Setembro 18, 2025
Em setembro, o CineCiência, programa mensal do MIS, apresenta "Planeta proibido" (1956), clássico da ficção científica, inspirado na peça "A tempestade", de William Shakespeare, e que, posteriormente, serviu de inspiração para a série "Star Trek". Após a sessão, o mediador e coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb, conversa com a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS.
No filme, dirigido por Fred Wiilcox e indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, a tripulação de uma nave espacial chega a um planeta distante habitado pelo Dr. Morbius, sua linda filha e um robô. Lá, a vida deles é constantemente ameaçada por uma criatura invisível.

Sobre a convidada
Laura Trachtenberg Hauser é pesquisadora do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, bolsista Capes, onde desenvolve estudos sobre Inteligência Artificial e seus impactos éticos e comportamentais. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. Já foi assessora política do Consulado Geral de Israel no Brasil; colaboradora da Otwoi – empresa de tendências e inovação de Oren Simanian, fundador do StarTAU, Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv; coordenadora das atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris e desenvolvedora do conteúdo de pós-graduação sobre Políticas Públicas para a Cultura no Senac.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.
Sobre o CineCiência
O CineCiência é o programa mensal do MIS que conta com debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
Serviço | CineCiência – "Planeta proibido"
Data: 21.09, às 15h
Local: Auditório LABMIS (66 lugares)
Avenida Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação: livre
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MIS
Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes paÃses e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propuoe+uma+viagem+gastronuemica+pelos+sabores+copa+mundo.php
Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php
Em julho, espaço ºAndar, na Santa CecÃlia, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php
CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crÃtica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho à s quintas, sextas e sábados à s 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php
Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famÃlias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php
Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php