Novembro 10, 2020
Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, o ator e diretor Renato Borghi, terá a sua trajetória celebrada no segundo episódio da série Acervo e Memória, podcast quinzenal do Célia Helena Centro de Artes e Educação – uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez. O programa vai ao ar no dia 12 de novembro, quinta-feira e pode ser ouvido diretamente no celiahelena.com.br/podcasts ou em agregadores como Spotify e Spreaker.
O objetivo desta nova série é reunir trechos de depoimentos, entrevistas, palestras e debates com ícones do mundo teatral, retiradas do acervo audiovisual da escola. No programa do dia 12/11, o público terá acesso a uma palestra realizada por Renato Borghi na escola, em 2012.
Na conversa com alunos e alunas dos cursos da Escola de Teatro Célia Helena, Borghi falou, entre outros assuntos, sobre seus primeiros passos como ator, sobre sua experiência marcante no Teatro Oficina e sobre as peças que escreveu.
No dia 26 de novembro o podcast relembra a trajetória da renomada atriz e diretora Nydia Licia (1926-2015), levando ao programa uma entrevista concedida ao Célia Helena Centro de Artes e Educação em 1994. Por fim, no dia 10 de dezembro, a história de um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, Raul Cortez (1932-2006), será homenageada com trechos de uma palestra concedida pelo ator cerca de um mês antes de seu falecimento, em 2006.
“O podcast Acervo e Memória colocará à disposição do público depoimentos inéditos de personalidades marcantes das artes, da educação e da filosofia, selecionados a partir do acervo audiovisual do Célia Helena, com mais de 40 anos de história”, comenta Samir Yazbek, dramaturgo e um dos idealizadores do Célia Helena Digital.

Serviço
CÉLIA HELENA CENTRO DE ARTES E EDUCAÇÃO - PODCAST ACERVO E MEMÓRIA
Direção geral: Lígia Cortez
Editores de conteúdo – Lígia Cortez, Samir Yazbek e Marcos Barbosa
Produção geral – Talitha Mattar
Pós-produção – Ricardo Rapozo
Site: https://www.celiahelena.com.br
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php