Professor e linguista americano George Yúdice fala sobre processos de inovação de espaços culturais no Sesc

Agosto 28, 2018

Diretor do Departamento de Línguas e Culturas Modernas da Universidade de Miami, o professor e linguista americano George Yúdice ministra palestra no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc no dia 31 de agosto. Na ocasião, Yúdice fala sobre os processos de inovação de espaços culturais que acolhem pessoas para colaborar em ações e diferentes realizações, apresentando como exemplos o MediaLab-Prado em Madri, Espanha, e a Casa Gallina na Cidade do México, abordando como essas iniciativas podem inspirar transformações em instituições convencionais.

A conferência explora ações que buscam a inovação a partir da concepção de espaços e processos nos quais pessoas de diferentes perfis profissionais, status social ou origens étnico-raciais colaboram através das suas diferenças para engendrar singulares modos de criar e realizar ações em dois centros culturais.

No Media Lab-Prado em Madri, Espanha, as colaborações do público são diversas, como o desenvolvimento de protótipos tecnológicos para fomento da participação cidadã em questões sociais da municipalidade. Na Casa Gallina, na Cidade do México, o centro cultural é apropriado pelos moradores do bairro que o utilizam como catalizador para ações que favoreçam a melhora da qualidade de vida no entorno. Embora não se trate de espaços artísticos, certos modos de fazer que são aplicados acabam por indicar correlação com dimensões artísticas. Ambos os espaços não são caracterizados como museu ou centro cultural e não correspondem a espaços institucionais tradicionais, mas inventaram outro tipo de institucionalidade que pode ajudar a transformar instituições convencionais.

Serviço: Para um novo paradigma institucional
Data: 31 de agosto de 2018
Horário Das 10h às 12h
Valor: R$ 15,00
Censura: 16 anos
Local: Centro De Pesquisa e Formação do Sesc - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar

Fonte: Sesc