Janeiro 23, 2026
O tema escolhido para o Carnaval do Monobloco em 2026 - "Pode entrar que a casa é sua" – já diz tudo. Em seu 11º desfile em São Paulo (em 26 anos de história), o Monobloco convida os foliões para mais um cortejo inesquecível e inclusivo, já tradicional no Carnaval de São Paulo.

Celso Alvim, Mestre da bateria que fez escola no Carnaval, resume a diversidade sonora do Bloco; "O desfile do Monobloco é sempre um grande passeio pela música brasileira: tem samba, pagode, forró, música da Bahia, além dos nossos hinos autorais 'Arrastão da Alegria' e 'Funk do Monobloco'".
A arte da camiseta do Carnaval 2026 do Monobloco foi criada pelo designer Ernani Cal, do Estudio Nü-Dés: é uma releitura da primeira camiseta do bloco, usando o já tradicional boneco do Monobloco como elemento central.
A concentração para o desfile será às 14h, na Avenida Pedro Álvares Cabral, na altura do Obelisco. O início do desfile está previsto das 15h às 18h.
Serviço
Monobloco em São Paulo
Desfile dia 8/02 no entorno do Ibirapuera
Concentração às 14h; início do desfile às 15h
Inspirado em história real, Correnteza leva tema ambiental ao público infantil.
Com direção e dramaturgia cênica de Cristiane Paoli Quito, espetáculo aborda de forma poética os desafios climáticos e a conexão entre ser humano e o meio-ambiente. A peça tem sessões gratuitas no CCSP e no Teatro Alfredo Mesquita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/inspirado+historia+real+correnteza+leva+tema+ambiental+publico+infantil.php
Em maio, Mundo do Circo SP traz Pia Fraus, Cia Achadouros e Circo dos Dinossauros, entre outros destaques.
As atividades são gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/maio+mundo+circo+traz+pia+fraus+cia+achadouros+circo+dos+dinossauros+entre+outros+destaques.php
NNPC apresenta seu novo espetáculo em sessões no Teatro Flávio Império.
As apresentações acontecem de 30 de abril a 6 de maio e são gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nnpc+apresenta+seu+novo+espetaculo+sessoes+teatro+flavio+imperio.php
Mariana Muniz faz novas apresentações gratuitas do solo Das Tripas: Sete Histórias no Galpão do Folias.
Com direção de Clara Carvalho, espetáculo é uma construção coreográfica e teatral inspirada no livro Das Tripas Coração, da autora pernambucana Ezter Liu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mariana+muniz+faz+novas+apresentacoes+gratuitas+solo+das+tripas+sete+historias+galpao+folias.php
Mostra PLAY! volta a São Paulo e promove games gigantes no Vale do Anhangabaú.
De 27 de abril a 11 de maio, o local se torna uma interface onde o cidadão poderá jogar e observar game arte. O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+play+volta+sao+paulo+promove+games+gigantes+vale+anhangabau.php
CCBB São Paulo apresenta exposição inédita da premiada artista Vivian Caccuri.
A exposição individual Vivian Caccuri – Pele Azul reúne obras de grande escala, sendo algumas delas inéditas, e tem curadoria de Bernardo José de Souza. Na abertura da exposição, serão realizados dois programas públicos: uma conversa entre a artista e o curador, e uma visita mediada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+sao+paulo+apresenta+exposicao+inedita+premiada+artista+vivian+caccuri.php
Menu Cultural de maio propõe uma travessia pelos sabores de Norte a Sul do país.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, oferece um cardápio que reúne uma variedade de ingredientes que expressam as diferentes culturas, territórios e identidades de todo o país.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+maio+propoe+uma+travessia+pelos+sabores+norte+sul+pais.php