Programação especial do Centro de referência da Dança

Abril 04, 2018

A programação começa no dia 4, quarta-feira, com ‘Yebo’ trabalho do Gumboot Dance Brasil, que aborda a exploração das minas e dos sete povos levados para extração de minério, na África do Sul, a partir de batidas das botas de borracha. Com direção de Rubens de Oliveira e direção musical de Lenna Bahule, que também integram o elenco composto por 11 bailarinos, o grupo reapresenta a intervenção todas as quartas-feiras.

No dia 5, quinta-feira, Val Souza faz a sua imersão sonora, imagética, sensorial e gustativa ‘Can you see it?’, que discute o corpo negro e o lugar de constante objetificação. Tendo seu corpo como motriz criadora e cenário principal, Val Souza desenvolve as potencialidades periféricas acompanhada por trilha sonora de Tico, fundamentada no funk e no pagode baiano, populares principalmente nas extremidades das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.

‘Mar’ e ‘Celeste’ são performances coreográficas concebidas por Marina Guzzo, apresentadas, respectivamente, às sextas dias 6, 13, 20 e 27 de abril, e sábados 14, 21 e 28 de abril. ‘Mar’ é um jogo coreográfico entre o espaço, o vento, as pessoas e um grande manto prateado extremamente frágil – feito com a união de capas térmicas de resgate – que serve como dispositivo para sete intérpretes criarem brincadeiras, travessias e utopias, num planeta em degradação. Em ‘Celeste’, o encontro com um objeto - uma pedra - impulsiona um único gesto - o salto -, para criar um campo de interesse, onde o corpo em movimento pode propor ações políticas na cidade e na natureza.

Na quinta do dia 12, Sol Ayo Bentto dança suas mulheres ancestrais, corporificando cantos, encantos, memórias subjetivas, universais, espirituais e marcas que atravessam o tempo, em ‘Lilá, a Travessia’. Dia 19 de abril, três intérpretes criadores do grupo – Diego Castro, Jessica Cavalcante e Letícia Santana – usam a imagem da noiva como emblema de uma família regida por preceitos morais, moralistas e moralizantes, para levantar questões de gênero e empoderamento das lutas LGBTQs, em ‘O que restou do branco’. ‘Marchas’, a performance do dia 26, dá sequência à mesma temática, trazendo noivas, com seus corpos plurais e vidas singulares, que marcham, carnavalescas, fúnebres, nupciais, em meio ao caos urbano da cidade.

Serviço
Especial CRD na Rua
Datas: 04 a 28 de abril
Horários: De quartas as sexta às 16h30 e aos sábados às 14h30
Endereço: Praça Ramos e Azevedo, Vale do Anhangabau e arredores.
Entrada gratuita