Festa celebra, domingo, os 94 anos da Praça Buenos Aires
Setembro 15, 2007

Com a correria do dia a dia, os moradores do bairro Higienópolis e redondezas têm o privilégio de ter contato com a natureza desfrutando de uma tranqüilidade sem precisar ir muito longe. O parque Buenos Aires, instalado no Centro, é caracterizado como uma ilha, destoando do cenário de milhares de edifícios espalhados pelo bairro de Higienópolis.

O Buenos Aires completa neste domingo (16/09) 94 anos. Criado em 1913, possui em seu interior diversas esculturas, entre elas a peça Mãe de Caetano Fracaroli, obra vencedora de um concurso nacional no ano de 1964.

A boa freqüência de usuários, cerca de 15 mil pessoas por mês, em sua maioria crianças, idosos e jovens, mostra que de fato os moradores da região acolheram o parque não só com uma área de lazer, mas também de preservação e, para comemorar seu aniversário, as comunidades de Higienópolis, Santa Cecília e Vila Buarque, juntamente com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, organizaram diversas atividades que serão oferecidas ao longo deste domingo (16).

A festa terá inicio as 10 horas com o lançamento da nova escultura Nascer, obra de cor branca com formato abaulado lembrando um ventre materno, cedida pela artista Daisy Nasser, que será instalada provisoriamente ao lado do portão principal na avenida Angélica. Demais esculturas como O tango, de Roberto Vivas, também foram recuperadas.

Para as crianças, destaca-se a apresentação da Cia. Arte & Silêncio às 11h, com a peça Orelha, com Rimar Romano e Sueli Ramalho. Os dois personagens - um palhaço surdo e sua parceira - revelam com humor a forma de se comunicar não só através da fala, mas também com Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Voltada para todas as idades, a programação conta ainda com a participação de duas bandas. Lágrimas de chorões se apresenta as 14h30, oferecendo chorinho aos ouvidos do público. Por volta das 16h30 se apresentam as Metáforas do Zé, quando 9 integrantes sobem ao palco com um repertório blues nacionais e internacionais.

A associação de moradores prestará ainda homenagem a moradores antigos do bairro, como a historiadora Maria Cecília Naclério Homem, autora do primeiro livro sobre Higienópolis, e a soldado da policial militar Márcia Cristina Docini, que a comunidade apontou como importante agente público de segurança no bairro, onde atua de forma inteligente evitando situações de furtos nas ruas.

E para quem deseja presentear o parque com uma visita, confira abaixo a programação completa do 94º aniversário:

10h - Lançamento da escultura temporária da artista Deise Nasser
10h30 - Apresentação da banda da PM
12h30 - Apresentação do Jean Rodrigo - Artista do Bairro que dubla músicas
14h30 - Banda Lágrimas de chorões - chorinho
16h - Solenidade de reinauguração das esculturas e homenagens pela associação de moradores a antigos moradores e personalidades do bairro
16h30 - Apresentação da Banda Metáforas do Zé

Programação Infantil

Parquinho
10h às 12h - Brincadeiras no Parquinho - jogos e brincadeiras.

Palco

11h - Apresentação da Cia. Arte & Silêncio, com a peça Orelha, com Rimar Romano e Sueli Ramalho

Praça das Mães
14h e 16h - Contador de Estórias na com Cláudio Oliveira
14 h às 16h - Maquiagem Infantil

Serviço
Festa de aniversário do Parque Buenos Aires
Data: 16 de setembro, domingo
Horário: 10h às 19h
Endereço: avenida Angélica, s/n (altura do nº 1.500)

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo