Pocket-shows incrementam a segunda semana do Festival Arte como Respiro – Edição Música

Setembro 21, 2020

A programação de setembro do Festival Arte Como Respiro traz mais um recorte de apresentações dos trabalhos selecionados no segmento música, na série de editais de emergência realizados pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do covid-19. De 23 a 27 (quarta-feira a domingo), sempre às 20h, o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), segue com as apresentações em formato pocket-show, pré-gravado, de mais 15 artistas contemplados na categoria Autoral do edital. São projetos da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, nos quais eles tocam suas composições autorais, que vão do MPB ao rock e do samba ao jazz. Os audiovisuais ficam disponíveis para serem assistidos virtualmente por 24 horas.

Na quarta-feira, o site da instituição disponibiliza o contrabaixista baiano Nino Bezerra. Contando com samplers de percussão, saxofone, sanfona, clarinete, violão, guitarra e piano, o compositor apresenta as canções Jenipapo, Madrugadas de Outono e Forró Baianado. Essas músicas trazem um forte sotaque nordestino mesclado com jazz, samba, bossa nova, axé music e semba de Angola.

Em performance de voz e piano, o cantor e compositor paulista Breno Ruiz selecionou três canções de seu repertório, em parceria com os músicos Paulo Cesar Pinheiro e Cristina Saraiva. Neste pocket-show, ele toca as músicas Caipira, Cristais de Poesia e Mar Aberto, um mix de suas influências entre o popular e o erudito.

Com uma mistura cativante entre o rock e o jazz, influenciado por ritmos que vão de John Coltrane a Miles Davis, o trio sergipano Taco de Golfe, composto pelo guitarrista Gabriel Galvão, pelo contrabaixista Filipe Williams e pelo bateria Alexandre Damasceno, apresenta suas canções instrumentais em Nó sem ponto ii, Dito e Fora de mim e Manifesta-se.

Na quinta-feira, dia 24/09, também às 20h, o músico paulista Triz apresenta suas composições O som vem assim, Pra Berlin e Elevação Menta, trabalhos autorais que unem rap, samba e MPB. No mesmo dia, o grupo potiguar Macaxeira Jazz apresenta, excepcionalmente em versão com bandolim e violão, suas canções instrumentais O Abraço do Potó, Xô Coruja e Frevo Relaxadão, obras que unem o choro, samba, baião e Jazz. A noite termina com a performance de Lari Lima. Com suas canções Iemanjá, Tão Linda e Soul Brasil, a cantora e violonista sergipana apresenta sons da MPB, em pocket-show de voz, violão e percuteria.

O samba, o reggae e a MPB ditam o ritmo da programação da sexta-feira, dia 25/09, também às 20h. Com uma sonoridade que transita pela musica popular brasileira, com melodias de violão e cavaquinho, o trio carioca do Projeto Pietá apresenta, com a voz marcante de Juliana Linhares, suas canções autorais Vivará, Mar de Sonhos e Oração para Luzia.

Trazendo uma mistura entre o reggae e a MPB, Samico apresenta sua personalidade rítmica em voz e violão. Com samplers de bateria e contrabaixo, o músico pernambucano leva ao palco virtual suas canções Sereia, Além-Mar e Oya. Para fechar a noite, Seu Pereira e Coletivo 401, representado em voz e violão pelo músico paraibano Jonas Pereira Falcão, que une o rock com a MPB nas canções Gotham City Love, Já era e Eu não sou boa influência pra você.

No dia 26/09, é a vez do tocantinense Dorivã Passarim do Jalapão. O músico navega pela diversidade musical da MPB e do Samba. Em apresentação de voz, violão e percussão, ele toca suas composições Avarandado, Festa da Colheita e Mãe Romana.

Talita Avelino, apesar de ser paulista, carrega em suas canções as influências e os ritmos do Nordeste. Nesta apresentação solo, a cantora apresenta as músicas autorais Jogo de Ifá, Tara e Rio Vermelho. Fechando a noite, o também paulista Luiz Tatit, conhecido por compor dezenas de músicas que já foram reproduzidas por grandes artistas da MPB, como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Leila Pinheiro, apresenta, em voz e violão, suas canções Sem Destino, Feitiço da Fila e Toque o Tambor.

No domingo, a programação passa pelo mistura entre a música barroca ao samba de raiz, com influências africanas. A noite começa com o show do poeta e compositor pernambucano, Revoredo. Em apresentação em voz e violão, o músico transita entre a MPB e a música regional nas suas canções Vingança, Acetona e Areia.

Com a união entre o popular e o erudito, misturando ritmos latinos e música barroca, o instrumentista paulista Neymar Dias apresenta, em um viola de doze cordas, suas composições La Valse, Chamamé da Lua e Barroca, todas gravadas em seu disco solo Minhas canções instrumentais.

