Programa CCBB Educativo SP realiza oficina no Dia Mundial da luta contra o câncer na infância

Fevereiro 05, 2020

No Dia Mundial da Luta Contra o Câncer na Infância, 15 de fevereiro, o Programa CCBB Educativo SP promove uma oficina artística para toda a família com o artista Tiago Judas. Na atividade, Judas convida o público a desenhar em uma folha em branco. A partir da imagem formada, é aberta uma conversa sobre a liberdade do processo criativo e sobre o desenho como uma forma de expressão.

No primeiro momento os participantes se concentram no branco do papel, e ao escutar as instruções, fazem um gesto rápido e contínuo sobre ele com pincel e tinta preta. No segundo momento, apreciando o registro do gesto gravado com tinta no papel, examinam o que mais cabe naquele espaço: Que cor? Que forma? Qual a sua relação com esse desenho?

Depois dessa reflexão inicial, cada participante continua seu trabalho, lidando com as variadas possibilidades do desenho e com o tempo para a sua finalização. A ideia é levantar uma reflexão sobre como encarar um papel em branco com o objetivo de se expressar é um exercício de se fazer visível para os outros, e principalmente, a si próprio.

A produção artística de Tiago Judas inclui desenhos, objetos e vídeos, além de histórias em quadrinhos. Desde 2000, o artista tem exibido em importantes instituições culturais brasileiras e também participou de mostras com trabalhos em países como Alemanha, Áustria, Espanha, Estados Unidos e Peru. Em 2016 lançou pela Editora Veneta o livro 'Hídrico', uma coletânea de algumas de suas melhores histórias em quadrinhos de 1998 a 2015.

O Programa CCBB Educativo SP também tem outras quatro atividades dedicadas ao público infanto juvenil no mês de fevereiro. Todas elas fazem parte do projeto Lugar de Criação, que acontece todos os fins de semana e feriados. Os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte. É um espaço em que a equipe de educadores recebe o público e atua também no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com os conteúdos da exposição.

Programa CCBB Educativo SP

As ações do programa CCBB Educativo SP estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não governamentais.

Programação:

Dia Mundial da luta contra o câncer na infância (atividade extra)

Oficina com o artista convidado Tiago Judas
15 de fevereiro (sábado) - 16h
Duração: 2h
Local: mezanino e auditório

De um ponto ao outro existe um traço, e assim começa o desenho. No primeiro momento dessa atividade os participantes se concentram no branco do papel, e ao escutar as instruções, fazem um gesto rápido e contínuo sobre ele com pincel e tinta preta. No segundo momento, apreciando o registro do gesto gravado com tinta no papel, examinam o que mais cabe naquele espaço: que cor? Que forma? Qual a sua relação com esse desenho? Gosta de desenhar? Gosta de ver desenho? Desenhava, mas parou? Em que lugares o desenho continua presente em sua vida? Como ver esse equilíbrio de cores e formas surgir no desenho? A atividade propõe uma conversa aberta a respeito da liberdade dos gestos entre as observações que são feitas pelos participantes. Depois dessa reflexão inicial, cada participante continua seu trabalho, lidando com as variadas possibilidades do desenho e com o tempo para a sua finalização. Encarar um papel em branco com o objetivo de se expressar é um grande exercício de se fazer visível para os outros, e principalmente, a si próprio. Esta atividade é destinada às crianças e suas famílias, e pela escuta, faz valer como uma oportunidade de diálogo e apoio mútuo, uma proposta artística e educativa inspirada por intenções de afeto e sentimentos que envolvem a nossa atenção, carinho, aceitação, compreensão, amizade e amor. Para a ocasião, haverá agendamento voltado a grupos especifícos.

A produção artística de Tiago Judas inclui desenhos, objetos e vídeos, além de histórias em quadrinhos. Desde 2000, Judas tem exibido em importantes instituições culturais brasileiras e também participou de mostras com trabalhos em países como Alemanha, Áustria, Espanha, EUA e Peru. Em 2016 lançou pela Editora Veneta o livro 'Hídrico', uma coletânea de algumas de suas melhores histórias em quadrinhos de 1998 a 2015. Judas também tem publicado como ilustrador em jornais, revistas e editoras, além de atuar também como educador. Desde 2001 vem realizando oficinas de arte em centros culturais e museus, como na rede Sesc, Museu da Imagem e do Som, Paço das Artes, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Fábricas de Cultura, e mais outros projetos.

Lugar de Criação

Sábados, domingos e feriados – de 10h às 12h e de 12h às 14h

Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte. É um espaço em que a equipe de educadores recebe o público e atua também no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com os conteúdos da exposição.

Lugar de Criação - Como nasce uma obra de arte? - Matrizes do Brasil

1 de fevereiro (sábado) - às 10h e às 14h
2 de fevereiro (domingo) - às 10h e às 14h
29 de fevereiro (sábado) – às 10h e às 14h

Duração de cada sessão: 2h
Local: mezanino

Tendo em vista a vasta diversidade de fluxos imigratórios e migratórios que compõem a população brasileira, esse Lugar de Criação tem por objetivo instigar, através da linguagem da xilogravura, o olhar do público aos deslocamentos e trajetórias que resultam na ocupação desse território. Partindo da grande quantidade de imagens impressas na arte brasileira a partir do século XIX, com a oportunidade de estabelecer um contato com a impressão de matrizes de xilogravura, convidamos o público a pensar possíveis composições dessas figuras e experimentar essa vivência com a impressão de matrizes em tinta acrílica a fim de pensar suas próprias matrizes e raízes.

Lugar de Criação - Desde pequeno - Minha jangada vai sair. Pra onde?

8 de fevereiro (sábado) - às 10h e às 14h
9 de fevereiro (domingo) - às 10h e às 14h

Duração de cada sessão: 2h
Local: mezanino

Pra que serve um barco? E uma jangada? Uma canoa você sabe, não sabe? A gente usa pra levar e trazer coisas e pessoas. Quando decidimos para onde queremos ir, nós devemos pensar também de que forma iremos. Se o nosso único meio de transporte fosse pela água, como ele teria que ser pra nos levar aonde precisamos chegar? Nessa atividade, o Programa CCBB Educativo convida a todos e todas a produzir barquinhos que nos levem de volta as nossas memórias possibilitando a construção de outras mais.

Lugar de Criação Especial - Trocação de Histórias - Derivas da Memória

15 de fevereiro (sábado) - às 10h, às 12h e às 14h
16 de fevereiro (domingo) - às 10h e às 14h

Duração de cada sessão: 2h
Local: mezanino e ambiente externo

Para esta edição do Derivas da Memória o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público para uma conversa sobre o processo histórico e social do centro de São Paulo desde o período colonial até o apogeu do café no Estado, mediadas por imagens e narrativas de pessoas e lugares, que resultará na construção coletiva de uma cartografia da memória pelos participantes.

Lugar de Criação - Eu faço meu brinquedo - Risca, Listra, Lista, Traço e Risco

22 de fevereiro (sábado) - às 10h e às 14h
23 de fevereiro (domingo) - às 10h e às 14h

Duração de cada sessão: 2h
Local: mezanino

Todos os dias criamos, inventamos e contamos histórias. Através destas, o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público a brincar com essas memórias a partir de imagens que trazem relações com o imaginário coletivo ou individual, podendo assim construir um bordado coletivo com suas diversas formas e possibilidades.

Serviço:

Local:CCBB SÃO PAULO - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo