Projeto de dança investiga gestualidade das oralidades negras

Agosto 03, 2020

Nos próximos dias 02 e 12 de agosto, a Ouvindo Passos Cia de Dança apresentará o trabalho inédito Dançadoras de Histórias. A pesquisa mergulha na gestualidade das oralidades negras, por meio de dinâmicas de improvisação inspiradas em narrativas e saberes de Angelina Camilo, integrante das Pretas Bás e co-diretora do Espaço Cultural Adebankê, e de Beth Castro, palhaça, narradora e arte educadora. As sessões de Dançadoras de Histórias ocorrerão por meio de transmissões virtuais ao vivo (lives), na página do grupo no Facebook. O acesso é gratuito.

Este novo projeto da Ouvindo Passos Cia de Dança é um desdobramento da linha de trabalho organizado pela companhia que, atualmente, conta com dois espetáculos: 'Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias' e 'Conhece-te-a-ti-mesmo'. "Nosso desafio é transformar essas histórias em outras. São histórias que dançam, que se cruzam com as nossas experiências de vida, com o nosso modo de dançar e ouvir. Não é uma preocupação de reproduzi-las, mas deixá-las nos conduzir", comenta a pesquisadora e dançarina Paula Salles. A companhia se completa com a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito e com a dançarina Jô Pereira.

Segundo elas, em Dançadoras de Histórias, o público terá acesso às narrativas que servirão de estímulo à criação física (veiculadas nas redes sociais do grupo, na semana anterior ao espetáculo) e, por meio das lives, ao modo como corporificam essas histórias e expressividades negras em dança. "Explorar as manifestações culturais negras, por meio das histórias, tem sido um ponto de interesse da Ouvindo Passos – adentrando no universo das suas gestualidades como possibilidade de esmiuçar o corpo como território de conexões e sentidos", explica Deise.


Crédito: Dalila D Cruz

Serviço
Dançadoras de Histórias
Datas: 02/08 (domingo), às 14h e 12/08 (quarta-feira), às 18h
Plataforma: perfil da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook
Classificação: Livre
Grátis