A cantora e compositora Thayna Janaina encerra a noite de domingo. Apresentando suas canções Saudade, Eu sou assim e Eu canto pra você. A musicista faz parte da atual cena musical goiana, tendo como referência os ritmos do samba, choro, jazz e da música africana.

Serviço
Festival Arte como Respiro – Edição Música - Autoral
De 23 a 27 de setembro (quarta-feira a domingo)
Sempre às 20h
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

Festival Charles Edward - Edição Rockphonic acontece dia 07 de dezembro.
Com seis atrações, evento terá entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+charles+edward+edicao+rockphonic+acontece+dia+dezembro.php

Itaú Cultural comemora aniversário da sede que o abriga há 30 anos com atividades exclusivas que revelam os bastidores.
Conhecer os bastidores do edifício, aqueles cantos com acesso apenas para quem trabalha e prepara as atividades do IC para o público, é uma das experiências ofertadas unicamente neste domingo comemorativo. A programação se soma às ações dedicadas ao mês da Consciência Negra, com o tradicional Menu Cultural e a peça Black Machine.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+comemora+aniversario+sede+que+abriga+anos+com+atividades+exclusivas+que+revelam+bastidores.php

Cia. Salto Alto apresenta espetáculo PernalTAP no Parque Central, EMIA Aron Feldman e Ipiranguinha.
O espetáculo circense reúne teatro físico, sapateado e pernas de pau em uma experiência divertida para toda a família.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+salto+alto+apresenta+espetaculo+pernaltap+parque+central+emia+aron+feldman+ipiranguinha.php

Centro de Música Brasileira apresenta Modinhas e Lundus.
O recital marca o encerramento da Temporada 2025 do Centro de Música Brasileira na Universidade Presbiteriana Mackenzie
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+modinhas+lundus.php

MAC USP abre exposição sobre usos criativos e dissidentes das tecnologias digitais.
A exposição ANTAGONISTAS: resistências algorítmicas reúne obras de 26 artistas ou coletivos
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+exposicao+ANTAGONISTAS+usos+criativos+dissidentes+tecnologias+digitais.php

Coletivo Pedra Rubra se apresenta de graça na Praça Roosevelt no próximo domingo.
No espetáculo ficção e vida real se misturam para refletir sobre o dia a dia e as lutas das mulheres da quebrada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+pedra+rubra+apresenta+graca+praca+roosevelt+proximo+domingo.php

Coral e orquestra Polifonia Paulista em concerto gratuito na Paróquia Nossa Senhora da Consolação.
Coro e orquestra de instrumentos de época apresentam obras de Vivaldi e Händel.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coral+orquestra+polifonia+paulista+concerto+gratuito+paroquia+nossa+senhora+consolacao.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe nova edição do Natal Solidário com música e arte circense.
Evento gratuito arrecada leite em pó para o Hospital Cruz Verde e conta com participações de Lucinha Lins, Claudio Lins, Roberta Campos e Orquestra Villa-Lobos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+nova+edicao+natal+solidario+com+musica+arte+circense.php

SIGMA Project da Espanha toca na Estação Motiva Cultural.
Estreia brasileira para quatro saxofones do célebre ‘Concerto’ de Philip Glass.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sigma+project+espanha+toca+estacao+motiva+cultural.php

Exposição Rendando Histórias segue em cartaz no Museu A CASA do Objeto Brasileiro.
Prestes a completar 20 anos, as Rendeiras da Aldeia apresentam a força coletiva das mulheres de Carapicuíba por meio da Renda Renascença e das tradições populares da festa do Cavalo-Marinho.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+rendando+historias+segue+cartaz+museu+casa+objeto+brasileiro.php

Casa de Cultura do Parque mergulha no acervo Pinho de Almeida com três novas mostras.
III Ciclo Expositivo parte da pluralidade de linguagens e suportes do acervo, que inclui obras de Marcel Duchamp e Cildo Meireles, para promover novas percepções sobre arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+cultura+parque+mergulha+acervo+pinho+almeida+com+tres+novas+mostras.php

Biblioteca Vento Leste realiza gravação de audiobook em evento aberto ao público.
Sarau do Livro Inteiro registra novas vozes da cena literária periférica no dia 06 de dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+vento+leste+realiza+gravacao+audiobook+evento+aberto+publico.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe Trans Jazz By Divas com Paola Valentina em apresentação gratuita no dia 3 de dezembro.
Espetáculo revisita a trajetória do canto negro norte-americano e destaca a presença de uma artista travesti na interpretação de clássicos do jazz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+trans+jazz+divas+com+paola+valentina+apresentacao+gratuita+dia+dezembro.php