Portugal Fest São João acontece no Modelódromo Ibirapuera

Junho 20, 2017

No mês de junho, as culturas de dois países – Portugal e Brasil – celebram momentos importantes e tradicionais em suas histórias. A colônia portuguesa comemora, em 10 de junho, o Dia de Portugal, em memória à data de falecimento de Luíz de Camões. Aqui no Brasil ocorrem, ao longo do mês, os aguardados festejos juninos, celebrando o período da colheita.

Com o objetivo de unir as festas num único evento, a Cia Cultural realiza – com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – o Portugal Fest de São João, nos dias 24 e 25/06, no Modelódromo Ibirapuera, com entrada gratuita. O público poderá apreciar, no mesmo local, o melhor das gastronomias lusitana e junina, apresentações musicais, danças típicas de ambas as culturas, além de brincadeiras típicas de São João.

A cultura lusitana estará representada por tradicionais restaurantes portugueses, ranchos folclóricos – que também farão sua releitura da quadrilha junina – além de músicas e danças do país. No cardápio, não faltarão sardinha na brasa, bacalhoada, bolinho e escondidinho de bacalhau, alheiras, caldo verde, e doces portugueses.

Já nos festejos de São João estarão presentes tudo o que não pode faltar numa autêntica festa junina: quadrilha, correio elegante, tendas de pescaria, jogos de argolas, boca do palhaço e brincadeiras como corrida do saco, rabo do burro, jogos gigantes, entre outros. Para comer haverá barracas com comidas típicas curau de milho, pamonha, brigadeiro, paçoca, broa, bolos e para beber quentão, vinho quente, chope e vinhos diversos.

Com relação às apresentações artísticas, o festival contará com shows da dupla Paulo e Chiquinho, dos grupos Os Filhos da tradição portuguesa, Trio de Fado (formado por Ciça Marinho, Sérgio Borges, Wallace Oliveira), Krakatoa Trio de Forró, da banda Os Gajos e dos Ranchos Folclóricos da Portuguesa e Aldeias da Nossa Terra. Confira programação completa abaixo:

Programação Musical

Dia 24/06 – sábado – a partir das 13h

Paulo e Chiquinho
Os Filhos da Tradição Portuguesa
Quadrilha
Rancho Folclórico da Portuguesa
Rancho Folclórico Aldeia da Nossa Terra

Dia 25/06 – Domingo – a partir das 12h

Krakatoa Trio de Forró
Trio de Fado
Brincadeira Musical com Prêmios para Adultos
Quadrilha
Os Gajos

Serviço

Portugal Fest São João
Dias: 24 (sábado, das 12h às 22h) e 25 (domingo, das 10h às 20h) de junho
Local: Modelódromo Ibirapuera
Endereço: Rua Curitiba, 290
Entrada gratuita