Setembro 21, 2020
A programação de setembro do Festival Arte Como Respiro traz mais um recorte de apresentações dos trabalhos selecionados no segmento música, na série de editais de emergência realizados pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do covid-19. De 23 a 27 (quarta-feira a domingo), sempre às 20h, o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), segue com as apresentações em formato pocket-show, pré-gravado, de mais 15 artistas contemplados na categoria Autoral do edital. São projetos da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, nos quais eles tocam suas composições autorais, que vão do MPB ao rock e do samba ao jazz. Os audiovisuais ficam disponíveis para serem assistidos virtualmente por 24 horas.
Na quarta-feira, o site da instituição disponibiliza o contrabaixista baiano Nino Bezerra. Contando com samplers de percussão, saxofone, sanfona, clarinete, violão, guitarra e piano, o compositor apresenta as canções Jenipapo, Madrugadas de Outono e Forró Baianado. Essas músicas trazem um forte sotaque nordestino mesclado com jazz, samba, bossa nova, axé music e semba de Angola.
Em performance de voz e piano, o cantor e compositor paulista Breno Ruiz selecionou três canções de seu repertório, em parceria com os músicos Paulo Cesar Pinheiro e Cristina Saraiva. Neste pocket-show, ele toca as músicas Caipira, Cristais de Poesia e Mar Aberto, um mix de suas influências entre o popular e o erudito.
Com uma mistura cativante entre o rock e o jazz, influenciado por ritmos que vão de John Coltrane a Miles Davis, o trio sergipano Taco de Golfe, composto pelo guitarrista Gabriel Galvão, pelo contrabaixista Filipe Williams e pelo bateria Alexandre Damasceno, apresenta suas canções instrumentais em Nó sem ponto ii, Dito e Fora de mim e Manifesta-se.
Na quinta-feira, dia 24/09, também às 20h, o músico paulista Triz apresenta suas composições O som vem assim, Pra Berlin e Elevação Menta, trabalhos autorais que unem rap, samba e MPB. No mesmo dia, o grupo potiguar Macaxeira Jazz apresenta, excepcionalmente em versão com bandolim e violão, suas canções instrumentais O Abraço do Potó, Xô Coruja e Frevo Relaxadão, obras que unem o choro, samba, baião e Jazz. A noite termina com a performance de Lari Lima. Com suas canções Iemanjá, Tão Linda e Soul Brasil, a cantora e violonista sergipana apresenta sons da MPB, em pocket-show de voz, violão e percuteria.
O samba, o reggae e a MPB ditam o ritmo da programação da sexta-feira, dia 25/09, também às 20h. Com uma sonoridade que transita pela musica popular brasileira, com melodias de violão e cavaquinho, o trio carioca do Projeto Pietá apresenta, com a voz marcante de Juliana Linhares, suas canções autorais Vivará, Mar de Sonhos e Oração para Luzia.
Trazendo uma mistura entre o reggae e a MPB, Samico apresenta sua personalidade rítmica em voz e violão. Com samplers de bateria e contrabaixo, o músico pernambucano leva ao palco virtual suas canções Sereia, Além-Mar e Oya. Para fechar a noite, Seu Pereira e Coletivo 401, representado em voz e violão pelo músico paraibano Jonas Pereira Falcão, que une o rock com a MPB nas canções Gotham City Love, Já era e Eu não sou boa influência pra você.
No dia 26/09, é a vez do tocantinense Dorivã Passarim do Jalapão. O músico navega pela diversidade musical da MPB e do Samba. Em apresentação de voz, violão e percussão, ele toca suas composições Avarandado, Festa da Colheita e Mãe Romana.
Talita Avelino, apesar de ser paulista, carrega em suas canções as influências e os ritmos do Nordeste. Nesta apresentação solo, a cantora apresenta as músicas autorais Jogo de Ifá, Tara e Rio Vermelho. Fechando a noite, o também paulista Luiz Tatit, conhecido por compor dezenas de músicas que já foram reproduzidas por grandes artistas da MPB, como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Leila Pinheiro, apresenta, em voz e violão, suas canções Sem Destino, Feitiço da Fila e Toque o Tambor.
No domingo, a programação passa pelo mistura entre a música barroca ao samba de raiz, com influências africanas. A noite começa com o show do poeta e compositor pernambucano, Revoredo. Em apresentação em voz e violão, o músico transita entre a MPB e a música regional nas suas canções Vingança, Acetona e Areia.
Com a união entre o popular e o erudito, misturando ritmos latinos e música barroca, o instrumentista paulista Neymar Dias apresenta, em um viola de doze cordas, suas composições La Valse, Chamamé da Lua e Barroca, todas gravadas em seu disco solo Minhas canções instrumentais.
A cantora e compositora Thayna Janaina encerra a noite de domingo. Apresentando suas canções Saudade, Eu sou assim e Eu canto pra você. A musicista faz parte da atual cena musical goiana, tendo como referência os ritmos do samba, choro, jazz e da música africana.
