Primeira edição do Festival CMG traz Cinema, Música e Gastronomia para o Memorial da América Latina

Junho 27, 2016

A cidade de São Paulo recebe no domingo, 03 de julho, das 14h às 22h, a primeira edição do Festival CMG - Cinema, Música e Gastronomia, que ocorre no Memorial da América Latina. Patrocinado pela Comgás e realizado pelo Ministério da Cultura e pela Berlin Produções, com apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo e do Memorial da América Latina, o Festival CMG é um evento multicultural itinerante e gratuito que tem como fio condutor apresentações open air de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras ao vivo, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizado por parcerias com food trucks.

Um caminhão-palco com 14 metros de comprimento, adaptado para receber projeções de cinema e se transformar em um palco para shows, apresenta o filme "Febre da Juventude" (Robert Zemeckis, 1978), uma contagiante e despretensiosa produção que radiografa, com muito humor e ingenuidade, o fenômeno da "beatlemania". A produção assinada por Steven Spielberg e escrita pelos chapas Zemeckis e Bob Gale narra as peripécias de seis adolescentes de Nova Jersey, em 1964, que fazem de tudo para conseguir assistir ao vivo à estréia do quarteto de Liverpool em território norte-americano, no programa Ed Sullivan Show. Em meio à histeria generalizada de milhares de jovens, eles vivem aventuras em quartos de hotéis, elevadores e bastidores, sempre com a intenção de encontrar os ídolos.

Antes da projeção, o caminhão apresenta o show da banda paulistana Ted Marengos, que além de tocar músicas que compõem a trilha sonora do filme, promete levar ao palco do festival um setlist animado, com músicas conhecidas pelo grande público e repertório original. Entre as músicas que compõem a trilha sonora do filme "Febre da Juventude", estão sucessos de diversas fases dos Beatles, como "I Wanna Hold Your Hand", "She Loves You" e "All My Loving", entre outras.

A programação se encerra na cidade com a apresentação da dupla AVAV – Audio Visual Ao Vivo, formada por Astronauta Mecânico e Márcio Vermelho. Eles exibem a obra "Vintessete", apresentada em 2015 na Bienal de Havana, em Cuba. Além disso, o festival também proporciona aos interessados um workshop intensivo sobre linguagem cinematográfica com direito a certificação. Ministrada por mestres e doutores da Universidade de São Paulo – Mariella Augusta, Maurício Taveira e Flávio Villar Fernandes –, a atividade é dividida em três aulas com duas horas de duração cada. O workshop é realizado no dia 02 de julho, a partir das 14h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do e-mail: workshop@festivalcmg.com.br (40 vagas).

Conteúdo do workshop:
Aula 1: Narrativa – 14h às 16h – Ministrado por Mariella Augusta, o encontro aborda os diferentes tipos de narrativas exploradas no cinema. Também são discutidas as funções dramáticas de um filme, os gêneros cinematográficos e a história das emoções.

Aula 2: Linguagem cinematográfica – 16:30 às 18:30 - Ministrada por Maurício Taveira, a atividade tem foco na análise dos elementos que compõem a linguagem de um filme, apresentando os diferentes tipos de planos, cenas, sequências, enquadramentos e movimentos de câmera.

Aula 3: Música e trilha sonora – 19h às 21h – Flávio Villar Fernandes ministra o workshop que aborda a importância da trilha sonora em uma obra audiovisual. Composição de trilhas originais, composições de trilhas sonoras, escolha de músicas e sonoplastia, além de procedimentos, métodos e técnicas, são alguns dos tópicos.

Serviço
1º Festival CMG - Cinema, Música e Gastronomia
Data: domingo, 03 de julho
Horário: das 14h às 22h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, SP.
Entrada gratuita
Mais informações