Prefeitura vai aumentar penalidades para caminhões que danificarem pontes
A administração municipal também vai entrar com ações judiciais para que os motoristas paguem pelos consertos das estruturas das pontes e viadutos que vierem a ser danificados. A CET registrou em janeiro 11 caminhões entalados em pontes e viadutos da Capital.
Fevereiro 02, 2007

O prefeito de São Paulo determinou nesta quinta-feira (01/02) ao presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que instale equipamentos para detectar a altura dos caminhões antes de todas as pontes existentes nas vias marginais. O objetivo é evitar que os veículos com altura excessiva cheguem às pontes e viadutos e fiquem presos, danificando as estruturas e prejudicando o trânsito da cidade. Além disso, o prefeito anunciou que vai determinar o aumento das multas previstas para esse tipo de ocorrências.

O prazo é de uma semana para a CET apresentar um projeto que garanta mais visibilidade ao sinal luminoso dos detectores de altura, chamados de “portal virtual”. Os sete detectores existentes hoje nas marginais não impediram que caminhões entalassem por excesso de altura.

A intenção é punir os proprietários dos caminhões que insistirem em circular com veículos mais altos do que as pontes da cidade. Para tanto deverá ser aumentada a punição para ocorrências desse tipo previstas na Lei nº 14.072/05. Os valores poderão chegar a R$ 75 mil em um caso como o do caminhão que derrubou a passarela em frente ao aeroporto de Congonhas, em junho de 2006.

"Esses acidentes atrapalham a rotina da cidade", justificou o prefeito, que defendeu a instalação de portais virtuais antes de todas as pontes, com sinalizadores que alertem os motoristas. Assim, eles terão tempo para não conduzir os caminhões sob as estruturas. Atualmente, sete pontes e viadutos possuem os portais virtuais com detectores de altura.

Declaração do prefeito: "Essas ocorrências provocam despesas altas à CET e a Cidade precisa ser reembolsada. Além de ser reembolsada, os responsáveis pelo acidente precisam ser penalizados".

A Prefeitura também vai entrar com ações judiciais para que os motoristas paguem pelos consertos das estruturas das pontes e viadutos que vierem a ser danificados. A CET registrou em janeiro 11 caminhões entalados em pontes e viadutos, sendo sete nas Marginais, a maioria na Tietê, e outros quatro nos viadutos Bresser e Guadalajara e também na passagem Gabriela Mistral, na Zona Leste.

A altura mínima regulamentada em São Paulo é de 4,40 metros de altura. Quatro pontes e viadutos estão abaixo dessa altura: viaduto Bresser, na Radial Leste; viaduto Olavo Fontoura, na marginal Tietê, próximo à ponte da Casa Verde; viaduto Guadalajara, na Radial Leste, e pontilhão CPTM, na avenida Gabriela Mistral.

Confira os sete detectores de altura instalados na cidade:

- Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco/Interlagos, na pista expressa, antes da ponte Eusébio Matoso;
- Marginal Tietê, sentido Castelo Branco/Ayrton Senna, pista local, antes da ponte Atílio Fontana;
- Marginal Tietê, sentido Castelo Branco/Ayrton Senna, pista local, antes da Ponte da Freguesia do Ó;
- Marginal Tietê, sentido Castelo Branco/Ayrton Senna, pista local, antes da Ponte Tatuapé;
- Marginal Tietê, sentido Castelo Branco/Ayrton Senna, pista expressa, antes da Ponte do Limão
- Avenida do Estado, próximo ao Viaduto Armênia - Metrô Pontilhão da CPTM na Avenida Gabriela Mistral

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Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo