Produção de tinta a partir de alimentos, dança flamenca e cantigas tradicionais são algumas das atividades do IC para Crianças

Novembro 06, 2020

O IC para Crianças segue nesta semana com a programação composta de vivencias musicais, quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, aulas de criação, às terças-feiras, de dança, aos domingos, e Expedição Brasiliana toda sexta-feira. Elas podem ser acessadas tanto pelo site quanto no Youtube do Itaú Cultural. Todos os conteúdos, desde o início do projeto, em maio deste ano, estão disponíveis na integra, para serem acessados a qualquer momento nestes endereços eletrônicos. Segue abaixo a grade entre os dias 6 e 10 de novembro.

Expedição Brasiliana

Fazendo Tintas e Materiais Artísticos é o nome do sexto episódio da segunda temporada de Expedição Brasiliana, que vai ao ar no dia 6 de novembro (sexta-feira). Nele, os educadores do Itaú Cultural mostram que o ateliê tem muito em comum com a cozinha, pois a criação artística se cruza, em vários aspectos, com as produções gastronômicas. Partindo desse pressuposto, como criar tintas e outros materiais artísticos a partir de coisas da natureza ou encontradas em casa, como alimentos e produtos recicláveis, serão explorados. O episódio resgata o desenvolvimento das técnicas artísticas, muito presentes na Coleção Brasiliana, na qual a série é inspirada. Ela reúne um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país, desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando diferentes histórias do Brasil.

Cada vídeo é acompanhado de material complementar, publicado no site do Itaú Cultural, que aprofunda e expande as temáticas apresentadas, além de três ilustrações que têm a ver com a temática do episódio. Ficam disponíveis, também, páginas para baixar, como, no caso deste episódio, uma tabela com espaço para anotar a receitas e fazer testes com as tintas produzidas. Cada vídeo tem em média 15 minutos de duração, com transmissão em Libras e com legendas. Todo o conteúdo é produzido pelos educadores da organização.

Vivências Musicais

Em sua segunda aula, no dia 9 de novembro (segunda-feira), o diretor, ator, músico, compositor, pesquisador da cultura brasileira e fundador da Trupe Trupé, Felipe Edmo, explora os diversos timbres que podem ser produzidos por grãos quando colocados em diferentes recipientes, como potes e garrafas PET. Ele propõe brincar de peneirar e batucar utilizando a cantiga tradicional Macaco Pisa o Milho.

Dança

Dom Quixote é a inspiração da educadora e bailarina Viviane Fontes, no dia 8 de novembro (domingo). O consagrado personagem levará o público até sua terra natal, a Espanha. Lá Viviane explora um pouco a cultura musical e dançante do país, trabalhando a percepção de ritmo e lateralidade. A coreografia final terá inspiração na música flamenca e nas touradas.

Criação

A designer Estéfi Machado, no dia 10 de novembro (terça-feira), encerra sua participação no projeto fazendo cada uma das fases da lua a partir de uma caixa de fósforos. Na próxima semana, quem assume as aulas de criação é o artista visual e educador Gustavo de Magalhães. Ele explorará possibilidades de se trabalhar o movimento a partir de dobras, cortes e colagens com papel.

Sobre os professores

Estéfi Machado é designer, crafiteira, cenógrafa, fotógrafa e escritora. Há oito anos criou um blog que compartilha ideias de brincadeiras entre adultos e crianças para inspirar os pais a se conectarem com seus filhos. É também autora de O Livro da Estéfi, publicado pela Cia das Letrinhas.

Filipe Edmo é diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Atou como professor de música, dança e teatro em diversas escolas e instituições pela capital paulista e grande São Paulo. Fundador da Trupe Trupé, grupo de música infantil, já compôs e gravou com diversos nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna e Palavra Cantada. Integrou a equipe do Instituto Brincante como artista e educador e fundou a Fervo Produções, uma produtora especializada na pesquisa e difusão das manifestações populares brasileiras. Junto a Paulo Tatit (Palavra Cantada) criou o projeto Siricutico, uma série de oficinas que em 2020 transformou-se em shows, vídeos e muitas músicas e brincadeiras inéditas de autoria da dupla.

Viviane Fontes é arte-educadora, atriz e bailarina. Através do teatro e da dança, constrói suas aulas inspirada por estes universos. Antes de mergulhar na licenciatura, trabalhou dançando em companhias e viajou por diversas cidades do Brasil conhecendo diferentes modalidades e estilos. Isso fez com que ela enxergasse a vontade das pessoas em se relacionar e respeitar as naturalidades corporais e suas expressões. Assim, uniu seu conhecimento técnico e as necessidades individuais resultando no prazer pelo movimento. Tornar a dança uma experiência prazerosa é o principal foco de Viviane.

Serviço

IC para crianças

https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Com vídeos postados sempre às 11h

Dia 6 de novembro (sexta-feira)
Expedição Brasiliana
Com os educadores do Itaú Cultural
Classificação Indicativa: Livre

Dia 8 de novembro (domingo)
Aulas de Dança
Com Viviane Fontes
Classificação Indicativa: Livre

Dia 9 de novembro (segunda-feira)
Aulas de Música
Com Felipe Edmo
Classificação Indicativa: Livre

Dia 10 de novembro (terça-feira)
Aulas de Criação
Com Estéfi Machado
Classificação Indicativa: Livre

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php