Primeira obra encenada ao vivo pelo Zoom, Pandas tem temporada prorrogada até final de agosto

Agosto 07, 2020

Solidão, medo, angústia... Em algum momento de 2020, praticamente todos passamos por um desses sentimentos. Dessas emoções misturadas, e da inquietude das mentes do diretor Bruno Kott e dos atores Mauro Schames e Nicole Cordery (elenco), nasceu o projeto Pandas, ou Era Uma Vez em Frankfurt.

A peça é online e ao vivo, feita com os artistas isolados em suas próprias casas, com interação apenas pela plataforma Zoom e anuncia agora a sua terceira temporada: de 17 de julho a 30 de agosto, às sextas e sábados, às 20h.

Com vasta experiência nos palcos, Mauro Schames, Nicole Cordery (elenco) e Bruno Kott (direção e dramaturgismo) deram seus primeiros passos para o projeto em abril. Mauro apresentou o texto a Nicole e tiveram a ideia de fazer esse projeto para um edital. Juntos, fazendo a leitura do texto, Mauro sugeriu Bruno para a direção. Embora Nicole não o conhecesse, topou o desafio de ser dirigida 100% online. O mais irônico disso tudo? Os três ainda não se encontraram ao vivo até hoje, e não têm planos para isso.

Mas como manter a teatralidade inerente ao texto estando a um palmo de uma câmera? Começaram longos ensaios diários, estudos de texto, pesquisa de linguagem, e junto com tudo isso, crise dos atores e medo da capacidade de se adequar a tantas mudanças. Mas o medo deu vazão à vontade de criar.

Kott chegou com uma proposta de diminuir o texto (a apresentação tem 40 minutos de duração), trouxe conhecimentos tecnológicos e uma proposta estética para a história. O diretor estudou exaustivamente todas as funcionalidades do Zoom e descobriu as melhores formas de usar o aplicativo para criar o storytelling. A arte venceu, e sentindo que a discussão sobre criar em tempos de pandemia é muito forte e necessária, o projeto não podia mais parar.

A experiência é uma adaptação do texto teatral A História dos Ursos Pandas Contada por um Saxofonista que Tem uma Namorada em Frankfurt, do dramaturgo romeno Matéi Visniec. Esse também foi um dos processos da peça, a autorização para encenação nesse formato do autor do texto. Matéi respondeu prontamente e elogiou a peça como uma forma de resistência artística.

Matéi tornou-se um dos autores contemporâneos mais encenados do mundo. Formado em história e filosofia da Universidade de Bucareste. Seus textos, sempre absurdos, exploram o questionamento sobre a "realidade" e nossos padrões sociais e existenciais. Atualmente, vive em Paris e trabalha como jornalista no Radio France Internationale.

Sinopse

A peça conta a história de um casal de desconhecidos que acorda na mesma casa. Ambos trazem apenas fragmentos da noite anterior e precisam um do outro para montar esse grande quebra-cabeça de sentimentos e memórias. Dialogando através do humor e da mistura de elementos da cultura pop, internet, teatro e cinema com o nosso presente, a adaptação do texto traz esta tensão iminente que nos restringe a uma quarentena.

Para assistir, é necessário fazer o download do aplicativo Zoom (a equipe indica que seja no computador, mas no celular também funciona) e comprar o ingresso aqui. No dia da apresentação, o link ficará disponível no site e direcionará automaticamente para a plataforma Zoom. É necessário entrar 15 minutos antes para ser recebido pelo diretor na sala com as recomendações.

Os microfones do público ficam ligados – assim é possível acompanhar a reação da plateia. Enquanto isso, Mauro e Nicole estão, cada um em sua casa, fazendo alongamento, aquecimento, limpeza vocal e maquiagem. Toca o terceiro sinal, todos com os celulares desligados em um lugar silencioso e a experiência teatral se (re)inicia.

Ficha técnica

Texto: Matéi Visniec
Direção e dramaturgismo: Bruno Kott
Elenco: Mauro Schames e Nicole Cordery

Serviço

Até 30 agosto, às 20h
Na Plataforma Zoom
Ingressos aqui: R$ 20,00
(Para assistir à experiência, é necessário baixar o aplicativo Zoom no seu computador. Depois, é só reservar o seu ingresso e seguir as instruções).
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 14 anos