Novembro 04, 2020
Duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, o MASP e a Osesp retomaram, em agosto de 2020, a série de concertos Osesp MASP. Nesta quarta, 4 de novembro, às 20h, ocorre a quarta (e penúltima) apresentação do programa. Desde 2015, o evento combina arte e música no palco do MASP Auditório.
Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as apresentações foram reformuladas. Todos os concertos ocorrem no Auditório do MASP, sem plateia, e são transmitidos ao vivo pelas páginas do museu no YouTube.
O patrocínio, neste ano, é de Goodyear, Nova Energia e Klabin.
O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre a arte e a música, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Por isso, cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz conexões entre obras do acervo do MASP e composições musicais.
No próximo evento, em 4 de novembro, às 20h, a programação terá uma fala Sérgio Molina, compositor e professor, graduado em composição, mestre em musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo. Ele irá relacionar a exposição Trisha Brown: coreografar a vida, em cartaz no MASP, a composições de Alejandro Viñao, Philip Glass, Elliott Carter, George Crumb e Eduardo Guimarães Álvares.
Trisha Brown: coreografar a vida é a primeira exposição individual dedicada à coreógrafa, dançarina e artista pioneira Trisha Brown (1936-2017) na América do Sul. Com curadoria de André Mesquita, curador no MASP, a mostra reúne um conjunto de 156 obras produzidas entre 1963 e 2005. Brown radicalizou a dança a partir dos anos 1960 de diferentes maneiras, incorporando, por exemplo, movimentos comuns do dia a dia em suas coreografias.
As composições serão executadas por Giuliano Rosas (clarinete/clarone), Amanda Martins (violino), Adriana Holtz (violoncelo), Olga Kopylova (piano), Ricardo Bologna (percussão) e Rubén Zúñiga (percussão).
Serviço
Osesp MASP
4 de novembro, às 20h
Transmissão ao vivo no canal do MASP no YouTube
Palestrante
Sérgio Molina, compositor e professor, graduado em composição, mestre em musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo
Grupo
Giuliano Rosas - clarinete/clarone
Amanda Martins - violino
Adriana Holtz - violoncelo
Olga Kopylova - piano
Ricardo Bologna - percussão
Rubén Zúñiga - percussão
Programa
ALEJANDRO VIÑAO
Arabesco Infinito
11'
(marimba e vibrafone)
PHILIP GLASS
Tissues
16'
(cello, piano, percussão)
ELLIOTT CARTER
Rigmarole
5'
(cello, clarone)
GEORGE CRUMB
Four Nocturnes-Night Music II
11'
(violino, piano)
EDUARDO GUIMARÃES ÁLVARES
Bricolage
5'
(clarineta, violino, cello, piano, percussão)
Obra comentada
Exposição Trisha Brown: coreografar a vida
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php