Profissionais debatem futuro na cultura neste fim de semana

Dezembro 06, 2017

No próximo dia 09 de dezembro, São Paulo irá debater a cultura sob a ótica da tecnologia, da inovação e da inteligência coletiva, através do evento “O Futuro na Cultura”. O projeto apresenta atividades gratuitas e abertas ao público, das 10h às 19h, na sede da Secretaria da Cultura do Estado. São palestras, debates e intervenções artísticas com participação de renomados pesquisadores e especialistas em tecnologia, comunicação e artes que, juntos, irão discutir e pensar novos caminhos para a construção da ponte entre a inovação e o futuro da cultura. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Estão confirmados nos debates e palestras nomes como André Deak, coordenador do "Liquid Media Lab" e professor da ESPM; Fatima Pissarra, diretora geral da "Vevo Brasil"; Bruno Assami, diretor executivo da "Unibes Cultural"; Fabio Seixas, co-fundador do "Panda Criativo" e do "Festival Path" e Georgia Guerra-Peixe, curadora da plataforma "ATRAVES".

Paralelamente aos debates e palestras, no dia 08 de dezembro, a partir das 16h, ocorre outra iniciativa inédita na cultura paulista: o “Hackultura - Desafio Agenda Cultural”, que reunirá hackers, especialistas em desenvolvimento de software e agentes culturais em equipes que irão desenvolver soluções que possam ser integradas à plataforma SP Estado da Cultura, plataforma colaborativa de mapeamento desenvolvida pelo Instituto TIM, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, que facilita a divulgação e a transparência das iniciativas culturais realizadas no território paulista.

Os participantes do hackathon, ou maratona de programação, seguirão um roteiro que inclui planejamento, desenho das telas, desenvolvimento, publicação e apresentação. Uma bancada de especialistas convidados irá avaliar os projetos, que serão premiados em três categorias: melhor ideia, melhor protótipo funcional e melhor protótipo não funcional.

Serviço
O Futuro na Cultura
Data: 09 de dezembro
Horário: das 10h às 19h
Gratuito
Hackultura – O Hackathon da Cultura
Data: De 08 a 09 de dezembro
Horário: A partir das 16h do dia 08 de dezembro, até às 19h do dia 09 de dezembro
Inscrições através do site
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Rua Mauá, 51 – Luz

Fonte: http://www.cultura.sp.gov.br/secretaria-da-cultura-do-estado-reune-artistas-produtores-programadores-e-designers-para-debater-inovacoes-e-tecnologias-no-futuro-da-cultura/