Poupatempo comemora 24 anos de prestação de serviços à população com ações gratuitas na Capital

Outubro 20, 2021

O Poupatempo comemora 24 anos de funcionamento e atendimento à população. Desde a inauguração da primeira unidade, a da Sé, na capital paulista, o programa se tornou referência pela qualidade e eficiência na oferta de serviços públicos no estado de São Paulo. Até o momento, já foram mais de 640 milhões de atendimentos prestados em todos os postos.

Para celebrar o padrão de qualidade e excelência em atendimentos que se mantém há tantos anos e agora vem ao encontro da nova frase do programa, marcada pela transformação digital e expansão das unidades físicas, o Poupatempo realizará dois dias de ações gratuitas, em 21 e 22 de outubro.

Serão duas iniciativas simultâneas na capital paulista, no Poupatempo da Sé. Na primeira, o público e colaboradores poderão utilizar totens para tirar fotos e gravar vídeos sobre a experiência com o Poupatempo. As imagens serão exibidas, mediante moderação de conteúdo, em um painel de led situado próximo a uma tenda na área externa da unidade. Quem utilizar o totem para a foto e postar nas redes sociais utilizando a hashtag #PoupatempoTaon terá a imagem reproduzida no telão e nos monitores internos de todos os 86 postos do estado.

A outra atividade, com o apoio do SESC, terá a participação de artistas circenses da Companhia Pé de Chinela, que irão interagir e divertir os cidadãos que passarem pelo local na sexta-feira (22), com três apresentações.

As ações serão abertas ao público, seguindo protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19.

Ao longo dos seus 24 anos de existência, o Poupatempo se modernizou para estar cada vez mais presente na vida das pessoas. Com o início da pandemia, em março de 2020, a Prodesp, responsável pela administração do Programa, acelerou o processo de digitalização dos serviços para melhor atender a população. Já são mais de 150 opções eletrônicas no portal, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

Hoje, 83% dos atendimentos realizados são feitos pelos canais digitais. Entre os meses de janeiro e setembro de 2021, foram 24,3 milhões de solicitações concluídas de forma remota, contra 5,4 presenciais.

Os 86 postos do Poupatempo atendem, de forma presencial, apenas os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a primeira via do RG e renovação do documento com alteração de dados, além de transferência interestadual e a alteração nas características do veículo, por exemplo. O agendamento é obrigatório e deve ser feito previamente pelo portal, app ou totens.

Poupatempo da Sé

O Poupatempo comemora aniversário no mesmo dia em que a primeira unidade do programa, a da Sé, foi oficialmente aberta para o atendimento ao público. Desde a inauguração, em 1997, o posto, localizado no centro da capital, na Praça do Carmo, já conta com mais de 60 milhões de atendimentos prestados, 286 mil só neste ano.

Serviço

Aniversário do Poupatempo
Local: Poupatempo da Sé

Totem de fotos
Datas e horários: quinta e sexta-feira (21 e 22/10), das 7h às 17h.

Apresentações da Companhia Pé de Chinela
Datas e horários: sexta-feira (22/10), às 7h30, 12h30 e 16h.