Programa de Qualificação em Artes realiza a Mostra de Dança 2020 de modo virtual

Dezembro 02, 2020

Devido à pandemia da Covid-19, a Mostra de Dança 2020 do Programa de Qualificação em Artes será on-line, formada por 12 grupos, cada um apresentando uma videodança. No dia 5 de dezembro, sábado, das 15h às 21h, as apresentações e lives com convidados serão exibidas pelo Facebook e YouTube das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Nesta edição o público poderá ver os trabalhos dos grupos: Cia de Dança Rit´s – Tatuí; Funk-E – Campinas; Soniquete Arte Flamenca – Campinas; Cia Corporarte - São Bernardo do Campo; Corpo de Baile Arte em Movimento – Guarujá; Iluminação Fluida – Taubaté; Manxs - Rio Claro; Núcleo de Dança Giracorpo – Bauru; Ó1É Cia de Dança – Valinhos; Oficinas Permanentes de Danças Urbanas da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos; Sintonia Corpo & Arte - São Sebastião; Skills Núcleo de Dança - São José do Rio Preto.

A apresentação da Mostra ficará por conta de Eugênio Lima, ator, pesquisador da cultura diaspórica e diretor do Coletivo Legítima Defesa, e da Luz Ribeiro, integrante do Slam das Minas-SP, semifinalista da "Coupe du monde de Slam de poésie" (FRA - 2017) e autora de livros como "Espanca estanca" (2017).

Os especialistas em Dança convidados para a edição 2020 da Mostra:

Rui Moreira – paulista e artista de Dança com quatro décadas de atuação no cenário cultural mundial. É bailarino intérprete, coreógrafo e desenvolve consistente investigação gestual focada nas culturas africanas subsaarianas e afrodescendência diaspórica, com base conceitual nas expressões tradicionais patrimoniais, populares e contemporâneas. É ativista pelo direito de fruição e amplitude social da cultura das artes. Atuou por processos democráticos participativos junto ao MinC - Ministério da Cultura, Funarte – Fundação Nacional das Artes e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, concentrando-se na formulação de políticas públicas para o setor Cultural.

Beatriz Cerbino – carioca, docente em cursos como a pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF, colaboradora da Rede Iberoamericana de Videodanza - REDIV e do projeto Technologically Expanded Performance - TEPe (Universidade de Lisboa e Universidade Federal do Ceará).

Marika Gidali - de Budapeste, na Hungria, a bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística veio ao Brasil e iniciou os estudos de Dança. É fundadora do Ballet Stagium e detentora de inúmeros prêmios por sua atuação como bailarina e educadora, entre eles, o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte (2005), dedicada à dança, Prêmio "Mulheres do Mercado" e Prêmio Revista Trip Transformadores.

Cassi Abranches - paulista, atuou em companhias como o Grupo Raça (SP) e o Balé do Teatro Castro Alves (BA). Dedicou-se por 12 anos ao Grupo Corpo como bailarina, assinou a Direção Coreográfica e de Movimento da Abertura dos Jogos Paralímpicos RIO 2016 e em 2019 criou para a São Paulo Cia de Dança o espetáculo "Agora", criação vencedora do prêmio APCA 2019 de melhor coreografia.

A Mostra de Dança promove um encontro entre modos diferentes do 'fazer arte' e também da partilha artística com o espectador, o qual terá contato com a diversidade da dança, num arco que vai do balé às danças urbanas. "Em 2020, formatos experimentais de criação e difusão nas artes da cena foram testados. Os povos da dança lançaram-se à aventura de construir novas presenças a partir de muitas ausências", observa Cássia Navas, curadora do Programa de Qualificação em Artes – Dança.

O Programa de Qualificação em Artes vem promovendo a prática artística com grupos de dança e de teatro do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo a partir da perspectiva do contexto dos participantes, valorizando e fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades artísticas dessas regiões. No dia 15 de dezembro, terça-feira, a Mostra de Dança 2020 será retransmitida com audiodescrição no canal do YouTube do programa Oficinas Culturais.

Programação

05/12, sábado, 15h às 21h
Plataformas: https://www.facebook.com/oficinasculturais e https://www.youtube.com/channel/UCx4ySlsHp1HfVZcwbvulpAQ
Não é necessária inscrição para assistir e interagir com a programação online.
Abertura – Mestres de Cerimônia: Eugênio Lima e Luz Ribeiro

A partir das 15h

Live: Frente a Frente nos Bastidores com Corpo de Baile Arte em Movimento, Skills Núcleo de Dança e Núcleo de Dança Giracorpo | E com os orientadores Ana Clara Amaral, Igor Gasparini e Luciana Bortoletto
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Grupos e orientadores da edição contam sobre os momentos desafiadores e inspiradores com o objetivo de partilhar reflexões dos processos criativos.

