Penúltimo concerto da série Osesp Masp aborda composições de Trisha Brown

Novembro 04, 2020

Duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, o MASP e a Osesp retomaram, em agosto de 2020, a série de concertos Osesp MASP. Nesta quarta, 4 de novembro, às 20h, ocorre a quarta (e penúltima) apresentação do programa. Desde 2015, o evento combina arte e música no palco do MASP Auditório.

Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as apresentações foram reformuladas. Todos os concertos ocorrem no Auditório do MASP, sem plateia, e são transmitidos ao vivo pelas páginas do museu no YouTube.

O patrocínio, neste ano, é de Goodyear, Nova Energia e Klabin.

O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre a arte e a música, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Por isso, cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz conexões entre obras do acervo do MASP e composições musicais.

No próximo evento, em 4 de novembro, às 20h, a programação terá uma fala Sérgio Molina, compositor e professor, graduado em composição, mestre em musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo. Ele irá relacionar a exposição Trisha Brown: coreografar a vida, em cartaz no MASP, a composições de Alejandro Viñao, Philip Glass, Elliott Carter, George Crumb e Eduardo Guimarães Álvares.

Trisha Brown: coreografar a vida é a primeira exposição individual dedicada à coreógrafa, dançarina e artista pioneira Trisha Brown (1936-2017) na América do Sul. Com curadoria de André Mesquita, curador no MASP, a mostra reúne um conjunto de 156 obras produzidas entre 1963 e 2005. Brown radicalizou a dança a partir dos anos 1960 de diferentes maneiras, incorporando, por exemplo, movimentos comuns do dia a dia em suas coreografias.

As composições serão executadas por Giuliano Rosas (clarinete/clarone), Amanda Martins (violino), Adriana Holtz (violoncelo), Olga Kopylova (piano), Ricardo Bologna (percussão) e Rubén Zúñiga (percussão).

Serviço

Osesp MASP
4 de novembro, às 20h
Transmissão ao vivo no canal do MASP no YouTube

Palestrante
Sérgio Molina, compositor e professor, graduado em composição, mestre em musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo

Grupo
Giuliano Rosas - clarinete/clarone
Amanda Martins - violino
Adriana Holtz - violoncelo
Olga Kopylova - piano
Ricardo Bologna - percussão
Rubén Zúñiga - percussão

Programa

ALEJANDRO VIÑAO
Arabesco Infinito
11'
(marimba e vibrafone)

PHILIP GLASS
Tissues
16'
(cello, piano, percussão)

ELLIOTT CARTER
Rigmarole
5'
(cello, clarone)

GEORGE CRUMB
Four Nocturnes-Night Music II
11'
(violino, piano)

EDUARDO GUIMARÃES ÁLVARES
Bricolage
5'
(clarineta, violino, cello, piano, percussão)

Obra comentada
Exposição Trisha Brown: coreografar a vida