Plataforma CulturaEmCasa apresenta ViradaSP Online em parceria com a cidade de Mauá

Fevereiro 18, 2021

A ViradaSP Online deste sábado, 20 de fevereiro, será realizada em parceria com a cidade de Mauá, selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura e será transmitido pela plataforma #CulturaEmCasa. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte e consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.

A ViradaSP Online deste final de semana acontece das 12h à 00h e apresenta algumas atrações ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, como o show do cantor e compositor Carlos Dafé com participação da cantora Quelynah, um dos principais nomes do R&B brasileiro, o show da banda Filosofia Reggae, do cantor argentino Kevin Johansen com a apresentação do seu álbum Algo Ritmos, o show de Posse Mente, um dos nomes mais importantes do rap nacional e o show do grupo Cordel Do Fogo Encantado com a apresentação do disco Viagem Ao Coração Do Sol.

Outras duas atrações que acontecem também ao vivo, porém de forma remota, são o espetáculo Frida Kahlo, interpretado pela artista Christiane Tricerri e o show do J*Z Sound System Roots Phavella, um sistema de som especializado na música reggae sob forte inspiração dos sistemas de som Jamaicanos e Ingleses. As demais atrações que compõem o evento de sábado são locais e foram gravadas na cidade de Mauá, como o espetáculo de dança "Algo Sobre o Caos, Corpos e Conexões", a narrativa "O Bicho que Ajudou o Homem", com a Cia Cordelística, o espetáculo "Vidas Secas, uma cantata nordestina", o show da corporação musical "Lyra de Mauá", o show dualista "Música Brasileira Autoral" de Carlinhos Brasil, um concurso de batalha de rimas intitulado Batalha Das Pistas além do show da banda "Livro dos Dias", em um Tributo à icônica banda nacional Legião Urbana.

A cidade de Mauá se localiza na região sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, no ABC paulista, em região de Mata Atlântica, e possui política de desenvolvimento sustentável, além de diversas áreas de proteção permanente. Para representar toda a riqueza cultural da cidade, a #ViradaSPOnline contempla em sua programação o teatro, diversos estilos musicais, além de algumas entrevistas com importantes personagens para exemplificar de forma clara a diversidade cultural do município. Dentre elas, o público poderá conferir a entrevista com Mônica Alves da escola de Dança Mônica Ballet, com o professor e coreógrafo Vinicius Araújo, com a atriz Marcia Oliveira, dentre outros.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados. A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri. O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo. Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro, mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini.

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

Serviço

Virada SP Online Mauá

12h: Espetáculo de Dança "Algo sobre o caos, corpos e conexões"
12h30: O Bicho que Ajudou o Homem, com a Cia Cordelística
13h: Frida Kahlo, com Christiane Tricerri
14h: Vidas Secas, uma cantata nordestina
14h30: Carlos Dafé participação Quelynah
16h20: Filosofia Reggae
17h30: Lyra de Mauá volta às Raízes.
17h30: J*Z Sound System Roots Phavella
18h: Kevin Johansen
19h10: Carlinhos Brasil! Show Dualista M.B.A!
20h: Batalha Das Pistas (concurso de Batalhas de Rimas)
21h: Posse Mente Zulu
22h10: Cordel Do Fogo Encantado
23h20: Banda Livro dos Dias - Tributo à Legião Urbana

Plataforma
www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instragram.com/culturaemcasasp/
https://twitter.com/culturaemcasasp