Pró-Sangue promoverá semana dedicada ao doador de sangue

Novembro 21, 2018

Novembro é bem representativo para a hemoterapia brasileira. No 25º dia do mês se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma data instituída pelo decreto 53.988 em 1964 para homenagear as pessoas que se engajam na nobre causa de salvar vidas com o seu sangue.

Para comemorá-la a Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador de Sangue 2018, que acontecerá de 21 a 24 de novembro. Trata-se de um evento que pretende não só prestar um tributo aos doadores como também aquecer a coleta de bolsas.

Isso porque os estoques da Pró-Sangue estão bem críticos. As reservas encontram-se 50% abaixo do patamar indicado. E para que o sangue não venha a faltar para quem precisa, é preciso reverter essa situação urgentemente. Afinal, a Fundação abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Estado de São Paulo.

Como doar - Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale reforçar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação. Só lembrando que de segunda a sexta-feira, o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18h de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes. Aos sábados, o atendimento está limitado a 500 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, em frente ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse:
www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.html
Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na capital e região metropolitana de São Paulo.

Fonte: Fundação Pró-Sangue