Serviço
Festival Arte como Respiro – Edição Música - Autoral
De 23 a 27 de setembro (quarta-feira a domingo)
Sempre às 20h
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Programação de fevereiro do Museu do Futebol tem bailinho de Carnaval e visita às exposições.
Atividades do mês reúne atrações carnavalescas, Memofut e convida o público a visitar exposições temporárias em cartaz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+fevereiro+museu+futebol+tem+bailinho+carnaval+visita+exposicoes.php
Festival inédito da USP articula música e educação.
Entre os dias 9 e 13 deste mês, o Festival Ecano de Música da USP (Femusp) vai promover concertos e debates com o objetivo de mostrar ao público em geral as realizações da Universidade na área da produção e da pesquisa musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+inedito+usp+articula+musica+educacao.php
Exposição Germinações entra em cartaz no Complexo Cultural Funarte SP.
Com obras de Vera Martins e Armarinhos Teixeira, a mostra propõe um diálogo entre pintura, escultura e a instalação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+germinacoes+entra+cartaz+complexo+cultural+funarte.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 7 e 8 de fevereiro, banda Fera Neném.
A Banda Fera Neném cai na folia com versões carnavalescas para suas canções, como Bicho Papão, O voo do jacaré, Latim, Rio de cocô e Morfeu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+banda+fera+nenem.php
Itaú Cultural oferece, em fevereiro, temporada gratuita da peça Dois Papas.
O espetáculo, que reúne os atores Zécarlos Machado e Celso Frateschi, respectivamente nos papéis do Papa Bento XVI e Jorge Bergoglio, ultrapassa o universo religioso ao propor um espaço de escuta e transformação a partir do encontro entre os pontífices e suas ideias opostas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+fevereiro+temporada+gratuita+dois+papas.php
CCBB SP realiza bailinho e oficinas de Carnaval gratuitas para toda a família em fevereiro.
Programação terá oficina de construção de instrumentos musicais para a folia, além de um bailinho com marchas e brincadeiras tradicionais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+realiza+bailinho+oficinas+carnaval+gratuitas+para+toda+familia+fevereiro.php
Paço das Artes inaugura exposição de arte sonora Escuta aqui! e recebe ação especial do festival Novas Frequências.
Mostra, que abre no dia 28 de fevereiro, selecionou obras e artistas variados, que pensam suas poéticas através de outras linguagens sonoras, para além das visuais. Em diálogo com a exposição, plataforma de música experimental traz ao Paço apresentações de quatro artistas que propõem um percurso dedicado ao encontro entre som, corpo e espaço.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/paco+das+artes+inaugura+exposicao+arte+sonora+escuta+aqui+recebe+acao+especial+festival+novas+frequencias.php
Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos faz curta temporada na sede da Cia. de Teatro Heliópolis.
As apresentações são gratuitas e acontecem até o dia 1º de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carcere+porque+mulheres+viram+bufalos+faz+curta+temporada+sede+cia+teatro+heliopolis.php
Sesc 24 de Maio oferece oficina gratuita formativa Trança e Afeto, com Paula Salgado .
A oficina une técnica, memória e afeto na arte de trançar cabelos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+oficina+gratuita+formativa+tranca+paula+salgado.php
Sesc Verão 2026 chega aos últimos dias.
Dentre os destaques está a participação da nadadora campeã olímpica Ana Marcela. Até 15 de fevereiro o público terá à disposição encontros e bate-papos com atletas, vivências, demonstrações e aulas abertas de diversas modalidades esportivas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+2026+chega+aos+ultimos+dias.php
Exposição Demonstra: pela poética def em cartaz no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo.
A mostra reúne obras que emergem das vivências de artistas com deficiência e afirmam o corpo como campo de invenção estética, política e sensorial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+demonstra+pela+poetica+def+cartaz+centro+cultural+fiesp+sao+paulo.php
Força da cultura nordestina é celebrada no festival Eles e Elas - SerTão DiVerso.
Evento gratuito reúne Caju & Castanha, Téo dos Oito Baixos, Forró da Macaxeira, Luarada Brasileira, Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro, Paulla Zeferino, Neide Nazaré, Cacá Lopes, Cantora Clara e Rodrigo Campi, além de artistas convidados, DJs, oficineiros e cordelistas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/forca+cultura+nordestina+celebrada+festival+eles+elas+sertao+diverso.php
Itaú Cultural celebra a cultura negra brasileira com oficina de criação de capas de discos de vinil.
Memória Negra em Vinil: Oficina de Criação de Capas é uma atividade paralela à instalação Introdução à história da arte brasileira 1960-90, obra do artista visual pernambucano Bruno Faria, em cartaz no 2º andar do IC.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+celebra+cultura+negra+brasileira+com+oficina+criacao+capas+discos+vinil.php