Técnicos da Fundação
  Procon-SP orientam sobre os cuidados para comprar pela internet
  Dezembro
  10, 2001
  Quem prefere a comodidade de
  comprar pela internet deve tomar cuidado dobrado. A recomendação é da Fundação
  Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
  
  A primeira dica é checar com detalhes o valor das despesas com frete e as
  eventuais taxas adicionais. Se o produto estiver em sites desconhecidos,
  procure verificar os responsáveis pela homepage e informar-se com pessoas que
  já efetuaram compras pelo site.
  
  O cliente deve optar por boleto bancário e evitar o uso de cartões de crédito,
  vinculando o pagamento à entrega do produto ou serviço. O Código de Defesa
  do Consumidor (CDC) estabelece que as compras realizadas fora do
  estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias (prazo de
  reflexão).
  
  É importante confirmar detalhadamente a especificação, marca, cor e tamanho
  do produto a ser adquirido. Na hora do recebimento da mercadoria, é necessário
  verificar se tudo está de acordo com o que foi pedido. Se houver alguma
  irregularidade, o produto deve ser devolvido, especificando-se na nota de
  entrega o tipo de problema. O CDC estabelece um prazo de 30 dias para reclamações
  sobre vícios aparentes ou de fácil constatação para produtos não duráveis
  e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do
  problema.
  
  Vale lembrar que os sites hospedados fora do Brasil seguem as normas
  estabelecidas nos países de origem. O consumidor nunca deve deixar de exigir
  a nota fiscal.
  
  Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas ao Procon, por meio do:
  - Atendimento telefônico 1512 e
  - Poupatempo Itaquera (Metrô Corinthians-Itaquera),
  - Poupatempo Sé (Praça do Carmo s/nº) e
  - Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258).
  - Site: www.procon.sp.gov.br
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