Agosto 28, 2020
Os 136 expositores da primeira edição do SP-Arte Viewing Room, entre eles galerias de arte e design expoentes do mercado nacional e internacional, editoras, revistas e projetos artísticos independentes, apresentam uma intensa programação voltada à cultura e educação. Até 30 de agosto, a Feira promove uma série de atividades gratuitas, são conversas com artistas, performances, visitas guiadas, lives e aulas online - ações que conectam o público diretamente de suas casas aos milhares de autores e trabalhos expostos no evento digital.

Na sexta-feira, 28 de agosto, a Mul.ti.plo Espaço Arte (Rio de Janeiro) promove um bate-papo com o artista Carlos Vergara e o curador Luiz Camillo Osório. A partir das 17h, o público poderá assistir, via Live no Instagram e YouTube da Galeria, ao debate sobre a obra de Vergara e também sobre sua participação na intervenção urbana O real resiste.
As reflexões sobre a fotografia documental e a abstração conduzem a conversa entre os aclamados fotógrafos Maureen Bisilliat e João Farkas. Os dois debatem as fronteiras entre uma representação objetiva e uma representação expressiva e abstrata, questões presentes em suas obras, considerando estas noções como dois pólos de potência da imagem fotográfica. O encontro foi organizado pela Documenta Pantanal, uma das estreias na SP-Arte, e ocorre via Zoom, às 11h da sexta-feira, 29 de agosto.
Por meio de telas, esculturas, performances, vídeos, trabalhos em suportes diversos, a artista Élle de Bernardini convida seu espectador a refletir sobre temáticas de gênero, sexualidade e identidade. Em um bate-papo com a curadora Carollina Lauriano, Bernardini abre seu processo de criação e fala sobre a série Peludinhos, conjunto de telas cobertas por pele sintética. O público pode conferir a conversa no Instagram da Galeria Kogan Amaro (São Paulo e Zurique).
Confira a programação completa na página de conversas com artistas no site do SP-Arte Viewing Room.
Open Studio
Centenas dos artistas que exibem trabalhos nesta primeira edição do SP-Arte Viewing Room aproveitam o fluxo de visitantes para abrir seus ateliês e compartilharem um pouco dos bastidores de suas pesquisas e produções. Sozinhos ou em interlocução com diretores de galeria ou curadores, os artistas apresentam uma chance ao visitante de aprender sobre suas obras e processos, e se aproximar cada vez mais do universo da arte. O público poderá conhecer os espaços de trabalho de artistas de diversas gerações, como Gabriela Albergaria ( Vermelho), Rafaella Braga (HOA), e Bruno Novaes (OMA) e Paula Juchem (Paula Juchem).
Mais detalhes sobre o Open Studio estão disponíveis no site da SP-Arte.
Screening
Os expositores apresentam uma programação diversa em performances, desta vez, de forma virtual. Screening de diferentes formas de manifestação artística também integram a programação e terão o vídeo e a tela como plataforma. Galerias apresentam obras históricas de videoarte, episódios de websérie e ações que abraçam o cunho efêmero da plataforma, quando transposta para o digital.
No decorrer dos sete dias do evento, a Galeria Nara Roesler apresenta em seu espaço virtual, no site da SP-Arte, a performance Ginástica de pele, de Berna Reale, trabalho em que a artista reuniu cem jovens nas ruas de Belém, em junho de 2019. Organizados em fila, como se estivessem em um treinamento das forças armadas, os jovens representam as pessoas encarceradas no Brasil.
Na sexta-feira, 28 de agosto, entre 19h e 21h, a Galeria Vermelho (São Paulo) exibe em seu Instagram o filme We the Enemy, de Carlos Motta, John Arthur Pietz e Carlos Maria Romero. No espaço da HOA (São Paulo), recém-fundada galeria de arte e organização artística com trabalho dedicado à arte contemporânea latino-americana, o público poderá assistir à Noir, mostra independente de cinema. Com curadoria de Martinica Space, a programação acontece às 9h do sábado, 29 de agosto, e busca examinar as visualidades e fenômenos negros do global-sul por meio do cinema.
A artista Marcia Pastore investiga a convergência entre as artes plásticas e a arquitetura em sua trajetória. Ela enfatiza as relações poéticas da força e do espaço a partir da interação da matéria com um determinado local e, preenchendo o vazio, a artista evoca a corporalidade de materiais, cria mecanismos e questiona o equilíbrio em uma produção pensada em três atos. E é o que público poderá ver no curta documentário exibido no instagram da Galeria Kogan Amaro.
Confira mais detalhes sobre a programação de screening no site da SP-Arte.
Visitas guiadas
Inspirada no poema O Anjo, do poeta maranhense Ferreira Gullar, a mostra A expansão da paisagem e novos olhares na pintura, da Janaina Torres Galeria (São Paulo), tem eixo central a arte e seu potencial transformador. Por meio de obras de Daniel Jablonski, Feco Hamburger, Kika Levy, Luciana Magno, Pablo Ferretti e Ricardo Siri, a exposição contempla uma vocalização de valores expressivos da arte contemporânea brasileira. Na sexta-feira, 28 de agosto, o público poderá conferir a mostra por meio de visita guiada virtualmente pelo curador Cadu Gonçalves. O encontro acontece a partir das 16h, via Zoom.
No sábado, 29 de agosto, os advisors da Art_Ahead promovem visitas guiadas em parceria com a 01.01 Art Platform, HOA e Levante Nacional Trovoa. Os advisors comentam trabalhos específicos de cada um dos projetos expositivos, acompanhados de uma representante de cada projeto que fala sobre a iniciativa e algumas das artistas em destaque. O foco da visita é alavancar uma perspectiva ao mesmo tempo educativa e de mercado. O encontro acontece a partir das 11h, no Zoom.
Confira a agenda completa de visitas guiadas no site da SP-Arte.
Lives
Voltada principalmente ao público que busca se aprofundar nas discussões das artes visuais, a programação de Lives reúne nomes relevantes da cena atual para destrinchar temas relevantes que ecoam no debate artístico da contemporaneidade.
A fim de manter os vínculos e a interlocução com a produção artística, a Matias Brotas (Espírito Santo) promove o Conexões MBac. No sábado, 29 de agosto, a diretora de projetos MBac Lara Brotas, conversa com o artista Manfredo de Souzanetto e a curadora Fernanda Lopes. O bate-papo acontece a partir das 11h, no canal da galeria no YouTube. No mesmo dia, a curadora Denise Mattar e a chef Morena Leite, que comanda os restaurantes Capim Santo e Santinho, conversam sobre arte e gastronomia. Morena Leite conta como seu envolvimento com arte a levou a ter restaurantes no Theatro Municipal, Instituto Tomie Ohtake e Museu da Casa Brasileira, fala sobre a experiência de criar um cardápio para o Musée de L'Homme, em Paris, e também como tem divulgado a comida e os ingredientes brasileiros no exterior. A live será transmitida ao vivo, a partir das 16h, no Instagram e canal do YouTube da Galeria Almeida e Dale (São Paulo).
Confira a programação completa de lives no site da SP-Arte.
Serviço
SP-Arte Viewing Room
Período: até 30 de agosto
https://www.sp-arte.com
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php