Priscila Jácomo traz para o palco Palhaçaria com Acessibilidade Integrada

Setembro 04, 2025

Após quase uma década de circulação no Brasil e no exterior, o solo S.O.S. Quase Tudo, criado e interpretado pela palhaça Priscila Jácomo, ganha em 2025 uma nova versão: S.O.S. QUASE TUDO (DE OUTRO JEITO!). A montagem estreia em setembro em São Paulo e traz como principal novidade a integração da acessibilidade ao jogo cênico. As apresentações acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, sábado e domingo, às 16h, no Teatro Paulo Eiró e 20 e 21 de setembro, sábado e domingo, às 16h, no Teatro Alfredo Mesquita. Em outubro e novembro, o espetáculo segue em circulação gratuita por outros espaços da cidade.

O processo de recriação envolve uma equipe diversa e especializada: a audiodescritora Andreia Paiva, a consultora em audiodescrição e pessoa com deficiência visual Cristiana Cerquiari, o ator e arte-educador surdo Bruno Ramos da Silva, os intérpretes de Libras Fabiano Campos e Elaine Sampaio e o técnico de som e luz Bruno Garcia. Juntos, ao lado de Priscila Jácomo, eles repensam a dramaturgia e exploram novas formas de integrar luz, som, gesto, palavra e tradução em cena, de modo que a acessibilidade seja parte orgânica da obra e não apenas um recurso adicional.

Em cena, a personagem central – uma bruxa-palhaça-sensitiva – recebe pedidos de ajuda e inventa rituais inusitados para solucionar problemas pessoais e coletivos. Entre pós mágicos, danças e travessias, surge um desafio maior: o planeta está torto, e só a coletividade poderá endireitá-lo. Para a nova versão, foi até mesmo criado um sinal em Libras exclusivo para designar essa figura híbrida, a “bruxa-palhaça”, reforçando o caráter inovador da proposta.

Brincar com as diferenças
O espetáculo nasce do diálogo da artista com indígenas do Povo Kariri Xocó, indígenas do Povo Krahô e indígenas do Povo Guarani Mbya. Há dez anos, Priscila pesquisa os “fazedores de riso” indígenas, compreendendo a palhaça como uma conectora de diversidades, capaz de honrar diferentes formas de viver e perceber o mundo. Essa perspectiva atravessa S.O.S. QUASE TUDO (DE OUTRO JEITO!): a bruxa-palhaça que atende pedidos de ajuda é também uma ponte entre universos, convidando o público a enxergar problemas e soluções por prismas distintos, a partir da lógica do coletivo e da pluralidade de olhares.

“O maior risco e também a maior beleza deste processo é assumir que a acessibilidade não está do lado de fora, mas pode nascer junto com a dramaturgia e a cena. Estamos descobrindo, em cada ensaio, como brincar com essas diferenças sem hierarquizá-las”, afirma Priscila Jácomo.

Além das apresentações, o projeto prevê ações formativas: os bate-papos Tongos e Tongas: os atrapalhados do Povo Guarani Mbya, coordenados por Kuaray Lucas e Ara Mirim, indígenas Guarani Mbya, e A palhaça juruá-cupê-cabeça seca, conduzido por Priscila Jácomo. Também estão programadas exibições acessíveis do documentário O Riso da Mata, seguidas de conversa com a artista.

O espetáculo criado em 2016 já percorreu o Equador, o interior de São Paulo e festivais nacionais, além de ter sido adaptado para versão online durante a pandemia. Agora, em 2025, renasce com a missão de expandir sua potência poética e política, honrando dez anos de pesquisa de Priscila junto a povos indígenas e reafirmando a palhaça como “conectora de diversidades”.

Serviço:
S.O.S. QUASE TUDO (DE OUTRO JEITO!)
Livre | 60 minutos | Ingressos gratuitos | Acessível em Libras.

13 e 14 de setembro, sábado e domingo, 16h (sessão do dia 13 de setembro acessível em audiodescrição).
Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo.

20 e 21 de setembro, sábado e domingo, 16h. (sessão do dia 21 de setembro acessível em audiodescrição).
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo.

Ficha Técnica:
Atuação e Texto: Priscila Jácomo | Direção Técnica e Criação em Sonorização e Iluminação: Bruno Garcia | Ator Surdo e Consultoria em LIBRAS: Bruno Ramos | Criadores-Intérpretes de LIBRAS: Fabiano Campos e Elaine Sampaio | Criadora-Audiodescritora: Andreia Paiva | Consultoria em Audiodescrição: Cristiana Cerquiari | Consultoria em audiodescrição e acessibilidade comunicacional: Livia Motta. Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta.

S.O.S. Quase Tudo – primeira versão
Criação e Dramaturgia: Priscila Jácomo e Ricardo Puccetti | Atuação e Texto: Priscila Jácomo | Direção: Ricardo Puccetti | Trilha Sonora Original: Francisco Valdivieso | Iluminação: Eduardo Albergaria.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nossa Senhora da Pauta

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php