Programação de agosto d'O Mundo do Circo SP traz mais seis atrações para toda a família

Agosto 12, 2025

N'O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, a diversão dura o ano todo! O espaço recebe o público com atrações 100% gratuitas e para toda a família. A ideia é oferecer, a cada mês, um panorama da riqueza e diversidade da linguagem circense brasileira.

Em agosto, as atrações que ainda passam pelo espaço são Proezas & Peripécias, dos Irmãos Figura, no dia 16 de agosto, sábado, 17h; Cabaré dos Trópicos, do Coletivo Um Café da Manhã, no dia 17 de agosto, domingo, 17h; Espirro e sua turma, com o Palhaço Espirro, no dia 24 de agosto, domingo, 17h; Quiproquó, da Trupe Koskowisck, no dia 30 de agosto, sábado, às 17h; e Ecomágica, do Circo Show, no dia 31 de agosto, domingo, 17h.


Crédito: Betina de Tella

Confira a programação completa abaixo e no site d'O Mundo do Circo SP (todos os espetáculos possuem classificação livre e entrada gratuita – chegar com antecedência, pois a distribuição está sujeita à lotação).

Proezas & Peripécias, dos Irmãos Figura - 16 de agosto de 2025, sábado, às 17h

O que acontece quando dois irmãos arteiros ficam sozinhos em casa? Nesse clima, os Irmãos Figura brincam de fazer espetáculo, usando tudo que está dentro de um baú de brinquedos. Um mundo incrível cheio de malabares, acrobacias, basquete, super-heróis e monociclos. Nessa aventura, os Irmãos Figura, com todo o seu carisma e habilidade, contagiam e trazem o público para esse universo cheio de Proezas & Peripécias.

Duração: 50 minutos

Cabaré dos Trópicos, do Coletivo Um Café da Manhã - 17 de agosto de 2025, domingo, às 17h

Espetáculo de Circo e Brasileirices, apresentado por Pedrinho Moedas que chega numa terra chamada Pindorama por volta do ano de 1500 fazendo uma Live nas suas redes.

Duração: 60 minutos

Espirro e sua turma, com Palhaço Espirro - 24 de agosto de 2025, domingo, às 17h

Carlos Alberto de Oliveira começou sua carreira em 1983. Em 1985 formou a dupla Atchim e Espirro, com o parceiro Eduardo dos Reis, no programa "Turma da Pipoka" da TV Gazeta. Em seguida estrearam seu primeiro programa, o "Brincando na Paulista", na mesma emissora, onde permaneceram até 1988 e, em seguida foram convidados pela TV Bandeirantes, a estrear o programa "Circo da Alegria", que os levou ao sucesso na carreira musical, ganhando um Disco de Ouro da Gravadora Som Livre. Também nessa época faziam parte do elenco do "Xou da Xuxa" da Rede Globo. Neste espetáculo, haverá muitas músicas, brincadeiras e atrações circenses como, mágico, monociclista e outros.

Duração: 50 minutos

Quiproquó, da Trupe Koskowisck - 30 de agosto de 2025, sábado, às 17h

Num dia de espetáculo como outro qualquer, a palhaça surge para sua apresentação. Porém está só: sua companheira não apareceu. Mas eis que, de repente, a reconhece sentada na plateia e a apressa a vir à cena, causando uma grande e divertida confusão. Então, juntas, realizam uma coreografia cheia de gags físicas, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas.

Duração: 60 minutos

Ecomágica, do Circo Show - 31 de agosto de 2025, domingo, às 17h

O espetáculo combina números de mágica e mensagens de conscientização ambiental. Com uma abordagem lúdica e educativa, o Circo Show convida o público a refletir sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru, São Paulo - SP, 02030-100

Sobre O Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.

Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições e experiências.

Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Instagram | Site

Fonte: Assessoria de Imprensa - Pevi 56

Outras notícias

Cia. Lumiato apresenta espetáculo 2 Mundos e oficina de teatro de sombras no Espaço Sobrevento em março.
Criada pelos artistas bonequeiros Soledad Garcia e Thiago Bresani na Argentina, a companhia é conhecida por ampliar os limites da sombra em cena em trabalhos cheios de poesia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+lumiato+apresenta+espetaculo+mundos+oficina+teatro+sombras+espaco+sobrevento+marco.php

Mariana Muniz apresenta o solo Das Tripas: Sete Histórias com ingressos gratuitos.
Com direção de Clara Carvalho, espetáculo é uma construção coreográfica e teatral inspirada no livro Das Tripas Coração, da autora pernambucana Ezter Liu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mariana+muniz+apresenta+solo+das+tripas+sete+historias+com+ingressos+gratuitos.php

Centro de Música Brasileira homenageia Osvaldo Lacerda em concerto gratuito.
A apresentação em homenagem ao compositor acontece no dia 28 de março, às 18h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+homenageia+osvaldo+lacerda+concerto+gratuito.php

O Ninho, um recado da raiz, ganha nova temporada gratuita em teatros municipais a partir de março.
Com trilha sonora original de Zeca Baleiro (indicado ao Prêmio Shell 2024 pelo trabalho), espetáculo é uma novela cênica sobre a intolerância e o ódio no canavial nordestino.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ninho+recado+raiz+ganha+nova+temporada+gratuita+teatros+municipais+partir+marco.php

Noite Tcheca: MIS realiza exibição do filme Dream Team.
Produção, que se passa nos Jogos Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, é uma comédia esportiva que mistura humor, emoção e reflexões familiares, trazendo uma abordagem atual e sensível sobre cooperação, identidade e desafios coletivos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+tcheca+mis+realiza+exibicao+filme+dream+team.php

Do Chão Não Passa, espetáculo de dança que explora a potência do movimento rasteiro, terá temporada em março no Jambu Galpão.
Com direção do pernambucano Henrique Lima, trabalho investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/chao+nao+passa+espetaculo+danca+que+explora+potencia+movimento+rasteiro+tera+temporada+marco+jambu+galpao.php

Programação para a família no Itaú Cultural em março tem oficina de escrita afetiva e espetáculo circense.
Aos sábados, o Itaú Cultural apresenta no Bulevar do Rádio, ao ar livre, o coletivo Rainhas do Radiador, espetáculo circense. Aos domingos, a programação é realizada internamente, no piso térreo do prédio do IC, e convida o público a trocar palavras gentis em cartas, com a realização do Correio Afetivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+para+familia+itau+cultural+marco+tem+oficina+escrita+afetiva+espetaculo+circense.php

O Mundo do Circo SP recebe Monasciclos, de Jujuba & Chicote, além de outros destaques.
A programação é gratuita e estende-se durante o mês de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+monasciclos+jujuba+chicote+alem+outros+destaques.php

Contos Inclusivos e Travessos promove encontros gratuitos de leitura e debate sobre Direitos Humanos para jovens em espaços culturais de São Paulo.
Iniciativa de incentivo à leitura e promoção da oralidade é inspirada nos pilares sociais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e trata de temas como racismo, capacitismo, diversidade sexual e gênero.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/contos+inclusivos+travessos+promove+encontros+gratuitos+leitura+debate+sobre+direitos+humanos+para+jovens+espacos+culturais+sao+paulo.php

África em Estado de Cinema: mostra no MIS traz filmes clássicos e contemporâneos de diferentes regiões do continente.
Ao todo, serão exibidas 24 produções africanas, incluindo ficções e documentários em curta e longa-metragem.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/africa+estado+cinema+mostra+mis+traz+filmes+classicos+contemporaneos+diferentes+regioes+continente.php