Agosto 03, 2020
Nos próximos dias 02 e 12 de agosto, a Ouvindo Passos Cia de Dança apresentará o trabalho inédito Dançadoras de Histórias. A pesquisa mergulha na gestualidade das oralidades negras, por meio de dinâmicas de improvisação inspiradas em narrativas e saberes de Angelina Camilo, integrante das Pretas Bás e co-diretora do Espaço Cultural Adebankê, e de Beth Castro, palhaça, narradora e arte educadora. As sessões de Dançadoras de Histórias ocorrerão por meio de transmissões virtuais ao vivo (lives), na página do grupo no Facebook. O acesso é gratuito.
Este novo projeto da Ouvindo Passos Cia de Dança é um desdobramento da linha de trabalho organizado pela companhia que, atualmente, conta com dois espetáculos: 'Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias' e 'Conhece-te-a-ti-mesmo'. "Nosso desafio é transformar essas histórias em outras. São histórias que dançam, que se cruzam com as nossas experiências de vida, com o nosso modo de dançar e ouvir. Não é uma preocupação de reproduzi-las, mas deixá-las nos conduzir", comenta a pesquisadora e dançarina Paula Salles. A companhia se completa com a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito e com a dançarina Jô Pereira.
Segundo elas, em Dançadoras de Histórias, o público terá acesso às narrativas que servirão de estímulo à criação física (veiculadas nas redes sociais do grupo, na semana anterior ao espetáculo) e, por meio das lives, ao modo como corporificam essas histórias e expressividades negras em dança. "Explorar as manifestações culturais negras, por meio das histórias, tem sido um ponto de interesse da Ouvindo Passos – adentrando no universo das suas gestualidades como possibilidade de esmiuçar o corpo como território de conexões e sentidos", explica Deise.

Serviço
Dançadoras de Histórias
Datas: 02/08 (domingo), às 14h e 12/08 (quarta-feira), às 18h
Plataforma: perfil da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook
Classificação: Livre
Grátis
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php
Bloco infantil Charanguinha do França é opção para famílias no Carnaval 2026 de SP.
Bloco infantil desfila no dia 21 de fevereiro e transforma o centro de São Paulo em espaço de música, brincadeira e encontro entre famílias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bloco+infantil+charanguinha+franca+opcao+para+familias+carnaval+2026.php
Teatro Sérgio Cardoso apresenta, gratuitamente, o espetáculo Inês de Castro, Até o Fim do Mundo!.
Montagem do Grupo Dragão7 apresenta um olhar brasileiro sobre a história de Dom Pedro I e Inês de Castro, colocando o amor como força central da narrativa
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+gratuitamente+espetaculo+ines+castro+ate+fim+mundo.php
Bloco Berço Elétrico leva carnaval infantil à Vila Mariana com novidades.
Além da tradicional infraestrutura, o bloco contará com o Espaço Calma para acolher crianças neurodivergentes, espaço pet para foliões de quatro patas, animando o domingo de Carnaval com segurança e inclusão.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bloco+berco+eletrico+leva+carnaval+infantil+vila+mariana+com+novidades.php