Premiada dramaturga escocesa Stef Smith participa do projeto Sala Aberta #REC

Setembro 29, 2020

Projeto independente de artes performativas, que parte da premissa do isolamento social e do desejo de reaproximação entre artistas e público para gerar novas experimentações artísticas e espaços de encontro através de plataformas virtuais, o SALA ABERTA #REC, que desde maio traz encontros entre trabalhadoras culturais nacionais e internacionais, experimentos artísticos inéditos, palestras e workshops, apresenta de 1 a 6 de outubro, uma série de eventos com a dramaturga escocesa Stef Smith.

A premiada autora viria ao Brasil em 2020 a convite da dramaturga Silvia Gomez e da produtora cultural Carla Estefan, mas devido à pandemia, as atividades foram adaptadas para o ambiente virtual. Silvia e Stef se conheceram em 2015 ao partilharem na Escócia a residência de dramaturgia Curioso, promovida pelo British Council em parceria com o Playwrights’ Studio.

Entre as atividades está a leitura de Human Animals no dia 1 de outubro, quinta-feira, às 22h, peça aclamada pela crítica que apresenta um drama distópico sobre a vida em um mundo simbolizado por uma Londres infestada de animais. Encenado pela primeira vez no Royal Court Jerwood Theatre Upstairs, em Londres, em 2016, o texto ganha primeira tradução e leitura no Brasil, com direção de Michelle Ferreira e elenco formado por Noemi Marinho, Luís Mármora, Christian Malheiros, Debora Gomez, Flow Kountouriotis e Clayton Mariano. A leitura é o pontapé inicial para que o texto ganhe os palcos paulistanos em 2021.

Já no dia 3 de outubro, sábado, das 16h às 17h30, Stef Smith participa de um debate com a dramaturga brasileira Silvia Gomez e nos dias 5 e 6 de outubro, ministra um workshop para diversos dramaturgos brasileiros convidados. A realização das três atividades online conta com apoio do British Council.

REC – Reconexão, Experimentação e Compartilhamento

O projeto SALA ABERTA #REC nasce em maio de 2020, com idealização e curadoria da produtora cultural Carla Estefan, que explica a escolha dos termos Sala Aberta (as salas das casas das artistas participantes estarão abertas ao público) e REC (abreviação de recording [gravando]).

Dois encontros internacionais de gestoras, produtoras e curadoras de artes performativas da Europa, Canadá e América Latina (com transmissão ao vivo) já foram realizados gerando a conexão entre 17 gestoras e criadoras com oito horas de material registrado. O projeto SALA ABERTA #REC também realizou um encontro público com a artista Janaina Leite sobre sua criação dramatúrgica, que reverberou na criação de duas edições do workshop Dramaturgias Híbridas e Performativas com o lançamento recente do módulo 2, além de realizar compartilhamentos de procedimentos de criação com as artistas Carolina Bianchi e Flavia Pinheiro, que também se desdobraram em workshops.

Associado ao movimento NITE – National Interdisciplinary Theatre Ensemble –, da Holanda, o projeto SALA ABERTA #REC concretizou a participação das artistas brasileiras Janaina Leite e Carolina Bianchi no evento Carrossel Global 24h de Arte Online, que teve 24 horas de programação internacional com doações direcionadas à organização Médicos Sem Fronteiras. Em seguida, criou a mini mostra Fogo nas Entranhas, composta por três experimentos performativos online com artistas expoentes da experimentação cênica, Carolina Bianchi, Janaina Leite e o coletivo feminista chileno Colectivo Lastesis.

Serviço

SALA ABERTA #REC
Série de eventos com a dramaturga escocesa Stef Smith

Idealização: Carla Estefan e Silvia Gomez. Dramaturga Anfitriã: Silvia Gomez. Dramaturga Convidada: Stef Smith. Realização: Metropolitana Gestão Cultural e Carla Estefan. Apoio: British Council and Creative Scotland.

Leitura do texto Human Animals

Dia 1 de outubro, quinta-feira, às 22h, no Canal do YouTube da Metropolitana Gestão Cultural
Direção: Michelle Ferreira. Elenco: Noemi Marinho, Luís Mármora, Christian Malheiros, Debora Gomez, Flow Kountouriotis e Clayton Mariano.
Duração: 75 minutos.
Indicação Etária: 14 anos.
Grátis.
Sinopse: Numa metrópole, a natureza está fora de controle. Pombos estão doentes e raposas invadem as ruas. O problema está crescendo e tem que ser resolvido antes que os humanos sejam infectados. Enquanto animais são incinerados em massa, pessoas se isolam e são obrigadas a lidar com o colapso eminente. Será que conseguirão sobreviver a essa nova realidade?

Conversa pública

Dia 3 de outubro, sábado, das 16h às 17h30, no Canal do YouTube da Metropolitana Gestão Cultural.
Com Stef Smith e mediação de Silvia Gomez.
Duração: 90 minutos.
Indicação Etária: 14 anos.
Grátis.
O evento contará com tradução simultânea.

Metropolitana Gestão Cultural nas redes

Site | Youtube | Facebook | Instagram