Primeira obra encenada ao vivo pelo Zoom, Pandas tem temporada prorrogada até final de agosto

Agosto 07, 2020

Solidão, medo, angústia... Em algum momento de 2020, praticamente todos passamos por um desses sentimentos. Dessas emoções misturadas, e da inquietude das mentes do diretor Bruno Kott e dos atores Mauro Schames e Nicole Cordery (elenco), nasceu o projeto Pandas, ou Era Uma Vez em Frankfurt.

A peça é online e ao vivo, feita com os artistas isolados em suas próprias casas, com interação apenas pela plataforma Zoom e anuncia agora a sua terceira temporada: de 17 de julho a 30 de agosto, às sextas e sábados, às 20h.

Com vasta experiência nos palcos, Mauro Schames, Nicole Cordery (elenco) e Bruno Kott (direção e dramaturgismo) deram seus primeiros passos para o projeto em abril. Mauro apresentou o texto a Nicole e tiveram a ideia de fazer esse projeto para um edital. Juntos, fazendo a leitura do texto, Mauro sugeriu Bruno para a direção. Embora Nicole não o conhecesse, topou o desafio de ser dirigida 100% online. O mais irônico disso tudo? Os três ainda não se encontraram ao vivo até hoje, e não têm planos para isso.

Mas como manter a teatralidade inerente ao texto estando a um palmo de uma câmera? Começaram longos ensaios diários, estudos de texto, pesquisa de linguagem, e junto com tudo isso, crise dos atores e medo da capacidade de se adequar a tantas mudanças. Mas o medo deu vazão à vontade de criar.

Kott chegou com uma proposta de diminuir o texto (a apresentação tem 40 minutos de duração), trouxe conhecimentos tecnológicos e uma proposta estética para a história. O diretor estudou exaustivamente todas as funcionalidades do Zoom e descobriu as melhores formas de usar o aplicativo para criar o storytelling. A arte venceu, e sentindo que a discussão sobre criar em tempos de pandemia é muito forte e necessária, o projeto não podia mais parar.

A experiência é uma adaptação do texto teatral A História dos Ursos Pandas Contada por um Saxofonista que Tem uma Namorada em Frankfurt, do dramaturgo romeno Matéi Visniec. Esse também foi um dos processos da peça, a autorização para encenação nesse formato do autor do texto. Matéi respondeu prontamente e elogiou a peça como uma forma de resistência artística.

Matéi tornou-se um dos autores contemporâneos mais encenados do mundo. Formado em história e filosofia da Universidade de Bucareste. Seus textos, sempre absurdos, exploram o questionamento sobre a "realidade" e nossos padrões sociais e existenciais. Atualmente, vive em Paris e trabalha como jornalista no Radio France Internationale.

Sinopse

A peça conta a história de um casal de desconhecidos que acorda na mesma casa. Ambos trazem apenas fragmentos da noite anterior e precisam um do outro para montar esse grande quebra-cabeça de sentimentos e memórias. Dialogando através do humor e da mistura de elementos da cultura pop, internet, teatro e cinema com o nosso presente, a adaptação do texto traz esta tensão iminente que nos restringe a uma quarentena.

Para assistir, é necessário fazer o download do aplicativo Zoom (a equipe indica que seja no computador, mas no celular também funciona) e comprar o ingresso aqui. No dia da apresentação, o link ficará disponível no site e direcionará automaticamente para a plataforma Zoom. É necessário entrar 15 minutos antes para ser recebido pelo diretor na sala com as recomendações.

Os microfones do público ficam ligados – assim é possível acompanhar a reação da plateia. Enquanto isso, Mauro e Nicole estão, cada um em sua casa, fazendo alongamento, aquecimento, limpeza vocal e maquiagem. Toca o terceiro sinal, todos com os celulares desligados em um lugar silencioso e a experiência teatral se (re)inicia.

Ficha técnica

Texto: Matéi Visniec
Direção e dramaturgismo: Bruno Kott
Elenco: Mauro Schames e Nicole Cordery

Serviço

Até 30 agosto, às 20h
Na Plataforma Zoom
Ingressos aqui: R$ 20,00
(Para assistir à experiência, é necessário baixar o aplicativo Zoom no seu computador. Depois, é só reservar o seu ingresso e seguir as instruções).
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php