Prefeitura apreende mais de 160 sacos de mercadorias ilegais
Outubro 10, 2007

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar e Polícia Civil, realizou terça-feira (09/10), diversas ações simultâneas para recuperação dos espaços públicos ocupados irregularmente. Entre os resultados do primeiro dia de combate contra o comércio ambulante irregular foram apreendidos mais de 160 sacos de mercadorias ilegais. Na 25 de Março, mais de cinco mil CDs e DVDs piratas foram recolhidos.

As operações acontecem em oito subprefeituras, com o objetivo de retirar das ruas vendedores ambulantes ilegais, que vendem produtos falsificados, pirateados, sem origem comprovada ou alimentos em más condições de higiene. O secretário de Coordenação das Subprefeituras esteve na rua 25 de Março e acompanhou o início da operação. "Vamos até o fim no combate a este comércio ilegal. O espaço público é dos paulistanos e deve ser preservado", afirmou.

As fiscalizações aconteceram nas subprefeituras da Sé, Mooca, Pinheiros, Lapa, Santana, Guaianases, Jabaquara e Santo Amaro. Mais de 500 pessoas entre funcionários das Subprefeituras, GCMs e policiais participaram das ações. Cada subprefeitura mapeou as áreas e os horários mais críticos, definindo a melhor tática de abordagem para as fiscalizações.

Balanço das ações

Guaianases

A Operação foi iniciada na manhã da última terça-feira (09/10) e contou com 20 PMs, 20 GCMs e 15 funcionários da subprefeitura. Na parte da manhã foi apreendido um saco de CDs e meio caminhão de frutas, que foram doadas para entidades assistenciais. Por volta das 14h30, quatro pessoas cercaram um carro da subprefeitura Guaianases, na rua Salvador Gianetti (próximo ao Viaduto Antônio Cunha Bueno) dando ordens para que o motorista abandonasse o veículo e, após terem jogado gasolina, atearam fogo no automóvel.

Lapa

O total de mercadorias apreendidas na região da 12 de Outubro lotou 35 sacos com vários produtos pirateados (CDs, DVDs, brinquedos bijuterias, pilhas, baterias e muitos outros produtos). Quatro carrinhos de mão utilizados para venda de produtos ilegais foram apreendidos. Durante a fiscalização foi constatado pelos agentes vistores que um ambulante que tinha TPU vendia tênis falsificados. Ao todo foram apreendidos 50 pares. Um trailler que comercializava alimentos sem TPU também foi apreendido. Durante a operação, uma pessoa teria descartado 10 cartões de bancos supostamente roubados. Os cartões estão em posse da GCM. Ninguém foi preso.

Santana

Foram apreendidos 33 sacos com roupas, bonés, capas de celulares, pilhas, óculos, relógios, brinquedos e bolsas, além de 10 sacos com salgados, doces e refrigerantes. Também foram apreendidas: sete barracas, sete telas de ferro, um guarda-sol, quatro botijões de gás e um gerador de energia. Dez TPUs foram apreendidos porque eram xerox ou porque não estavam com os titulares. Os proprietários dos termos serão chamados para prestar esclarecimentos na subprefeitura e para retirar o documento.

Pinheiros

Um depósito clandestino que abrigava material de ambulantes foi fechado. Cerca de 40 sacos com CDs, DVDs, tênis e brinquedos foram apreendidos. O material apreendido foi encaminhado à 14º DP, em Pinheiros, para abertura de boletim de ocorrência. Durante a operação ainda foram recolhidas 11 mesas e 58 cadeiras que ocupavam as calçadas de bares na região.

A operação em Pinheiros resultou ainda no fechamento dois depósitos, um bar, três prostíbulos, um estacionamento e uma loja de materiais elétricos.

Mooca

A fiscalização resultou em 30 sacos de mercadorias apreendidas. Um caminhão da Subprefeitura foi incendiado por volta das 5h40 da manhã de terça, durante o confronto entre GCMs e ambulantes.



Os ambulantes da rua 25 de Março deixaram de comercializar 5.800 CDs e DVDs piratas e quatro pessoas presas pela Polícia por vender produtos piratas. Também foram apreendidos 7.000 encartes de CDs e DVDs que seriam utilizados para comercialização dos produtos.

Santo Amaro

Foram apreendidos 27 sacos com óculos, CDs e DVDs piratas e alimentos. Um bar irregular, na rua Padre José Maria, foi fechado e uma área pública ocupada irregularmente na Rua Chafic Maluf, onde funcionava um lava-rápido, bar e borracharia foi retomada.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo