Julho 15, 2020
No dia 16 de julho, às 21h, o Instituto de Cultura da PUCRS retoma, na modalidade online, a série Ato Criativo. O evento que inaugura a versão digital é um bate-papo em homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), tendo como tema principal a obra Auto da Compadecida (1955). A transmissão ocorre através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no Youtube - onde o vídeo ficará disponível para acesso posterior.
Nesta edição, a conversa será mediada pelo diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena, e contará com os seguintes convidados: Matheus Nachtergaele, ator que fez o papel de João Grilo na versão televisiva e cinematográfica de Auto da Compadecida; Carlos Newton, escritor e professor da Universidade Federal de Pernambuco; Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho de Ariano Suassuna, e João Suassuna, advogado, professor e neto do escritor homenageado.

Auto da Compadecida
Escrito em 1955, Auto da Compadecida é a peça teatral que projetou nacionalmente o escritor Ariano Suassuna. Baseada em romances e histórias populares do Nordeste brasileiro, a obra traz elementos da literatura de cordel, da tradição religiosa, do barroco católico brasileiro, da oralidade e da cultura popular. Assim, há uma fusão das tradições culturais do Nordeste com a longa tradição do teatro popular – retomada através forma medieval do "auto". Além disso, Suassuna vale-se do humor e da ironia para a realização de críticas sociais.
A peça foi encenada pela primeira vez no ano de 1956, no Teatro Santa Isabel, pelo Teatro Adolescente do Recife, sob direção de Clênio Wanderley. No ano de 1999, foi adaptada para uma minissérie televisiva, produzida pela Rede Globo. Devido ao grande sucesso, ganhou uma versão em filme, chegando aos cinemas nos anos 2000.
Sobre os convidados:
Matheus Nachtergaele nasceu em São Paulo, em 1968. Iniciou sua carreira artística aos 20 anos, ingressando na companhia do diretor teatral Antunes Filho. Em 1991, formou-se pela Escola de Arte Dramática da USP. Realizou inúmeras participações no cinema nacional, no teatro e na televisão e, no ano de 2008, estreou como diretor, com o longa-metragem "A Festa da Menina Morta".
Carlos Newton Júnior nasceu em Recife, em 1966. É poeta, ficcionista, ensaísta e professor da Universidade Federal de Pernambuco. Formou-se em Arquitetura (UFPE, 1988) e História (UNICAP, 1989), é mestre em Literatura Comparada (UFRN, 1996) e doutor em Literatura Brasileira (UFPE, 2002). É autor, entre outros, dos livros "O homem só e outros poemas", "O pai, o exílio e o reino: a poesia armorial de Ariano Suassuna" e "O Circo da Onça Malhada: Iniciação à obra de Ariano Suassuna".
Manuel Dantas Suassuna é artista plástico, nascido em Recife no ano de 1960. Além de outros trabalhos na área do cinema e da televisão, fez parte do processo de concepção do especial da Globo "A Farsa da Boa Preguiça", baseado na obra de Ariano Suassuna, e foi assistente de direção da versão televisiva de "A Pedra do Reino", dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
João Suassuna tem 34 anos, é professor e advogado. Com formação acadêmica em História (UFPE) e em Direito, recebeu o convite, em 2015, para assumir a Secretaria Executiva de Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, exercendo a função até 2018. Entre 2019 e 2020, foi Vice Presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A - Perpart. É palestrante nas áreas de Cultura e Educação.
Ricardo Barberena (mediador) nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.
Serviço
Ato Criativo – O Auto da Compadecida
Data: 16 de julho
Horário: às 21h.
Através do Canal da PUCRS no YouTube e do perfil PUCRS Cultura no Facebook.
Sesc Verão ocupa o Vão Livre do MASP com extensa programação gratuita no aniversário de São Paulo.
Atividades, em parceria com a Decathlon, têm como destaques as participações das medalhistas olímpicas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Julia Soares e Lorrane Oliveira, além de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+ocupa+vao+livre+masp+com+extensa+programacao+gratuita+aniversario+sao+paulo.php
Festival Pintando o 7 anima a temporada de férias com oficina e espetáculos gratuitos para as crianças e toda a família na CAIXA Cultural São Paulo.
De 27 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026, com curadoria do escritor e dramaturgo pernambucano Luciano Pontes, a programação reúne dança, teatro e experiências interativas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+pintando+anima+temporada+ferias+com+oficina+espetaculos+gratuitos+para+criancas+toda+familia+caixa+cultural+sao+paulo.php
Montagem da premiada companhia Grupo XPTO chega a São Paulo.
"As Pedras de Javier" chega ao Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro, com apresentações gratuitas aos sábados e domingos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/montagem+premiada+companhia+grupo+xpto+chega+sao+paulo.php
QINTI Companhia celebra a vida e a morte em Temperos de Frida, com apresentações gratuitas no Teatro Flávio Império.
Com direção de Tatiana Motta Lima, espetáculo é embalado com músicas de cantoras latino-americanas e costurado por episódios da vida da pintora Frida Kahlo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/qinti+companhia+celebra+vida+morte+temperos+frida+com+apresentacoes+gratuitas+teatro+flavio+imperio.php
Cia. Fragmentos Dança apresenta ATO na Praça do Sesc Pinheiros.
Inspirado nas múltiplas vozes que se fazem ouvir em manifestações políticas, espetáculo de dança será apresentado de 22 a 25/01, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+fragmentos+danca+apresenta+ato+praca+sesc+pinheiros.php
O Bonde ocupa Teatro Alfredo Mesquita com temporada gratuita da Trilogia da Morte.
Grupo de teatro negro e periférico apresenta espetáculos ABOU - O Menino da Mala, Desfazenda – Me enterrem fora desse lugar e Bom Dia, Eternidade, além do show Iroko.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bonde+ocupa+teatro+alfredo+mesquita+com+temporada+gratuita+trilogia+morte.php