta+tres+coreografias+ineditas.php

Van Gogh é inspiração para exposição do projeto Nova Fotografia, do MIS.
Série "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra", do fotógrafo Luan Chaves, utiliza a astrofotografia de longa exposição para capturar o céu noturno e poderá ser visitada a partir do dia 21 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/van+gogh+inspiracao+para+exposicao+projeto+nova+fotografia+mis.php

Coletivo Corpo Aberto apresenta espetáculos gratuitos no Sesc Consolação.
Casa de Vó e Revoada ocupam a área de convivência com dança, poesia e memórias afetivas em novembro e dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+corpo+aberto+apresenta+espetaculos+gratuitos+sesc+consolacao.php

MIS Experience recebe a Feira Monocelha, que promove produtores e artistas independentes.
Com entrada gratuita, evento trará diversos estúdios de tatuagem de todo o Brasil, expositores de marcas de roupas, discos de vinil, ilustradores, brechós, artigos para casa, editoras de livro, espaço gastronômico e muito mais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+recebe+feira+monocelha+que+promove+produtores+artistas+independentes.php

Sesc Jazz 2025 celebra a pluralidade do jazz e conecta artistas e público com espetáculos e atividades formativas gratuitas.
Participam 27 artistas nacionais e internacionais em nove unidades do Sesc no estado de São Paulo: Pompeia, 14 Bis, Franca, São José dos Campos, Rio Preto, Centros de Música do Sesc Consolação, Guarulhos, Vila Mariana e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+jazz+2025+celebra+pluralidade+jazz+conecta+artistas+publico+com+espetaculos+atividades+formativas+gratuitas.php

Coleção de desenhos de Di Cavalcanti entra em exposição no MAC USP.
A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até outubro de 2026.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/colecao+desenhos+cavalcanti+entra+exposicao+mac+usp.php

Itaú Cultural tem programação indígena com coral Guarani, show de Tainara Takua, peça e conversa sobre o suficiente para a vida.
Com curadoria da escritora Geni Núñez e da liderança indígena Jerá Guarani, a ação neste ano divide-se em vivências fechadas para educadores em território Guarani e em atividades abertas ao público na sede do IC, com show, intervenção artística, rodas de conversa, espetáculo teatral e feira de artes manuais indígenas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+tem+programacao+indigena+com+coral+guarani+show+tainara+takua+peca+conversa+sobre+suficiente+para+vida.php

Fábricas de Cultura promovem espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso com foco na valorização da leitura.
O tema para o ano de 2025, "Literaturas do Brasil: o que não consigo dizer só com palavras", surgiu da provocação de fomentar a leitura e a literatura frente a queda do número de leitores no país; temporada de apresentações vai de outubro a dezembro deste ano; Teatro Sérgio Cardoso será palco das apresentações itinerantes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fabricas+cultura+promovem+espetaculos+gratuitos+teatro+sergio+cardoso+com+foco+valorizacao+leitura.php

Fim de semana tem teatro para crianças e adultos na Zona Leste e no Sesc Ipiranga.
O Circo Teatro Palombar apresenta "Esquadrão Bombelhaço" no domingo (19), às 11h, no Sesc Ipiranga, com entrada gratuita para crianças de até 12 anos. E a Cia. Madeirite Rosa faz apresentações gratuitas de "A Luta" no sábado(18) e domingo (19), na Casa de Cultura São Rafael, na Zona Leste.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fim+semana+tem+teatro+para+criancas+adultos+zona+leste+sesc+ipiranga.php