Técnicos da Fundação
Procon-SP orientam sobre os cuidados para comprar pela internet
Dezembro
10, 2001
Quem prefere a comodidade de
comprar pela internet deve tomar cuidado dobrado. A recomendação é da Fundação
Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
A primeira dica é checar com detalhes o valor das despesas com frete e as
eventuais taxas adicionais. Se o produto estiver em sites desconhecidos,
procure verificar os responsáveis pela homepage e informar-se com pessoas que
já efetuaram compras pelo site.
O cliente deve optar por boleto bancário e evitar o uso de cartões de crédito,
vinculando o pagamento à entrega do produto ou serviço. O Código de Defesa
do Consumidor (CDC) estabelece que as compras realizadas fora do
estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias (prazo de
reflexão).
É importante confirmar detalhadamente a especificação, marca, cor e tamanho
do produto a ser adquirido. Na hora do recebimento da mercadoria, é necessário
verificar se tudo está de acordo com o que foi pedido. Se houver alguma
irregularidade, o produto deve ser devolvido, especificando-se na nota de
entrega o tipo de problema. O CDC estabelece um prazo de 30 dias para reclamações
sobre vícios aparentes ou de fácil constatação para produtos não duráveis
e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do
problema.
Vale lembrar que os sites hospedados fora do Brasil seguem as normas
estabelecidas nos países de origem. O consumidor nunca deve deixar de exigir
a nota fiscal.
Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas ao Procon, por meio do:
- Atendimento telefônico 1512 e
- Poupatempo Itaquera (Metrô Corinthians-Itaquera),
- Poupatempo Sé (Praça do Carmo s/nº) e
- Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258).
- Site: www.procon.sp.gov.br
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