Vans
Grupo: Corpo de Baile Arte em Movimento - Guarujá
Orientação: Ana Clara Amaral
Classificação indicativa: livre
Sinopse: "Vans" é uma videodança que busca pluralizar estados de contemplação e inquietude que algumas das obras de Vincent Van Gogh podem provocar. A pesquisa coreográfica explora aspectos de Os Girassóis (1888) e A Noite Estrelada (1889), experimentados na areia, no mar e no céu do Guarujá (SP).
Ficha técnica: Direção geral: Ana Rosa Zucchi | Direção artística e coreografia: Ale Almeida e Ivone Ribeiro | Intérpretes-criadores: Amanda Rodrigues, Ana Beatriz Lourenço, Barbara Marques, Beatriz Correa, Caitlin Novais, Camilly dos Reis, Caroline Victória Nunes, Cleonil Júnior, Eloíza Assis, Ester Assunção, Gabrielly Lopes, Geovanna Nauanny, Heloísa Panta, Íris dos Reis, Isadora Panta, Isadora Paulino, Jamylle Messias, Jéssica Vieira, Larissa Carlota, Letícia Vieira, Maria Clara Moreira, Raíssa Carlota, Yasmin Kathlin, Yasmin Peres | Captação e edição de imagens: Tarcísio Magnusson | Trilha sonora: Faults, Loscil Song 2020, No8 Requiem, The Night Café, Clint Mansell, Blossoming, Chestnut Trees, Clint Mansell.

Bushido - Caminho do Guerreiro
Grupo: Skills Núcleo de Dança - São José do Rio Preto
Orientação: Igor Gasparini
Classificação indicativa: livre
Sinopse: "Bushido - O Caminho do Guerreiro", mescla a Dança Contemporânea e as Danças Urbanas, inspirado na filosofia de vida dos samurais. Nascido de duas principais influências, a existência violenta do samurai é atenuada pela sabedoria e pela serenidade do Confucionismo e do Budismo.
Ficha Técnica: Direção: Charles da Silva Cruz, Riva Martins, Fabiano Marcos | Coreografia: Charles da Silva Cruz| Dançarinos: Ana Celia Nizato, Ana Kawata, Charles da Silva Cruz, Fabiano Marcos, Gabriela Bortoli, Gerson Faria, Giovana Ovidio, Keverson Santos, Letícia Matos, Maycon Ferreira, Riva Martins.

Clarice em gestos
Grupo: Núcleo de Dança Giracorpo - Bauru
Orientação: Luciana Bortoletto
Classificação indicativa: livre
Sinopse: O olhar inaugural para algo que já conhecemos. A revelação daquilo que já é comum. O estranhamento quando não há compreensão. O paradoxo das ideias quando a metáfora se faz presente. O silêncio das palavras quando o gesto é expressivo. Clarice Lispector é um mistério, de atos, cenas e gestos.
Ficha Técnica: Concepção: Merene Lobato | Coreografia: Merene Lobato e Núcleo | Elenco: Beatriz Freitas, Bianca Longhitano, Gabriella Lima, Giovana Pereira, Merene Lobato e Rhafael Mariano|Câmera e Edição: Merene Lobato e Lucia Lobato.

Às 16h20

Live: Frente a frente nos bastidores: Estágio no PQA - Dança
Com Fauston Della Flora e Victor Pessoa| Mediação: Andrea Thomioka
Classificação indicativa: livre
Sinopse: A experiência do estágio em Dança no Programa de Qualificação em Artes, desde os desafios, possibilidades de atuação, até momentos inspiradores da edição, uma partilha da construção de procedimentos artístico-pedagógicos.

Às 16h30

Live: Ritos e passagens: cultura das artes no Brasil
Com Rui Moreira| Mediação: Bia Cerbino
Classificação indicativa: livre
Sinopse: A Cultura das Artes no Brasil está em estado de emergência há algum tempo, mas com a pandemia da Covid-19 em 2020, esse contexto se acentua de maneira aguda. Essa atividade apresenta um breve histórico sobre este estado de coisas, ao discorrer sobre o Plano Nacional de Cultura, um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem nortear o poder público na formulação de políticas. E ainda a discussão desaguando sobre a Lei Aldir Blanc, fruto de um movimento que acabou se transformando num inédito e significativo, sobretudo por sua abrangência territorial, fomento para o setor.

