Primeira Edição do Prêmio Arcanjo de Cultura será realizada no Theatro Municipal

Dezembro 11, 2019

Uma noite especial unirá grandes nomes das artes para encerrar 2019. No dia 18 de dezembro, quarta-feira, às 19h30, será realizada no Theatro Municipal de São Paulo a primeira edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, idealizado pelo jornalista, crítico e colunista Miguel Arcanjo Prado, um dos nomes mais atuantes no jornalismo cultural no Brasil.

O Prêmio Arcanjo tem o objetivo de valorizar os principais trabalhos, profissionais e instituições que se destacam no setor da cultura e da economia criativa, buscando difundir e incentivar este importante meio de desenvolvimento sociocultural e econômico.

Na cerimônia sob direção artística de Ivam Cabral serão conhecidos 6 vencedores entre 12 indicados em cada uma das cinco áreas: Artes Visuais, Cinema, Música, Streaming TV e Teatro. Cada ganhador receberá o troféu criado pela artista plástica Telumi Hellen.

Júri – Cinco especialistas representantes de cada categoria integram o júri do Prêmio Arcanjo de Cultura, presidido por Miguel Arcanjo (Teatro) e com Adriana de Barros (Música), Bob Sousa (Artes Visuais), Elba Kriss (Streaming TV) e Hubert Alquéres (Cinema).

“O prêmio nasce com caráter inovador, reconhecendo profissionais, artistas, obras e instituições, abarcando toda a cadeia produtiva da cultura”, explica Arcanjo. Ele acrescenta que, “sobretudo neste ano em que a arte e a cultura vêm enfrentando adversidades, a intenção é criar uma premiação que valorize a importância do setor na vida das pessoas”, lembrando que a iniciativa é um desdobramento natural de sua costumeira lista de melhores do ano publicada com forte repercussão no blog que leva seu nome no UOL.

Homenagens -Durante a cerimônia, também serão entregues os troféus da Categoria Especial para 12 nomes que não concorrem, mas que são homenageados por sua reconhecida importância na área cultural. Entre eles estão Fernanda Montenegro, Teca Pereira, Sergio Mamberti e Marília Gabriela, além de Ruben edval Filho (in memoriam).

Entre os indicados da categoria música, estão Ana Cañas, BaianaSystem, Djonga, Emicida, Pitty, entre outros.

Na categoria cinema, estão Bacurau, Cine Marrocos, Espaço Itaú de Cinema, Netflix, Festival Mix Brasil, Linn da Quebrada, Imovision, O Barato de Iacanga, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival É Tudo Verdade, Blooks Livraria e A Vida Invisível.

1° Prêmio Arcanjo de Cultura

Dia: 18 de dezembro, quarta-feira
18h30: recepção aos convidados
19h30: início da cerimônia
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Fonte: sylvio@sylvionovelli.net