Poder, Sexualidade e Performatividade de gênero é tema de curso no Sesc

Janeiro 09, 2018

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza de 16 de janeiro a 6 de fevereiro, das 14h30 às 17h30, o curso "Poder, Sexualidade e Performatividade de gênero". A recomendação etária é de 16 anos, com valor de R$ 80,00.

O curso pretende esquadrinhar os modos como Michel Foucault e Judith Butler desenvolvem de forma peculiar e, em alguns pontos, complementar, um arcabouço teórico indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensarem a produção política de tecnologias para o saber-poder, a constituição dos sujeitos, o cuidado de si, os processos de subjetivação dos corpos, a dimensão pública das subjetividades, o Estado e os movimentos sociais.

Se para Foucault, a compreensão das estruturas de poder na sociedade ocidental moderna estão profundamente atreladas à emergência da sexualidade como um dispositivo histórico, Judith Butler, por sua vez, evidencia a partir do conceito de gênero, a importância de se repensar os modelos binários das relações sociais que foram estruturadas pela ideia de sexo biológico. O conceito de gênero emerge assim como um instrumento para a produção de uma teoria da ação política. De modo geral, o curso pretende oferecer a partir deste referencial bibliográfico, instrumentos analíticos para a apreensão dos fenômenos políticos atuais.

Serviço
Poder, Sexualidade e Performatividade de gênero - aproximações entre Foucault e Judith Butler
Data: De 16 de janeiro a 6 de fevereiro (Exceto dia 25 de janeiro)
Horário: Terças e quintas, das 14h30 às 17h30.
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Valor: R$ 80,00
Informações e inscrições no site