A partir das 17h20

Live: Frente a Frente nos Bastidores com Iluminação Fluida, Sintonia Corpo & Arte, Ò1É, Oficinas Permanentesde Danças Urbanas, Corporarte, Manxs | E os orientadores Eduardo Fukushima, Felipe Assunção, Boogaloo Begins, Kleber Lourenço e Evandro Hegel.
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Grupos e orientadores da edição contam dos desafios e momentos inspiradores, partilhando as reflexões dos processos criativos.

Kuvuka-Afrika Futuris
Grupo: Iluminação Fluida - Taubaté
Orientação: Eduardo Fukushima
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Entre palavras, pandemia, dança, pele e resistência, o coletivo Iluminação Fluida apresenta "Kuvuka-Afrika Futuris". Kuvuka vem da língua Africana Suhaili, que significa atravessamentos, palavra geradora da obra e dos textos que permeiam todo o espetáculo. É Contundente, Ancestral e sem fim.
Ficha Técnica: Direção: Suarrily de França Santos | Assistência de Direção: Poliana Nunes | Bailarinos e Criadores: José Wellington, Luis Agust, Poliana Nunes, Suarriy de França | Música: Dj CrisM.

Rede de Memórias
Grupo: Sintonia Corpo & Arte - São Sebastião
Orientação: Felipe Assunção
Classificação indicativa: livre
Sinopse: espetáculo fala sobre a forma de viver e se relacionar do povo caiçara por meio das memórias de Seu Tião, um caiçara tradicional, contador de estórias, poeta e artesão. Uma viagem pelo tempo, percorrendo a identidade dos moradores do Bairro da Enseada, em São Sebastião. Passado, presente e futuro em movimento.
Ficha Técnica: Direção e concepção: Michelle Nunes | Elenco: Gabriel Augusto, Karla Rocha, Leticia Alves, Renata Nunes, Vitória dos Santos | Produção: U-Atelie | Assistentes de produção: Beatriz Nunes e Fabio Nunes | Participação Especial: Bruno Octaviano Lima e Sebastião Salomão (Seu Tião).

Invisível aos Olhos
Grupo: Ó1É Cia de Dança - Valinhos
Orientadora: Mariana Jorge
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Baseado na obra clássica O Pequeno Príncipe, "Invisível aos Olhos" proporciona uma experiência audiovisual infantil /infanto-juvenil instigando novos olhares e afetos. Apesar de existirem milhares ou milhões, cada um tem a sua devida importância ao ser cativado, criando laços incomparáveis.
Ficha Técnica: Direção e coreografia: Marol Andrade | Intérpretes - Criadores: Ana Cláudia Alves Martins, Cécile Lelu, Flávio Calefi, Francielle Fernandes, Jéssica Ostaneli, Julia Galvão, Lívia Porto, Nandara Davoli, Priscila Ribeiro, Yasmin Almeida | Trilha sonora: Tricoma | Filmagem: Ó1É Cia de Dança e Lúmen Studio | Edição e direção de fotografia: Lúmen Studio.

Tim Tim
Grupo: Oficinas Permanentes de Danças Urbanas da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos | Orientação: Tiago Silva Meira
Classificação indicativa: livre
Sinopse: O espetáculo se passa em um bar onde acontecem as relações e crises amorosas, diversão, extravagancia, criações, neura em relação à religião e o pico de sucesso.
Ficha Técnica: Direção: Alexandre Cardoso | Coreografia: Ronaldo Borges, Jonathan Rosa, Junio Henrique, Dudu e Xandao | Elenco: Alexandre Cardoso, Jeferson Eduardo, Ronaldo Borges, Jhonatan Rosa, Junio Henrique, Gabriela Inácio, Nathan Lima, Brenda Thomaz, Victoria Nogueira, Thiago Oliveira, Igor Andrade, Laura Lais, Guilherme Poma, Felipe Campos, Ludmilla Rocha, Ingrid Beatriz | Filmagem: Guilherme Oliveira | Edição: Guilherme Oliveira e Junio Henrique Figurino: Guilherme Poma | Apoio: Secretaria de Cultura de Ourinhos.

