Planeta Proibido, clássico da ficção científica, ganha sessão gratuita e debate no MIS

Setembro 18, 2025

Em setembro, o CineCiência, programa mensal do MIS, apresenta "Planeta proibido" (1956), clássico da ficção científica, inspirado na peça "A tempestade", de William Shakespeare, e que, posteriormente, serviu de inspiração para a série "Star Trek". Após a sessão, o mediador e coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb, conversa com a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS.

No filme, dirigido por Fred Wiilcox e indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, a tripulação de uma nave espacial chega a um planeta distante habitado pelo Dr. Morbius, sua linda filha e um robô. Lá, a vida deles é constantemente ameaçada por uma criatura invisível.

Sobre a convidada
Laura Trachtenberg Hauser é pesquisadora do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, bolsista Capes, onde desenvolve estudos sobre Inteligência Artificial e seus impactos éticos e comportamentais. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. Já foi assessora política do Consulado Geral de Israel no Brasil; colaboradora da Otwoi – empresa de tendências e inovação de Oren Simanian, fundador do StarTAU, Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv; coordenadora das atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris e desenvolvedora do conteúdo de pós-graduação sobre Políticas Públicas para a Cultura no Senac.

Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

Sobre o CineCiência
O CineCiência é o programa mensal do MIS que conta com debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.

Serviço | CineCiência – "Planeta proibido"
Data: 21.09, às 15h
Local: Auditório LABMIS (66 lugares)
Avenida Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação: livre

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MIS

Outras notícias

Teatro Sérgio Cardoso recebe apresentação gratuita de Samba de Roda com Mestras e Mestres do Recôncavo Baiano.
A apresentação acontece no sábado, dia 20, às 11h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+apresentacao+gratuita+samba+roda+com+mestras+mestres+reconcavo+baiano.php

FEIRA NOVA, evento gratuito no Paço das Artes, reúne publicações de vinte expositores e traz lançamento do livro que celebra os 55 anos da instituição.
Evento, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, tem curadoria da editora Lote 42 e expõe gravuras, publicações, livros-objeto, fanzines, entre outras manifestações impressas. O destaque é para a peça gráfica "55: um Paço depois do outro – histórias fragmentadas de um museu nômade".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+nova+evento+gratuito+paco+das+artes+reune+publicacoes+vinte+expositores+traz+lancamento+livro+que+celebra+anos+instituicao.php

Sesc Pinheiros recebe Contos Peregrinos, novo espetáculo infantil da Cia da Tribo que traz histórias inspiradas em contos da Bolívia, Japão e Angola.
A peça entrelaça narrativas dos três países e apresenta para as crianças as similaridades e as diferenças de culturas com suas músicas, seus trajes, suas vivências e seus sonhos. Grátis para crianças de até 12 anos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+recebe+contos+peregrinos+novo+espetaculo+infantil+cia+tribo+que+traz+historias+inspiradas+contos+bolivia+japao+angola.php

MIS realiza sessão gratuita do clássico Bonequinha de Luxo, seguida de debate e sorteio de livro que originou o filme.
Edição de setembro do Clube do Filme do Livro, programa mensal do Museu, traz uma parceria com a Companhia das Letras, que também disponibilizará códigos promocionais para compras no site da editora.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+realiza+sessao+gratuita+classico+bonequinha+luxo+seguida+debate+sorteio+livro+que+originou+filme.php

Thaís Póvoa estreia o solo Procura-se Vaga para PalhaçA em São Bernardo do Campo.
O espetáculo propõe uma reflexão bem-humorada sobre igualdade de gênero a partir de histórias reais de mulheres que desafiaram padrões para trabalhar. A apresentação será gratuita com tradução em LIBRAS.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/thais+povoa+estreia+solo+procura+vaga+para+palhaca+sao+bernardo+campo.php

Esquadrão Bombelhaço anima domingos no Sesc Ipiranga com entrada grátis para crianças até 12 anos.
Inspirado em desenhos animados, o espetáculo convida as crianças a se aventurarem com um atrapalhado batalhão de palhaços-bombeiros na divertida missão de resgate de um gatinho em apuros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esquadrao+bombelhaco+anima+domingos+sesc+ipiranga+com+entrada+gratis+para+criancas+ate+anos.php

Sesc Pinheiros tem programação gratuita dedicada ao Maracatu de Baque Virado.
Acontecem cortejo, oficinas, espetáculo teatral e cine debate, entre os dias 14 e 18 de setembro; atividades celebram a "baiana rica", personagem do Maracatu de Baque Virado que representa a tradição, a oralidade e a sabedoria ancestral, e muito associada à comunidade LGBTQIAPN+.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+tem+programacao+gratuita+dedicada+maracatu+baque+virado.php

Sesc Pinheiros e editora Todavia fazem atividades gratuitas em torno da literatura coreana.
Oficina, bate-papos e clube de leitura acontecerão gratuitamente entre os dias 16/9 e 7/10. As inscrições serão abertas em 10/9, quarta-feira, às 15h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+editora+todavia+fazem+atividades+gratuitas+torno+literatura+coreana.php