Janelas
Grupo: Cia Corporarte - São Bernardo do Campo
Orientação: Kleber Lourenço
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Janelas? São aquelas que se destinam a proporcionar iluminação e ventilação ao seu interior. Já nelas podemos ver por elas. Espiar, invadir e expor os corpos que se mexem, se movimentam, se expressam. O que você faz quando está só? Quem sou eu no agora? E você, o que quer me dizer com isso?
Ficha Técnica: Direção coreográfica: Paloma Natacia | Figurino: Cia Corporarte | Trilha sonora: Daniel Agabitti | Intérpretes/criadores: Fernanda de Sousa Coelho Ruy, Ana Caroline Santos do Nascimento, Victor Mendes Santos, Jenifer Cardoso Klingel, Pedro Paulo Rosetti Fontana.

Bem vindo ao Bailim
Grupo: Manxs - Rio Claro
Orientação: Evandro Hegel
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Espetáculo (trailer) que fará o convite a todas as pessoas a adentrarem e conhecerem a cena cultural Ballroom, e por meio dela refletir sobre os estereótipos ditados e impostos à comunidade LGBT, tudo de uma forma cômica e por um viés de inversão de valores.
Ficha Técnica: Roteiro e Direção: Manxs | Edição: LuisAfF | Produção: Manxs; Leandro Malazarte| Fotografia: Paula Caldas | Apoio: Nathalia Machado; Cia Passarinhar; A'morasDance; Wangora | Trilha Sonora: DJ Chassi | Coorientadora: Eduarda Kona Zion.

Às 19h

Live: Dança: duas artistas do Brasil
Com Marika Gidali e Cassi Abranches | Mediação: Cássia Navas
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Num encontro entre duas artistas do Brasil, articulam-se duas identidades em arte. As artistas singulares encarnam pensamento em ação de dança. A partir de duas trajetórias - lugar de fala mesclado a lugar de escuta -, duas bailarinas, criadoras e diretoras entretecem discursos sobre identidades que partem de construções históricas singulares e nos colocam em tempos diferentes.
Singularidade e diferenças as unem, mas também um mesmo tempo e espaço - o atual. São veias da dança que se entrelaçam, adensando-se o corpo/campo da nossa arte. Uma convocação à história do feminino em dança se estabelece, espraiando-se em futuros para muitas (e muitos, muites).

A partir das 20h

Minidoc "B.XU - Uma encruzilhada em nós"
Grupo: Funk-E | Campinas
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Um documentário de Obra, de Corpos e Vidas. Permeando o Espetáculo B.XU, chegamos nessa encruzilhada de informações, desejos, lutas e fazeres da arte e da vida que habita nós. Afinal, que bicho somos nós?
Ficha Técnica: Intérpretes-criadores: Carla Ramos, Jhany Grecia, Maicon Douglas, Pedro Guilherme, Vitória Gomes, Victor Sartori. | Direção e figurino (espetáculo): Gi Sartori | Orientação: Kleber Lourenço| Filmmaker e Edição: Gabriel Monteiro |Fotógrafo: Gabriel Cavassam

Às 20h15

Live: Frente a frente nos bastidores: Funk-E, Soniquete Arte Flamenca e Cia de Dança Rit´s
Com Mariana Abreu, Gi Sarpe e Ane Fructuoso | Mediação: Lívia Seixas
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Os grupos convidados para a Circulação (orientação em difusão de trabalhos produzidos com o Programa de Qualificação em Artes) contam sobre a experiência e desafios sobre a apresentação e adaptação de trabalhos cênicos para ambientes remotos.

A partir das 20h30

À Deriva em Tempos Remotos
Grupo: Cia de Dança Rit's - Tatuí
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Em tempos de pandemia como sobreviver ao caos? Como romper barreiras e reinventar novas maneiras de se viver? Como superar as perdas? Medos? Incertezas? Como acreditar que a vontade do viver seja maior do que o medo de morrer? À Deriva é sobre a urgência de corpos em busca de sobrevivência.
Ficha Técnica: Direção: Anelissa Fructuoso | Intérpretes: Amanda Godinho, André Kaires, Anelissa Fructuoso, Gabriela Almeida e Vivian Rodrigues | Produção: Monica Aranha | Música: Bach – Goldberg | Iluminação: Renan Benavides | Edição: Thiago Leite

FlamencoBio
Grupo: Soniquete Arte Flamenca - Campinas
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Este espetáculo de dança flamenca tem como tema a condição feminina na contemporaneidade. Parte de depoimentos das intérpretes acerca desta questão e de danças solo e de grupo, acompanhadas de sons orquestrados pelas mesmas, convida os espectadores a experienciarem uma atmosfera de coletividade e suporte mútuo.
Ficha Técnica: Direção: Mariana Abreu | Elenco: Carla Abrahão, Clarita Sosa, Mariana Abreu e Priscila Nery| Audiovisual: Vitor Damiani